156 views 2 mins

Carnaval de Veneza em 2023 se inspira no zodíaco

em Mais
quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

A organização do Carnaval de Veneza anunciou o tema da próxima edição da festa, que será realizada entre os dias 4 e 21 de fevereiro, com eventos espalhados por todo o território municipal

Com o título “Take your time for the original signs” (“Aproveite com calma os signos originais”, em tradução livre), o carnaval mais famoso da Itália tem a assinatura do diretor artístico Massimo Checchetto, cenógrafo do Teatro La Fenice, e se inspira nas constelações do zodíaco.

“A missão desse carnaval é buscar dentro de si o próprio signo original, recriando o próprio zodíaco na originalidade de cada um”, disse Checchetto. Já o prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, afirmou que a festa “mergulha no passado para pensar no futuro”. “É um evento para todos, sobretudo crianças e famílias”, acrescentou. As celebrações começarão na noite de 4 de fevereiro, com um desfile de barcos alegóricos no Canal Grande.

Imagem: Florin Cristian Ailenei_CANVA

Uma semana depois, no dia 11, o coração da cidade será tomado pela “Festa das Marias”, quando 12 mulheres vestidas em trajes típicos desfilarão até a Praça San Marco. A proclamação da “Maria” de 2023, em 24 de fevereiro, marcará o encerramento oficial do Carnaval de Veneza. Assim como em 2022, não está previsto o “voo do anjo”, quando a “Maria” do ano anterior sobrevoa a Praça San Marco pendurada em uma tirolesa.

Responsável pelas maiores aglomerações do carnaval veneziano, esse evento não é realizado desde 2020, quando reuniu cerca de 30 mil pessoas poucos dias antes da descoberta dos primeiros casos de transmissão interna de Covid-19 na Itália (ANSA).