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Clubhouse – chegou a vez do áudio nas redes sociais

em Tecnologia
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Cesar Sponchiado (*)

A indústria audiofônica vem se reinventando e já evoluiu do formato de rádio tradicional para o podcast e agora para o Clubhouse, com conteúdos ao vivo. O aplicativo, disponível apenas para sistema operacional IOS e com a necessidade de convite, deve ganhar uma versão para Android em breve. O modelo de consumo de conteúdo é bem parecido com o rádio e podcast e permite liberdade para executar outras atividades enquanto se escuta um debate, porém é mais avançado.

E essa evolução está na interação, na possibilidade da comunicação bidirecional.
É como se a qualquer momento do seu programa de rádio preferido você pudesse pedir pra fazer parte do debate com o apresentador sem precisar fazer uma ligação ou mandar mensagens de texto, seja por aplicativos ou e-mail. Basta “levantar a mão”, função que alerta os moderadores da sala que você tem interesse em participar do debate e cabe ao moderador conceder a vez.

As salas são como essas reuniões de debatedores e ouvintes em torno de um tema. O aplicativo é um misto de rádio, com Zoom e o Discord. O Zoom todo mundo já conhece, aplicativo de conferências onde é possível reunir milhares de pessoas através de convites. O Discord saiu do nicho dos gamers para virar sucesso nas empresas, com o advento do Home Office, ao permitir reunir pessoas com determinados interesses numa mesma sala com microfone aberto.

A sensação é de estar participando de uma grande conferência, com várias salas temáticas em formato de rodas de conversas. Os usuários podem transitar entre as salas ao vivo e contar com a busca de opções mais adequadas para os seus interesses. Outro diferencial é que o aplicativo foi viralizado por um público adulto. Diferentemente do TikTok, por exemplo, que durante um tempo foi a rede social da geração Z, o Clubhouse foi repercutido por usuários do ecossistema mais focados em networking e conteúdo, um público mais parecido com o do Linkedin.

Figuras notáveis como Oprah Winfrey, Mark Zuckerberg e Elon Musk já marcaram presença nas salas. Essa relevância pode ser um indicativo de que o conceito chegou para ficar. As interações por voz estão conquistando cada vez mais espaço no mercado. Os assistentes virtuais têm chegado às casas das pessoas e feito parte das interações do cotidiano.

Ouvir é a “nova leitura” e o boom dos podcasts e audiobooks no Brasil recentemente são prova disso. O Clubhouse explora esse aspecto, identificando-se com o cansaço das pessoas por ter que ler e assistir conteúdo constantemente, o app veio para consolidar de vez o áudio com esse toque “do novo” para o que já nos é familiar.

(*) – É fundador e CEO da TunAd. Clubhouse: @cesarspo.