106 views 3 mins

Cuidado com a criação de sites piratas com barra de portais famosos

em Mais
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Especialista em produção de conteúdo web, o programador Bendev Junior mostra como existem sites maliciosos que usam barras piratas de portais famosos e podem causar uma série de transtornos para os usuários. Ele mostra como é possível se prevenir e quais são as principais artimanhas dos criminosos usadas nestas situações. Com a popularização do acesso à internet, o meio web tem se tornado cada vez mais um terreno fértil para criminosos agirem e cometerem delitos contra os internautas.

Exemplo disso é quando barras de portais famosos são copiados para uma página falsa e o usuário cai numa armadilha sem perceber. Para piorar, especialista em produção de conteúdo, o programador Bendev Junior, lamenta que no Brasil não há órgãos que façam essa fiscalização, cabendo ao portal plagiado buscar a justiça contra quem usou aquela marca irregularmente: “Outro grande problema é que se o servidor estiver em outro país, torna-se ainda mais difícil fazer esta remoção”, lamenta.

Bendev Junior dá um exemplo deste tipo de armadilha: “O domínio do banco Itaú é (itau.com.br). Agora imagine alguém que quer espalhar uma fake news para roubar uma informação dos usuários divulga o link (ltau.com.br). Deu para perceber a diferença? Sim, apenas mudaram do i para o I. Com isso, o usuário que não estiver atento nem vai perceber a diferença na grafia”.

Pequena mudança, mas que pode causar grandes transtornos, observa Bendev: “A engenharia social usa isso para roubar informações, e com portais de notícias não é diferente. Eles copiam o design e mudam pequenos detalhes do domínio e já tá lá pronto um site perfeito para pegar pessoas sem entendimento”. Para piorar, o programador lembra que no Brasil não há uma entidade para proteger o usuário.

“Então temos muitos sites que estão sem proteção ou espalhando mentiras, acabando com a fama e credibilidade de quem faz um trabalho real”, observa. Neste caso, Bendev sugere que deve ser criada uma comunidade ou uma instituição para aprovar os sites. “A valorização do trabalho do programador iria aumentar e, por outro lado,

Para ter um domínio seguro compre um que pode variar o nome da sua empresa”. Quanto ao design, ele destaca, “não tem como você bloquear as pessoas neste sentido. Elas podem e irão copiar sua página, por isso sempre temos que usar segurança para mostrar que o nosso é real. Até ter algo que faça o controle disso, iremos perecer com fake news e sites falsos”, finaliza o especialista. – Fonte: MF Press Global.