Como os lojistas podem se preparar para a Páscoa

No comércio, a Páscoa é a conhecida pela possibilidade de consumir ovos, bombons, chocolates e outros doces, mas, aqueles que não são deste segmento também podem se beneficiar já que a data está relacionada a diversos nichos do varejo. “Toda data sazonal é uma ótima oportunidade para alavancar vendas se você souber aproveitar a ocasião.

E o mais bacana é que temos observado que demais segmentos, como fitness e produtos para restrição alimentar, podem se beneficiar também, isso porque vivemos uma mudança de comportamento sobre como melhorar nossa alimentação e manter o equilíbrio”, conta Thiago Mazeto, diretor comercial e marketing da Tray, uma das mais completas plataformas de e-commerce e unidade de negócio do Grupo Locaweb.

Com as restrições de lojas físicas, causadas pela pandemia de coronavírus, a dica é cuidar do e-commerce para gerar vendas e manter o fluxo de caixa dentro do esperado pelo empreendedor. “Assim, aproveitar o período de pré-Páscoa e marcar presença dentro da loja virtual, é fundamental. A parte visual precisa ser pensada para isso: layout, banner com produtos e destaques de promoções.

“É importante mostrar ao consumidor que a loja está oferecendo produtos específicos com preço competitivo e frete grátis”, explica Mazeto. Para obter sucesso com a data, o empreendedor deve se atentar a tudo que ele vai oferecer para seus clientes. Para isso é importante que ele esteja alinhado com:

• Produtos: O mix de produtos pode mudar para oferecer aqueles que têm mais ligação com a data;
• Marketing: As ações e promoções específicas para esta data precisarão ser criadas com antecedência e estipulado tempo que ficarão no ar;
• Tráfego do site: Com ações de marketing no ar, a previsão é de aumento no tráfego do site. O seu site suporta todos acessos?
• Estoque: Com a alteração do mix de produtos e a meta de aumento do tráfego, consequentemente, o estoque deve ser revisado e adaptado para que você tenha produtos suficientes para entregar aos clientes
• Frete: Com a meta de aumento das vendas para a data, é interessante conversar com o parceiro logístico para garantir que todos os produtos cheguem no prazo previsto.

Para que tudo isso funcione perfeitamente, é importante planejar-se com antecedência. Caso contrário, corre-se o risco de não conseguir concretizar algumas ações, ficar sobrecarregado na data, oferecer um atendimento de qualidade inferior, entre outras situações. E com a grande concorrência no mercado – o que aumenta as opções de escolha ao consumidor – garantir a fidelização de clientes para futuras compras é um desafio enfrentado por diversas empresas.

Apesar da dificuldade, vale a pena investir em ações que levem os consumidores a fazer recompras constantes. Para isso é necessário que o empreendedor conheça seu cliente, tenha programas de fidelização, facilite as formas de pagamento, incentive o engajamento, tenha uma ótima comunicação e atendimento e evite falhas básicas.

Opinião do consumidor – Um erro comum é não dar atenção às reclamações postadas na internet, achando que isso não afetará no lucro, por ser a realidade de poucos consumidores. Outra falha é dificultar a troca após a compra. É essencial ter no site um chatbot ou chat online para atender aos clientes que precisam da logística reversa, já que receber um produto em casa e perceber que ele não era como o imaginado costuma dar uma sensação de frustração. Fonte e outras informações: (www.tray.com.br).

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