138 views 3 mins

Ferramentas digitais ajudam na administração de pequenos negócios

em Mais
sexta-feira, 06 de maio de 2022

Você que é microempresário ou dono de um pequeno negócio, sabia que existem ferramentas digitais ao seu alcance, muitas delas gratuitas, que vão auxiliar na administração do seu negócio?

Para ter visibilidade, oferecer um atendimento diferenciado e conquistar mais clientes, é importante que você esteja atento às novas tecnologias e disposto a aprender sobre elas para, assim, deixar o seu negócio mais competitivo e rentável.
De acordo com o instrutor do Eixo de Gestão do Senac Goiás, José Antônio Tavares Junior, o comportamento do consumidor vem mudando nas últimas décadas e de 2019 para cá essa mudança foi acentuada.

“O consumidor se adaptou rapidamente ao digital para ter maior conforto e comodidade em suas compras, seja de produtos ou de serviços”, afirma Tavares.
Diante desse cenário, é importante que o empresário tenha à disposição ferramentas que vão agilizar a comunicação e a venda para esse novo perfil de consumidor.

Segundo o instrutor do Senac, “os impactos dessas tecnologias nos resultados do negócio acontecem de forma mais efetiva e eficaz, trazendo o consumidor mais para perto do empresário e do negócio, gerando mais consumo, feedbacks, interação e pós-venda”. Atualmente existem várias ferramentas, muitas gratuitas, entre elas aplicativos que vão facilitar a comunicação com os clientes.

“Não podemos esquecer, por exemplo, do WhatsApp, que traz uma comunicação rápida e direta, e o Facebook e Instagram, que são aplicativos que temos à mão disponíveis gratuitamente”, destaca Tavares. Mesmo que você administre seu negócio sozinho, sem a ajuda de outros funcionários ou prestadores de serviço, você pode contar com ferramentas que vão ajudar no registro de dados dos clientes, do faturamento, de compra e venda, de estoque e muito mais.

Não importa o tamanho da empresa, existe uma ferramenta ideal para cada tipo de negócio. Tavares destaca duas ferramentas: Hubspot e Wave. Hubspot é para acompanhamento de clientes e o Wave para a contabilidade. “É importante que você entenda o seu negócio e qual a melhor ferramenta que vai se adequar à sua administração em qualquer área: recursos humanos, contabilidade, vendas etc.

Vale lembrar que se você tem um negócio, busque a sua profissionalização, a reciclagem, e aprenda sobre esse mundo digital e como ele vai alavancar os seus resultados”, orienta o instrutor do Senac. Fonte: (go.senac.br).