154 views 6 mins

As 5 soluções da gestão por objetivos e resultados que você nunca pensou

em Mais
quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Pedro Signorelli (*)

A gestão por OKRs – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves) -, quando bem aplicada, pode ser uma ferramenta extremamente eficaz para a sua empresa de forma geral. Afinal, consegue sanar diversos problemas que surgem pelo caminho e ao mesmo tempo oferecer benefícios para quem está envolvido nos processo, ou seja, é algo positivo para todos os lados.

Vários desses benefícios já são de conhecimento de pessoas que trabalham com gestão ou estão inseridas neste contexto empresarial, como promover ajustes frequentes com ciclos menores, definir metas e objetivos, criar estratégias para chegar aos resultados esperados, alinhar expectativas, além de ganhar maior foco e clareza. Tudo isso contribui para gerar melhorias para o trabalho e para o time, que passará a ser mais engajado e produtivo.

Por essas razões, é essencial dedicar investimento na gestão da empresa, pois quando está sendo executada da forma ideal, traz inúmeras vantagens. No entanto, o que muitos ainda não sabem, é que o OKR consegue ir ainda mais fundo do que isso, tocando em outros pontos importantes da gestão e da liderança. Diante deste cenário, eu fiz uma lista com as 5 soluções da gestão por objetivos e resultados que você nunca pensou:

  1. Amadurecimento do gestor/líder
    Um gestor que adota a ferramenta do OKR passará por um processo que o ajudará a exercer uma liderança mais sensata e madura, pois saberá que não pode mandar a equipe exercer uma função sem passar o propósito, sem que o time entenda por que determinada coisa precisa ser feita. Ele passa a trabalhar tendo como foco a importância de entender as pessoas, dando apoio para que todos tenham voz na tomada de decisões. Um líder que utiliza OKR compreende que deve conseguir fazer as perguntas certas se quer que os seus colaboradores encontrem as respostas desejadas.
  2. Acompanhamento frequente (check in x status)
    Nesse modelo de gestão, é importante existirem reuniões frequentes para acompanhar o que está sendo feito, o que chamamos de check in. O objetivo é fazer um processo de avaliação, para que todos possam entender o quão perto ou o quão longe estão de atingir resultados e o que precisa ser feito para se aproximar deles. Por outro lado, algumas empresas gostam de seguir reuniões de status, onde a postura é somente reportar o que aconteceu junto com as desculpas pelo que não aconteceu. É um olhar para o passado e não para o futuro.
  3. Dosagem de metas
    O OKR costuma propor metas ambiciosas, mas muitas gestões não enxergam isso com bons olhos, porque sentem medo de não conseguir cumprir tudo que está sendo proposto. No entanto, o objetivo não deveria ser punir quando a meta não é alcançada. Caso não dê certo, é fundamental entender o motivo. Líderes e colaboradores precisam aprender que o erro é possível e até provável em diversas circunstâncias, e até desejável em outras, desde que o mesmo erro não seja cometido duas vezes. Tudo depende da forma como você encara as situações.
  4. Construção de um ambiente de trabalho saudável
    A gestão por OKR proporciona a valorização dos colaboradores, a partir do momento em que todos sabem a importância de suas funções para a empresa e se sentem seguros para compartilhar ideias, dividir opiniões, esclarecer dúvidas e até propor caminhos diferentes do convencional. Além disso, percebem que podem contar com o líder e sentem confiança em agir porque foram ouvidos, o que faz com que o time se junte em busca do propósito. Um ambiente de trabalho saudável é aquele que torna as pessoas empoderadas, com senso de autonomia e responsabilidade.
  5. Retenção de talentos
    Esse tópico está diretamente ligado ao anterior. Muitas pessoas acreditam que falar em ‘retenção’ é algo absurdo, alegando que nenhuma empresa deveria precisar reter pessoas e sim proporcionar um local onde queiram ficar. No entanto, uma boa retenção de talentos envolve justamente a melhora do ambiente de trabalho, para que os colaboradores fiquem à vontade e sintam que podem crescer profissionalmente. Ou seja, como valoriza os colaboradores, o OKR promove as duas coisas ao mesmo tempo.

(*) Especialista em gestão, com ênfase em OKRs.