105 views 5 mins

As melhores dicas para criar um evento online de sucesso

em Mais
sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Luiz Gustavo Borges (*)

O mercado de eventos é bastante conhecido por ser um dos setores que mais movimenta a economia, ele corresponde a 4,32% do PIB, capaz de gerar cerca de 25 milhões de empregos (diretos e indiretos), de acordo com dados divulgados pelo Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos e União Brasileira dos Promotores de Feiras. Desde que a pandemia do Covid-19 se instaurou no Brasil e no mundo, o segmento passou por uma grande transformação e teve que se reinventar para conseguir sobreviver durante esse período de instabilidade, e o ambiente online foi o grande auxílio para essa classe de trabalhadores.

Mesmo com a abertura de alguns setores, a previsão é que os eventos de grandes portes só serão liberados com o avanço para a fase azul (conhecido como normal controlado) e mesmo assim, terão que seguir com todos os protocolos de segurança sanitária para garantir a proteção dos participantes. Enquanto isso não acontece e a vacina não chega, os eventos online têm se mostrado como uma alternativa viável e rentável. Visando ajudar esse público a criar eventos de sucesso e capilarizar ainda mais seus negócios no digital, aqui está uma lista com algumas dicas importantes:

1 -. Aposte em plataformas digitais confiáveis: nesse momento, as plataformas especializadas têm sido verdadeiras aliadas para o mercado, principalmente porque muitas empresas têm o conhecimento na criação do evento no offline, mas não no ambiente online, já que a dinâmica é diferente. É nessa ocasião que as ferramentas tecnológicas se tornam essenciais por auxiliar em todas as necessidades, desde a criação facilitada dos sites dos eventos até o cadastro de palestrantes, salas de transmissão ao vivo, emissão de certificados, envio de e-mail marketing, ticketagem, divulgação, dentre outras funções.

2 -. Defina seu público-alvo: é de suma importância conhecer para quem você vai realizar seu evento para que você possa entender as preferências, necessidades e o que seu público poderá se interessar. Com todas as informações em mãos, fica mais fácil pensar no conteúdo que irá apresentar, nos palestrantes e na comunicação que fará durante a divulgação, no dia da realização do evento e posteriormente.

3 -. Pense em conteúdo de qualidade: com conhecimento do seu público, é a hora de pensar no conteúdo que será oferecido. Esse passo precisa ser pensado minuciosamente já que ele será determinante para atrair, gerar impacto e engajamento dos participantes. E o conteúdo não diz respeito só nas informações que serão disponibilizadas, mas também no cuidado com a qualidade da transmissão, imagem, som, entre outros pontos. E não se esqueça, tudo necessita ser alinhado junto com a organização do evento.

4-. Crie um cronograma de ações: em todo e qualquer evento é fundamental criar um planejamento com tudo que você deseja que faça parte e todas as atividades que serão realizadas no dia do evento. Desta forma, nada será esquecido e as chances de você ter sucesso serão ainda maiores.

5-. Experiência é a alma do negócio: no mundo dos negócios, a primeira impressão é a que fica. Por esse motivo, daqui para frente será necessário pensar fora da caixa e em diferentes formas de interações para continuar proporcionando experiências incríveis para o público. Desde o começo do ano, a Congresse.me já reuniu mais de 1 milhão de pessoas em eventos online e pretende fechar o ano com mais de 1,5 milhão de convidados.

(*) – É CEO da Congresse.me, primeira e maior plataforma de congressos online do Brasil.