174 views 4 mins

Executivos apostam no interior para iniciar novos negócios

em Mais
terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Foi-se o tempo em que o empreendedorismo em startups só acontecia nas capitais. As cidades do interior já estão se movimentando há muito tempo, e ganharam mais espaço com a pandemia. O ecossistema brasileiro de startups não pretende e nem deve parar de crescer tão cedo. Por isso, tivemos um boom na criação de empresas de tecnologia fora dos grandes pólos comerciais. Comprovamos que, na leva desse crescimento, existem diversas startups mapeadas, ganhando visibilidade e relevância.

De acordo com Startupbase, Minas Gerais fechou 2015 com 365 startups cadastradas. Hoje esse número mais que triplicou, sendo 1.247 empresas registradas, passando o estado do Rio de Janeiro que possui 959, o estado de São Paulo continua sendo o grande centro, com 4.009 startups. O Sudeste ainda concentra o maior número de startups.

Porém, segundo o levantamento da Associação Brasileira de Startups, Abstartups, feito em 2020, já são mais de 30 cidades, 61 comunidades e mais de 7.500 startups de comunidades emergentes mapeadas em todo o País. Em relação ao perfil, destacam-se as empresas com soluções em educação, saúde, agronegócio e finanças.

Seguindo essa onda de apostar nas cidades do interior, Conrado Carneiro Bicalho, CEO da Eva Benefícios, é um dos precursores do Polo de Tecnologia na cidade de Ouro Preto, onde fundou a startup que tem a finalidade de desburocratizar os setores de RH ao oferecer benefícios flexíveis em um único cartão. A cidade ouropretana oferece grandes atrativos para o empreendedorismo, visto que ela é berço da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) com a constante formação de profissionais.

Bicalho destaca também a qualidade de vida na cidade, além de que “uma vez rompida a barreira do preconceito por não estar num grande centro, você se destaca. Afinal, em BH ou SP seríamos apenas mais uma empresa”. Para ele, o fato de fundar duas empresas com sede na cidade de Ouro Preto foi ousado e desafiador, uma vez que a cidade não tinha nenhuma visibilidade na área tecnológica, conhecida apenas pelas igrejas, museus e repúblicas no Carnaval.

Mas hoje o cenário é totalmente diferente e há startups de grande projeção, como a Gerenciant, Stilingue, Usemobile, DreamLabs, Alokium, entre outras, na cidade.

Conrado conta que fundou a Eva através de uma necessidade da Usemobile, software house a qual também é CEO, que teve uma demanda da área de RH e Aquisições de Talentos e, assim, ele percebeu algumas necessidades das empresas e o quanto esse mercado de benefícios flexíveis estava crescendo — além de poder agregar muito valor para outros empreendimentos e seus colaboradores.

“Com a popularização do modelo home office, ficou evidente a necessidade de oferecer mais benefícios aos colaboradores (auxílio home office, academia, happy hour etc). Dessa forma, é um segmento que tem crescido muito — tanto para empresas tradicionais como para as empresas consideradas mais cool”, afirma. Com esses dados é possível avaliar que as startups fundadas no interior vêm se desenvolvendo e ainda têm muito para evoluir, mas aos poucos elas estão ganhando espaço e se consolidando no interior e ganhando o Brasil e o mundo com suas soluções inovadoras. – Fonte e informações: (www.evbeneficios.com.br).