Certamente, você já ouviu aquela história de que manter um cliente pode ser mais lucrativo do que conquistar um novo. E é verdade! Um cliente fiel, além de trazer bons resultados por si próprio, é responsável pela famosa propaganda “boca a boca”. Pensar em estratégias de venda e oferecer algo que o seu cliente realmente vai valorizar é o principal ponto de partida.
Inicialmente, saber e entender o perfil do consumidor pode tornar estas estratégias mais fáceis, pois assim, as chances de venda são mais garantidas. Para Márcia Machado (*), proprietária das lojas colaborativas Amor de Mãe em BH, é sempre bom ouvir os clientes. “Peça e anote sugestões, assim, fica mais fácil saber por onde começar quando for implantar alguma mudança ou novidade. Dessa forma, você saberá exatamente o que a sua clientela quer e o retorno que terá”.
Ela acrescenta que gerenciar os dados do cliente pode ajudar a conhecer este perfil, oferecendo condições especiais. “Clientes fiéis adoram ser lembrados, e isso pode contribuir para que o seu negócio continue cativando os compradores. Ter um banco de dados com a data de aniversário dos clientes para oferecer promoções ou algum brinde é uma boa forma de manter um relacionamento com ele.
Você pode também guardar as informações de compra de cada um, para estar sempre atento quais são as preferências daquela pessoa e o que pode agradá-lo em futuras compras”, afirma Márcia. Outra dica da especialista é gerenciar esses dados online e as redes sociais são ótimas ferramentas para fazer isso.
“No Instagram, por exemplo, existe a opção das enquetes, caixinha de perguntas e lives interativas. São várias as formas de refinar as preferências e acatar sugestões e opiniões dos compradores. Além disso, invista em parcerias com influenciadores que falem para o seu público. Eles geram uma identificação com o seguidor e podem transformá-los em clientes”, orienta a lojista.
Ainda segundo a empreendedora, criar um plano de ação contribui e muito para o sucesso do seu produto, marca ou coleção. “Deixar o cliente curioso e interessado no seu negócio é ideal para o manter sempre por perto, com grandes chances de continuar adquirindo. Invista em um bom marketing que instigue o cliente naquele produto.
Mesmo que não seja nada muito grande, é legal fazer ele perceber que a loja quer a sua presença. Em alguns casos, você pode convidá-lo a participar de algum evento de lançamento, presencial ou online, fidelizando ainda mais a sua marca”, conclui.
(*) – Empresária, influenciadora digital e moderadora do Grupo Amor de Mãe BH. (@marciacmachado e @grupoamordemaebh).