95 views 5 mins

Como a cultura corporativa aliada à transformação digital pode ajudar a alavancar uma empresa

em Mais
quarta-feira, 09 de setembro de 2020

Promover a transformação digital das empresas foi a palavra de ordem no mundo corporativo em 2020. Mas isso resultou em processos incompletos, que se restringiram a colocar o produto ou serviço nas redes sociais. É preciso mais, segundo Alexandro Barsi, CEO da Verity.

De acordo com o especialista, para transformar um negócio, é necessário envolver os colaboradores, os processos internos e, principalmente, a cultura da companhia.

Uma pesquisa da Columbia University, dos Estados Unidos, mostra que empresas com cultura forte tendem a ter apenas 13% de turnover, enquanto as com cultura fraca têm 48%.

O levantamento também revela que, quando há engajamento dos colaboradores, a rentabilidade chega a ser 21% maior. Já outro estudo feito pela Deloitte, com três mil executivos em 106 países, apontou que 94% deles vêm na cultura um ponto importante para o sucesso dos negócios. Por isso, Barsi separou algumas dicas para transformar a empresa de ponta a ponta. Confira:

. Saiba identificar a cultura da sua empresa – A cultura é como a personalidade de uma companhia. “É a identidade, é como a companhia é vista, como as coisas são feitas e, o mais importante, porque são feitas. Para o mercado, cultura é o que a organização como entidade comunica para seus membros, funcionários, clientes e público em geral”, explica Barsi.

“Ela pode se manifestar de várias maneiras, por meio de mensagens diretas e claras, simbolicamente ou por meio de produtos ou traços comportamentais sutis”.

. Invista em uma cultura forte! – Para o executivo, muitas empresas se colocam em plataformas digitais, mas não atualizam seus processos internos, ou seja, sua cultura. “Seja dentro o que você está mostrando para fora. Além de atrair bons profissionais, uma empresa com uma cultura saudável gera uma organização mais horizontal, reduz a burocracia e elimina crenças limitantes, baseadas em comportamentos passados que não são mais adequados para o momento”.

. Defina onde você quer chegar – Antes de qualquer coisa, é fundamental que a empresa saiba qual é a sua meta, como se imagina no futuro, de forma clara e prática. “Sem um objetivo, pode-se ir pra qualquer lugar, mas isso é como depender da sorte”, afirma o CEO da Verity.

. Identifique onde estão os seus gaps – De forma qualitativa e quantitativa, avalie entre seus stakeholders questões como processos de trabalho, relacionamento interpessoal, engajamento dos colaboradores e, principalmente, como essas pessoas veem a identidade e cultura da empresa. A partir disso, avalie onde estão as falhas.

. Escolha uma metodologia – Pela experiência de Barsi, o mais indicado é o uso de métodos ágeis (Agile), com a participação das equipes de Tecnologia da Informação (TI). Scrum e suas variações são as metodologias Agile mais comuns usadas pelas organizações.

“Em organizações ágeis, cada equipe é vista como um negócio em si.
Ao dar às equipes e aos funcionários mais liberdade para tomar suas próprias decisões e definir suas prioridades, eles ficam mais voltados para o empreendedorismo e responsáveis por suas ações. Eles se concentram no desempenho e nos resultados, em vez do presenteísmo”.

. Meça os resultados – Defina seus indicadores de performance e resultados, que podem incluir dados como vendas, lucratividade, sugestões e reclamações do cliente ou do funcionário. Faça uma medição periódica para identificar as melhorias. Ver na prática isso ajuda no planejamento estratégico da empresa.

(*) – Pós em Gestão de Projetos e Processos, pela USP, é especialsta em Skill, Tools e Competencies pela Fundação Cabral e General Management pela Northwestern University É sócio-fundador da Verity, além de Investidor Anjo.