105 views 6 mins

Mercado de contabilidade consolida-se com a fusão de empresas do setor

em Mais
quinta-feira, 02 de julho de 2020

A consolidação do mercado de contabilidade, a partir da expansão de escritórios do setor – seja por meio de redes, franquias ou fusões de negócios – é um processo em curso no Brasil. Uma análise sobre esse movimento foi feita em uma “live” promovida pela ROIT Consultoria e Contabilidade. De acordo com projeções, existem cerca de 80 mil escritórios de contabilidade no país, número que deverá ser reduzido pela metada em um período de dez anos.

A estimativa é que boa parte dos escritórios se integre em redes, ou em franquias; ou ainda seja objeto de fusões e aquisições, como nas últimas décadas já ocorreu com outras atividades (segmentos do varejo, da indústria, drogarias etc). Há, inclusive, a perspectiva de ingresso de empresas norte-americanas, europeias e chinesas no mercado brasileiro, quando e se, houver mudança da regulamentação do setor.

Com intuito de compartilhar experiências e auxiliar na preparação para o novo cenário, o encontro reuniu o sócio-fundador e CEO da ROIT, Lucas Ribeiro, e outros três empreendedores que estão protagonizando movimentos de expansão de empresas do setor, rumo à consolidação do mercado. Foram eles: o sócio da BWA Global, André Adolfo; o fundador e diretor-geral do Grupo Infoco, Geraldo Luis Batista de Oliveira; e o CEO da Vers Contabilidade, Tiago Fernandes Guimarães.

A BWA Global de André Adolfo, por exemplo, é fruto de uma fusão recente entre quatro empresas de contabilidade. Depois de três anos de maturação da ideia e negociação, contou André Adolfo, em 2020 surgiu a empresa resultante dessa união. A opção foi, inclusive, pela adoção de uma nova marca, para que expressasse de fato o início de uma outra fase. Com a fusão, André Adolfo revelou que o número de colaboradores subiu de 100 para 300; ao passo que a quantidade de clientes saltou mais de três vezes: de 600 para 2 mil.

“A receita triplicou”, acrescentou o empresário. A BWA Global, assim, conta com cinco unidades – duas na cidade do Rio de Janeiro, duas no Rio Grande do Norte e uma em Recife. Já os grupos Infoco e Vers seguiram o caminho da expansão por meio de franquias. O CEO da Vers Contabilidade, Tiago Fernandes Guimarães, apontou vantagens tanto para o grupo como para os escritórios franqueados. “Gera-se margem para todo mundo, e se garante a qualidade do serviço prestado”, frisou.

A Vers trabalha com a proporção “30-70”: 30% da receita com o escritório franqueado, 70% para a franqueadora, que assume toda a operacionalização. O grupo tem hoje 80 unidades espalhadas pelo país. São mais de 1,2 mil clientes. Foram três anos de preparação para a adoção desse modelo de crescimento, assinalou Tiago Guimarães. “Aos poucos estamos fazendo as adaptações necessárias. Acredito no modelo, as coisas estão indo cada vez melhor. É um desafio, um processo transformador, mas cada dia que passa vai ficando mais simples”.

Por sua vez, o Grupo Infoco, com sede em Belo Horizonte, conta com 41 unidades em todo o país, expansão iniciada em 2017, também baseada em franquias. O Infoco especializou-se também em certificação digital, passo que ajudou a atrair o interesse de possíveis franqueados, assinalou o CEO do grupo, Geraldo Luis Batista de Oliveira. “É um mercado que enche os olhos, porque tem muitas possibilidades. Criamos serviços, levamos mais produtos aos contadores; mais oportunidades de negócios, de monetizações”, afirmou Geraldo Oliveira.

Lucas Ribeiro, da ROIT, enfatizou que sua empresa tem atuado fornecendo a escritórios tecnologias e automatização de tarefas críticas, para que possam se integrar ao processo de consolidação do mercado de contabilidade. A preparação para lidar com a nova realidade prevista de uma iminente reforma tributária – especificamente, na tendência à adesão das empresas ao regime tributário de Lucro Real, não mais do Lucro Presumido ou Simples Nacional – é outra estratégia da ROIT na contribuição a esse processo.

“Hoje, em torno de 60% dos honorários gerados no Brasil, em contabilidade, estão em apenas 3% das empresas (cerca de 500 mil empresas no Lucro Real). E tem pouca gente olhando para elas”, citou Lucas Ribeiro, sinalizando um potencial de mercado a ser explorado. O vídeo da live está disponível no canal da ROIT no Youtube:
(https://www.youtube.com/channel/UCOxD9YsV1p2PrLqDUaLQrpg). Fonte: Assessoria ROIT.