61 views 4 mins

Brasil pode superar 100 milhões de compradores online até 2026

em Mais
terça-feira, 29 de outubro de 2024

A ABComm estima que o número de compradores online no Brasil deve ultrapassar 100 milhões até 2026. Além disso, o comércio eletrônico brasileiro tem uma previsão de faturamento de R$ 277 bilhões em 2028. Essas projeções apresentam uma trajetória ascendente para o aumento do ticket médio que é o valor médio das vendas em um período.

Com a dinâmica favorável no e-commerce, os empreendedores devem prestar atenção às principais tendências do varejo mundial. “Este é um dos momentos históricos nos quais temos mais chances de antecipar o futuro, observando tendências que surgem em outros países e que acabam influenciando o Brasil.

O consumidor brasileiro está altamente engajado em novas tecnologias e práticas inovadoras, especialmente no ambiente digital”, destaca Marlon Freitas, fundador e CMO da Agilize Contabilidade Online, pioneira do setor no Brasil. Freitas também ressalta que a fidelização dos clientes é essencial para a evolução do comércio eletrônico.

“Vivemos em um mundo volátil, onde as modas surgem e desaparecem rapidamente. Nesse contexto, muitos varejistas estão investindo em construir uma relação de longo prazo com seus clientes, oferecendo uma experiência humana e personalizada por meio da tecnologia. Usando a criatividade, é possível adaptar o atendimento às necessidades de cada consumidor, criando uma conexão mais próxima e significativa”, explica o empresário.

O ambiente digital oferece inúmeras facilidades para o consumidor, como a conveniência de fazer compras sem sair de casa, uma ampla oferta de produtos e a possibilidade de comparar preços de forma rápida e eficaz. As plataformas de e-commerce estão cada vez mais integradas a diferentes soluções de pagamento, como carteiras digitais e parcelamentos facilitados, o que torna o processo de compra mais acessível para diferentes desempenhos.

Outro aspecto importante no cenário brasileiro é o uso do WhatsApp como canal de vendas. “Em várias lojas, o WhatsApp já supera os métodos tradicionais como o principal meio de interação e fechamento de vendas. Todo o aparelho tecnológico já está disponível; cabe ao empreendedor utilizá-lo de forma criativa e eficaz para alcançar os resultados desejados”, complementa Freitas.

. Como lidar com a sazonalidade – Diversos setores do comércio eletrônico enfrentam variações de demanda ao longo do ano, especialmente em períodos sazonais, como datas comemorativas. Por isso, a sazonalidade impacta diretamente o faturamento de muitas empresas e deve ser considerada nas estratégias de planejamento.

“O varejista precisa ampliar seus conhecimentos, utilizar ferramentas certas e escolher bons parceiros que ajudem a crescer de forma sustentável. Lidar bem com esses movimentos naturais do mercado é essencial”, ressalta. A preparação para essas variações envolve planejamento adequado, fluxo de caixa robusto e a identificação das oportunidades que surgem nesses períodos.

“Projeções de oportunidades ou ameaças devem ser feitas de forma ampla, independentemente da situação de cada negócio. A preparação adequada evita frustrações e garante que o empreendedor possa aproveitar ao máximo os períodos de alta demanda”, conclui o executivo. – Fonte: (https://agilize.com.br/).