127 views 3 mins

Empresas contábeis têm forte recuperação após meses de queda

em Negócios
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

A Omie, a plataforma número um em gestão (ERP) na nuvem do Brasil, buscando apontar tendências e fornecer uma base de análise para mapear a retomada das PMEs brasileiras após um período econômico complexo e inédito para a maioria dos empreendedores, a empresa realizou um levantamento para identificar os segmentos com mais movimentações durante 2020.

Baseado em seus mais de 55 mil clientes, o relatório analisa diversos segmentos, entre eles o setor contábil. Os dados, que passaram por tratamento estatístico para refletir o cenário da contabilidade brasileira como um todo, mostram que o ano foi de instabilidade: após queda máxima de 12,3% em abril, quando se deu o pico da pandemia no País, seguida de tombos de 11,4% e 8,7% em maio e junho, respectivamente, o setor só respirou em julho, quando o faturamento médio cresceu 1,9%.

No entanto, logo em agosto veio mais um período difícil, marcado pelo decréscimo de 10,6% no mês e seguido por queda acumulada de mais de 3% entre setembro e novembro. A melhora chega em dezembro, quando o faturamento médio das empresas do segmento voltou a apresentar forte crescimento, de quase 16%. “Com a retomada gradual da economia, estamos confiantes de que o setor contábil também se recupere.

Para isso, é preciso que a comunidade esteja preparada para atuar de forma cada vez mais digital e consultiva, se adaptando ao novo cenário, que, apesar de ter boas perspectivas, vem passando por transformações rápidas e irreversíveis”, observa Marcelo Lombardo, CEO da Omie, que encerrou 2020 com uma taxa de crescimento mais rápida do que antes da crise, demonstrando a força de soluções digitais e na nuvem diante do novo cenário econômico.

Durante o ano, a empresa promoveu ações para apoiar a comunidade contábil no enfrentamento à turbulência causada pela pandemia, lançando, por exemplo, uma linha de crédito exclusiva para contadores que precisam digitalizar seus negócios em parceria com Banco Voiter, Positivo, Dedalus/Microsoft e Fenacon.

Além disso, para abordar assuntos como empreendedorismo, inovação e gestão digital na área de contabilidade, de forma a auxiliar empresários do setor na adaptação ao novo momento do mercado, em novembro a Omie realizou o evento Nova Era Contábil, que contou com painéis de executivos de marcas como Microsoft e IBM.

Em seu próprio negócio, em 2020 a Omie alcançou mais de 55 mil clientes nos mais variados setores, do comércio à indústria, ajudando a movimentar mais de R?70 bilhões nos últimos 12 meses, ultrapassando 1,5% do PIB brasileiro, e faturando o equivalente de 2018 e 2019 somados. Fonte e outras informações: (www.omie.com.br).