Capacitando o pequeno empreendedor para a transformação digital

A transformação digital é um dos pilares de um negócio que busca expandir ou consolidar clientes. Isso porque o e-commerce é um dos meios de compras que mais crescem no país. Segundo levantamento da Neotrust, só nos três primeiros meses do ano, foram 78,5 milhões de compras online, um crescimento de 57,4% em comparação com o primeiro trimestre de 2020.

O atual cenário global incentivou que mais pessoas buscassem meios seguros e cômodos de consumir produtos e serviços, até aqueles que eram contra ou que tinham algum receio de comprar pela internet se renderam a essa modalidade.
Mesmo assim, ainda restam dúvidas, afinal, o processo de transformação digital é um conjunto de ações, estratégias e dispositivos feitos através da internet.
Felizmente, temos um vasto mercado que busca educar cada vez mais os pequenos empreendedores para iniciar a sua transformação digital.

O termo ‘’transformação digital’’ basicamente consiste em um processo em que as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar seu desempenho. É uma mudança que impacta em todo funcionamento do local, isso porque ela muda a rotina do negócio, passando a ser o ponto central de todas as estratégias. Se engana quem pensa que a transformação digital se baseia em ações rápidas, ela vai muito além disso, é uma gestão.

A principal ideia é usar todos os recursos que a tecnologia oferece para resolver problemas como desempenho, eficiência e produtividade. “Estamos envolvidos com a tecnologia no nosso dia a dia. Não é mais estranho ver pessoas usando o celular ou computador para fazer compras. A transformação digital é cada vez mais necessária para os negócios que buscam uma longevidade”, explica Higor Franco, diretor geral de BeOnline empresa dedicada a serviços de internet pertencente a unidade de negócios do Grupo Locaweb.

A primeira parte de qualquer estratégia ou transformação é a organização e a estruturação de um plano. A partir disso é preciso analisar toda a estrutura da sua empresa, já que muita coisa irá mudar. “A mudança acontece de forma progressiva, a passos lentos mas eficazes. Além disso, é necessário engajar toda a sua equipe, uma boa forma de fazer isso é apostar em cursos de capacitação, palestras, livros e artigos sobre o tema”, completa Higor. Principais benefícios da transformação digital:

• Redução de custos;
• Mais segurança;
• Controle de gestão;
• Conforto para o seu cliente;
• Maior alcance;
• Flexibilização e facilidade;
• Economia de tempo de trabalho;
• Mais proximidade com o seu cliente.

“O Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer, afinal, a transformação digital vai além da presença digital. E, mesmo nessa área, ainda estamos engatinhando. Muitos PMEs ainda não estão online ou atuam de maneira informal, sem um domínio, site ou gestão de redes sociais. Com certeza iremos evoluir muito nos próximos anos”, finaliza o especialista. – Fonte e outras informações: (www.locaweb.com.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap