98 views 4 mins

O microempreendedor individual deve ter uma conta PJ

em Mais
quinta-feira, 23 de junho de 2022

De acordo com dados da Receita, atualmente o Brasil conta com mais de 13 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs). A modalidade se popularizou ainda mais durante a pandemia, já que muitos viram no empreendedorismo uma alternativa para a geração de renda, já que o desemprego atingiu recorde em 2020.

Em contrapartida, também em 2020, mais de 2,5 milhões de microempresas individuais foram abertas, registrando um aumento de 8,4% em relação a 2019, de acordo com o Mapa de Empresas feito pelo Ministério da Economia. Uma das vantagens da conta MEI é a criação e manutenção de uma empresa de forma menos burocrática.

Para manter as operações da empresa mais simples, muitos MEIs continuam usando a conta feita com base no CPF e não se preocupam em criar uma conta feita com o CNPJ, mas Paulo Castro, CEO e cofundador do Contbank, fintech especializada em produtos para PMEs alerta que criar uma conta PJ pode ser mais vantajoso.

“Criar uma empresa significa colocar no papel um sonho que estava apenas em planos. Diante disso, é preciso pensar que a empresa vai crescer e, em algum momento, esse passo de criar uma conta de Pessoa Jurídica será inevitável”, explica o CEO, que separou outras vantagens em criar uma conta corrente para Pessoa Jurídica:

1- Passa mais profissionalismo — Quando os clientes fizerem o pagamento e se depararem com uma conta de Pessoa Física, automaticamente a percepção de valor que eles têm da empresa vai cair, o que pode influenciar na precificação. Ao optar por uma conta PJ, o empreendedor demonstra que é uma empresa séria e comprometida com o seu produto ou serviço.

2- Maior simplicidade ao administrar o dinheiro — Na hora de separar o dinheiro da empresa do dinheiro do empresário, é muito mais fácil ter uma conta PJ. além de simplificar o pagamento para fornecedores e serviços, esse tipo de separação facilita a organização do dinheiro do empreendedor, que, sem orientação, pode comprometer o fluxo de caixa se continuar usando sua conta pessoal.

3- Acesso facilitado a linhas de crédito — Vários bancos disponibilizam linhas de crédito exclusiva para contas com CNPJ com valores e condições de pagamento diferenciadas. Castro diz que esta é uma ótima oportunidade de o empreendedor investir na sua empresa.

“Os empréstimos não devem ser vistos como inimigos a serem evitados a qualquer custo, pelo contrário: um investimento certeiro na empresa pode reverter em um aumento de faturamento superior ao valor que foi pago, por isso é importante contar com alternativas ao empréstimo tradicional a pessoa física que contam com juros maiores, por exemplo”.

4- Facilitar a contabilidade da empresa — Quando se tem uma conta PJ, é mais simples detalhar as movimentações financeiras, evitando cair na Malha Fina do Imposto de Renda ou até mesmo evitar a necessidade de enviar uma retificação da declaração. E o processo de declaração do Imposto de Renda será muito mais fácil com uma conta separada. – Fonte e outras informações: (https://contbank.com/).