Guia prático para ajudar na prosperidade futura dos negócios

Minimizar prejuízos, manter a operação e evitar que dívidas atrapalhem a prosperidade futura dos negócios. São muitos os desafios econômicos que os empreendedores precisam superar neste momento de incertezas e distanciamento social. Para ajudá-los a descobrir caminhos alternativos e criar estratégias criativas que possam garantir a continuidade dos negócios, os especialistas da Serasa Experian prepararam o Guia Prático para PMEs.

O conteúdo é inspirado em histórias reais de empreendedores brasileiros que estão enfrentando as dificuldades deste momento, mas que com criatividade e dedicação, estão conseguindo superar os percalços.
“Estamos no momento de reinvenção e foco no novo planejamento. Quanto antes a empresa estiver adaptada ao cenário, mais rápido alcançará a oportunidade de fazer novos negócios, recuperar perdas e voltar a prosperar”, afirma a diretora de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Fernanda Monnerat.

A rapidez com que as mudanças atingiram o cotidiano dos empresários exige uma reação imediata às novas dificuldades. “As empresas se viram em um cenário diferente de tudo que já vivemos. O replanejamento é importante porque permite redimensionar as ações presentes e futuras de acordo com as condições. Quando você age no susto e no improviso, há mais chances de tomar decisões erradas”, orienta Monnerat.

O guia traz muitas dicas e orientações para inspirar o empreendedor, dentre elas: traçar um planejamento, minimizar possíveis prejuízos, trabalhar remotamente e até mesmo montar um e-commerce. Abaixo, é possível conferir algumas orientações e a íntegra do e-book está disponível em (https://empresas.serasaexperian.com.br/blog/guia-pmes-para-cenarios-desafiadores/).

  • Revise as despesas e renegocie: o primeiro passo é organizar o fluxo de caixa. Veja se não é possível cortar despesas para ter maior fôlego. Outra atitude importante é tentar renegociar as contas atrasadas diretamente com o credor ou tentar linhas de crédito mais baratas para trocar pelas dívidas mais caras já existentes.
  • Mantenha o relacionamento: não deixe seus clientes se esquecerem de você. Aproveite esse momento para planejar novas abordagens e pensar em novos produtos e serviços que podem ser disponibilizados no atual momento e no futuro.
  • Já pensou em venda compartilhada? Se o negócio sempre teve um bom movimento de clientes é possível fazer parte de uma venda compartilhada. Analise a possibilidade de se juntar a uma empresa de outro segmento para oferecer uma promoção conjunta, por exemplo, e deixar a compra mais atraente.
  • Compartilhe seu conhecimento: muitos empreendedores podem compartilhar suas experiências para inspirar outras pessoas. Com muita gente evitando sair de casa, o mercado de cursos e treinamentos on-line tem potencial para atrair interesse (AI/SerasaExperian)

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