Equoterapia: um ato de amor que precisa de ajuda

A Equoterapia é uma atividade complementar que utiliza o cavalo de forma terapêutica e educacional. Por meio da interação promovida entre o indivíduo e o animal, especialistas em saúde conquistam ganhos físicos, psicológicos e educacionais em portadores de diversas condições.

Entre elas, “lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular, patologias ortopédicas, síndromes, distúrbios de comportamento e de aprendizagem e disfunções sensório motoras ou sem deficiência”, conforme explica a fisioterapeuta, Elaine Cristina Soares Leite, coordenadora da Associação de Equoterapia Vassoural (AEV).

A entidade é fruto de uma ação de responsabilidade social com o propósito de integrar pessoas com deficiência à sociedade por meio da Equoterapia que são realizadas com cavalos das raças Mangalarga e Crioulo. Juntamente com a Elaine, trabalham na AEV nove profissionais, entre elas educadora física, psicóloga, assistente social, equitadora, pedagoga e psicopedagoga.

O projeto funciona na sede da Fazenda Vassoural, que fica na cidade de Pontal, no estado de São Paulo, e atende 47 praticantes, com idades entre 0 a 59 anos, sendo a maioria (14) crianças e adolescentes e 1 idoso, moradores de Pontal, Sertãozinho, Ribeirão Preto, Pitangueiras, Viradouro e Cravinhos.

O atendimento é totalmente gratuito e as famílias recebem, ainda, atendimento socio-assistencial contínuo e, durante a pandemia, estão recebendo kits de higienização. Mas, nos bastidores, como funciona a viabilização financeira da entidade? A AEV é uma entidade civil sem fins lucrativos e seus principais recursos vêm de eventos beneficentes, doações e parcerias públicas.

Neste ano, com a pandemia, os dois principais eventos provedores de recursos da entidade não puderam ser realizados: ação entre amigos e a Festa do Cordeiro. Sendo assim, a Entidade precisa de ajuda para a iniciativa privada e pessoas que possam auxiliar com doações de qualquer valor. Para mais informações contatar ([email protected]) ou Elaine no tel. (16) 99710-2251

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap