256 views 8 mins

Conheça os 10 parques naturais mais popularesda Itália

em Mais
quarta-feira, 24 de maio de 2023

Ontem (24), a Europa celebrou o Dia dos Parques Nacionais do continente e, por isso, o portal Musement fez uma pesquisa sobre os 10 mais populares locais do tipo em toda a Itália. Para chegar ao veredito final, foram analisados aqueles que mais tinham comentários dos visitantes no Google.

1 Parque Nacional Cinque Terre – Com seus 3.860 hectares, é o menor da Itália, mas também o que tem maior densidade populacional. Os cinco “borghi” que ficam nas falésias – Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare – são famosos em todo o mundo por conta das suas belezas. O local tem uma extensa rota de trilhas turísticas e para excursões, com cerca de 120 quilômetros, que permitem explorar o território e andar de uma cidadela a outra caminhando – ou ainda é fácil usar um barco ou ir de trem entre elas.

2 Parque Nacional do Vesúvio – Esse parque, situado a poucos quilômetros de Nápoles, foi criado em 1995 com o objetivo de proteger o Vesúvio e o território que circunda o vulcão. Com grande interesse histórico, geológico e natural, ele preserva tradições seculares, que o tornam um lugar verdadeiramente único. Além disso, por conta de sua paisagem, é um paraíso para quem ama trekking. Hoje existem 11 trilhas diferentes, com mais de 54km, sendo a mais popular a “Sentiero nº 5”, também conhecida como “Grande Cone”, que leva até a cratera do vulcão.

3 Parque Nacional de Gargano – Com 121.118 hectares, o parque na região da Puglia é uma das maiores áreas protegidas da Itália e tem uma enorme quantidade de paisagens e habitats. Das altas falésias com grutas e arcos naturais às enseadas com areia fina, da mata mediterrânea à densa vegetação da Floresta Umbra. Completam o quadro ainda as pitorescas cidadelas brancas, que conservaram sua estrutura histórica, como Vieste e Peschici, e as quatro ilhas Tremiti, famosas pela qualidade de suas águas e a riqueza da vida submarina.

4 Parque Nacional de Cilento, Vallo di Diano e Alburni – Incluindo os sítios arqueológicos de Paestum e Velia, além da Certosa di Padula, foi declarado patrimônio da humanidade pela Unesco em 1998. A área protegida, que estende-se por 80 cidades da província de Salerno, abriga um rico patrimônio cultural, paisagístico e ambiental. Com maravilhas naturais, como o Vale das Orquídeas ou as cascatas Capelli di Venere, conta ainda com cidadelas medievais, como Castellabate e Camerota, importantes sítios arqueológicos e numerosas áreas de caminhada e mountain bike.

5 Parque Nacional do Gran Sasso e Monti della Laga – A maior parte dessa reserva natural está nas províncias de L’Aquila, Pescara e Teramo, em Abruzzo, estendendo-se de maneira menor também para as regiões de Lazio e Marcas. Aqui está a Gran Sasso d’Italia, que com seus 2.912 metros de altura é a montanha mais alta dos Apeninos. O belíssimo lago Campotosto, a cascata da Morricana e a encantadora Rocca Calascio são apenas algumas das muitas surpresas que o parque oferece.

6 Parque Nacional de Abruzzo, Lazio e Molise – O parque estende-se por mais de 50 mil hectares nas províncias de L’Aquila, Frosinone e Isernia, no coração dos Apeninos centrais, e tem como um de seus símbolos o urso pardo marsicano. Apesar de poder ser visitado em qualquer época do ano, a primavera e o início do verão, quando a natureza dá o melhor de si, são o momento ideal para excursões. São cerca de 150 rotas ecoturísticas, com mais de 250km de extensão.

7 Parque Nacional de Pollino – Com quase 200 mil hectares no sul do território, ele é o maior parque nacional da Itália e, desde 2015, faz parte da Rede Mundial de Geoparques da Unesco. Um de seus símbolos mais reconhecidos é o Pinus heldreichii, uma árvore de porte enorme e que consegue sobreviver em habitats hostis – inclusive a mais de mil metros de altura. Esse sítio natural excepcional, com suas cristas dolomíticas, as florestas exuberantes e cânions vertiginosos, é um verdadeiro paraíso para quem ama esportes ao ar livre. Aqui se pode praticar muitas atividades, como trekking, escalada e rafting.

8 Parque Nacional do Stelvio – Esse parque de alta montanha está no coração dos Alpes Centrais, entre Lombardia e Trentino-Alto Ádige, acima dos dois mil metros com mais da metade de área protegida. Os 1,5 mil km de trilhas permitem explorar uma paisagem extraordinária, cercada de geleiras, lagos glaciais, cascatas, bosques, cumes impermeáveis e pastos verdes, além de pequenas cidadelas com visuais panorâmicos. Para quem ama ciclismo e motociclismo, o Passo dello Stelvio, a estrada montanhosa mais alta da Itália, com suas 48 curvas, é uma experiência imperdível.

9 Parque Nacional dos Montes Sibillini – O parque se desenvolve em um ambiente predominantemente montanhoso, onde domina a paisagem do maciço calcário da cadeia dos Apeninos, com numerosos picos que superam os dois mil metros de altura. Para quem quer explorar a fundo o território, “O Grande Anel dos Sibillini” é um percurso de cerca de 124km que cobre toda a cadeia montanhosa, mas há outras opções mais curtas. Entre as atrações do parque, estão a floração dos campos de lentilha de Castelluccio di Norcia, uma explosão de cores que atinge seu ápice entre o fim de junho e o início de julho.

10 Parque Nacional de Gran Paradiso – Primeiro parque nacional italiano, é uma área protegida entre o Vale de Aosta e Piemonte. À medida que sobe-se as encostas, as árvores abrem espaço para os pastos alpinos e, nos pontos mais altos, para rochas e geleiras. Para quem ama trekking, a ampla rede de rotas estende-se por mais de 500km, atravessando cinco vales de áreas protegidas (ANSA).