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Como a Copa do Mundo impacta o consumo dos brasileiros

em Mais
quinta-feira, 01 de setembro de 2022

Vem aí a Copa do Mundo, que será realizada no final do ano, no Qatar. Junto com a competição, além das esperanças de que a seleção brasileira fature mais um título, vêm também a expectativa do comércio e serviços de aumentar os lucros durante os jogos. Segundo levantamento do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 60 milhões de pessoas pretendem fazer compras no comércio e no setor de serviços para o mundial de futebol, injetando R$ 20,3 bilhões na economia brasileira.

Além disso, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) estima um crescimento nominal de 7,9% em relação ao faturamento de 2014, ano em que o Brasil foi sede da Copa. Segundo o professor de Empreendedorismo e Marketing da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Artur Motta, a Copa do Mundo é um grande evento festivo que faz com que as pessoas ampliem seu consumo, assim como durante ocasiões como as Olimpíadas, Carnaval, entre outros.

“No caso da Copa do Mundo, o evento é uma ‘paixão’ nacional e envolve uma grande mobilização popular. As pessoas decoram casas, ruas, carros e ampliam o consumo de petiscos e bebidas, reflexo da integração social nos dias de jogos. Mas há também o aumento no consumo de bens duráveis, sendo a televisão o mais icônico deles. As pessoas aproveitam a oportunidade para trocar o aparelho e obter um de maior qualidade e mais modernos”, explica o especialista.

. Expectativas para a economia são grandes – Esse ano haverá um fator ainda mais interessante: a Copa do Mundo começará em 20 de novembro e a famosa Black Friday será cinco dias depois, em 25 de novembro. Não será difícil ver os varejistas trabalhando com estratégias criativas para o período. Independente do setor, utilizando de criatividade, o empresário poderá aproveitar essa oportunidade. Comidas com temas dos países, acessórios de celular, unhas pintadas para os jogos… enfim, há grandes oportunidades.

. Setores mais beneficiados – Na opinião de Motta, vários são os setores que se beneficiam da copa do mundo. Os eletrodomésticos crescem muito, principalmente as televisões, mas podemos esperar também o crescimento das novas e modernas cervejeiras aumentando.

Além desses, o varejo de vestuário também deve crescer. Além do evento social que já resulta em aquisições de novas roupas, haverá a venda de roupas temáticas com as cores do Brasil. Nesse sentido, os artigos de festa como fantasias, tintas, maquiagens, entre outros também devem ser beneficiados.

. Como vender mais? – Para o empresário que quer pegar carona nessa época para fazer mais negócios, Motta recomenda que o varejo deve se antecipar à demanda e começar a ofertar os produtos antes do clima da Copa começar, e que é importante também criar o relacionamento com o consumidor o quanto antes.
Com isso, ele poderá usufruir da compra por impulso e o consumidor irá lembrar dele quando pensar onde comprar os produtos.

É importante recordar também que os hábitos de compra estão passando por grandes transformações. O consumidor aprendeu a utilizar canais digitais e adora comprar e receber em casa (delivery). Essa tendência também serve para os produtos e dias relacionados a Copa do Mundo.

Como exemplos, o professor diz que o varejo pode e deve utilizar promoções criativas para atrair o consumidor:
. O Brasil é Hexa, compre 7 e pague 6.
. Aqui o barulho começa antes do jogo, tudo com 10% de desconto.
. Em cada gol do Brasil, você ganha um brinde diferente.
. Hoje é Brasil e Alemanha, Vinhos alemães com desconto!

“Vale a atenção de sempre… Comparar preços, evitar as compras por impulso e pesquisar. Uma boa dica é pensar na Copa do Mundo não como um evento pontual, mas algo que ocorre a cada quatro anos. Com isso o consumidor poderá comprar coisas de melhor qualidade e guardá-las para os anos seguintes”, finaliza.