101 views 2 mins

Férias são melhores com organização financeira

em Mais
quarta-feira, 04 de janeiro de 2023

É importante se programar financeiramente antes de viajar para evitar contratempos na volta, além de prejuízos inesperados e evitáveis

O período de férias, para muitos, já chegou e traz com ele a necessidade de relaxar, mas sem deixar de lado a organização financeira para evitar contratempos na volta da viagem. Essa programação envolve desde os valores dos pacotes de viagens internacionais envolvidos até as taxas de câmbio para compra de moedas estrangeiras, seguro viagem e cotações do dólar no uso do cartão de crédito.

A começar pelo transporte, o uso do avião pode ser mais rápido, confortável e ter até um preço econômico, mas desde que a passagem seja comprada com antecedência. As pesquisas mostram que a melhor forma de comprar moeda estrangeira para viajar ao exterior costuma ser o cartão pré-pago de viagem. “Porém, é preciso ficar de olho na variação cambial e, quando possível, aproveitar um momento de baixa para comprar a moeda desejada”, afirma Carolina Ramos, diretora superintendente da Unicred Central Multirregional (UCM).

Outra dica importante, segundo ela, é ter sempre mais de uma opção de pagamento. “Mesmo se for usar somente dinheiro em espécie, leve seu cartão internacional. Além de aproveitar benefícios como o acúmulo de pontos em programa de fidelidade, dependendo da categoria é possível aproveitar outras vantagens e exclusividades nos aeroportos, como o uso de salas VIP, por exemplo”, afirma. Além disso, é importante estar atento, também, ao possível risco de ter contratempos com altos valores em espécie.  

No caso das viagens internacionais, o valor do seguro viagem pode variar de acordo com o país de destino, duração da viagem, idade do viajante, coberturas e cotação do dólar na data da contratação do seguro. “Todos esses fatores formam um conjunto de riscos que vai ser analisado pela empresa seguradora. Inclusive, é importante saber se a cobertura contempla suporte em caso de Covid-19 no exterior”, esclarece Carolina Ramos.