136 views 3 mins

Empreendedorismo entre jovens: como ter um negócio de sucesso

em Mais
quinta-feira, 08 de julho de 2021

O perfil dos empreendedores brasileiros está mudando e a tendência é que as novas gerações ocupem cada vez mais espaço nesse setor. Uma pesquisa realizada em 2019 pelo Sebrae mostrou que 80% dos empresários de até 24 anos já haviam cogitado se tornar um empreendedor antes dos 18 anos. Seja pela necessidade de complementar a renda, ter independência financeira ou até mesmo a busca por uma realização pessoal, os jovens estão mais abertos a novas experiências e não têm medo de assumir riscos.

No entanto, para gerir seu próprio negócio com sucesso, é preciso desenvolver algumas competências técnicas e socioemocionais. Paulo Costa, economista e autor do material didático sobre empreendedorismo da BEI Educação, comenta algumas estratégias para quem tem vontade de ingressar nesse caminho. Ele explica que, primeiro, é preciso que o jovem exerça um olhar crítico sobre a realidade e saiba identificar dificuldades para transformá-las em oportunidades, ou seja, saiba como buscar soluções eficientes para problemas cotidianos.

. Por onde começar? – Criar seu próprio negócio também é um processo de autoconhecimento, em que é preciso conhecer suas habilidades e aptidões para colocar em prática suas ideias. Nesse sentido, o especialista destaca algumas características importantes.

Ter facilidade para trabalhar em equipe é essencial. Sozinho, você até pode chegar a um bom lugar, mas com um grupo de pessoas você pode chegar ainda mais longe. Além disso, é preciso ser comunicativo e ter uma boa argumentação, para que você seja capaz de convencer as pessoas de que sua solução é boa.

. Empreender desde cedo – É ter a possibilidade de experimentar diferentes modelos de negócio sem que haja grandes prejuízos. Nessa fase os jovens têm mais tempo para se desenvolver e podem assumir riscos maiores. É preciso aprender com os erros, e quanto mais cedo você entender isso, melhor.

Muitas vezes, achamos que o caminho para o sucesso é uma linha reta, e não percebemos que até os grandes empreendedores passaram por dificuldades e problemas. As pessoas crescem com medo de errar e de se arriscar, mas o empreendedorismo te ensina a lidar com isso”, complementa.

. Aprender a empreender – Aprender sobre empreendedorismo na juventude traz muitas vantagens profissionais, mas também vantagens pessoais, já que ajuda o estudante a lidar com seus erros, assumir riscos, ter responsabilidades, tomar decisões, pensar estrategicamente, ser mais criativo e refletir sobre cidadania.

A escola é o ambiente ideal para trabalhar essa questão e, inclusive, ajuda os educadores a diversificar as metodologias de ensino. Em sala de aula, é comum passar conhecimentos apresentando primeiro a teoria e depois a prática. O empreendedorismo faz justamente o contrário, ele usa a prática do dia a dia do aluno para depois introduzir os conceitos. – Fonte e outras informações: (https://beieducacao.com.br/).