6 dicas para empreender no Brasil em busca do sucesso

A trajetória empreendedora quase nunca é fácil. Sempre há desafios, surpresas, imprevistos e muitos, muitos obstáculos a serem superados quando se abre um novo negócio, especialmente no Brasil. O empresário Leandro D’Kessadjikian (@leandrokessadjikian), sócio de The Boss Brasil (@thebossbrasil), ITALS (@itals) e Runner Analia Franco (@runneranaliafranco), empresas de segmentos diversos, separou seis dicas para aqueles que estão pensando em se aventurar no mundo do empreendedorismo em busca de sucesso profissional. Acompanhe:

1) – Encontre um sócio que te complemente – Existem três atividades fundamentais na vida do empreendedor: vender, entregar o produto e cuidar das finanças. Nenhum ser humano no mundo é capaz de fazer bem tudo isso. Você precisa encontrar um sócio que te complemente nas suas limitações.

2) – Feito é melhor que perfeito – O empresário não indica gastar meses e meses de planejamento antes de colocar a mão na massa. Devore os livros das metodologia. Se tiver que falhar, falhe rápido e toque o barco. Se você não cometer erros, é porque está indo devagar demais.

3) – Leve a sua ideia adiante – Quanto mais você falar da sua ideia, mais vai ser bombardeado, mais vai enxergar os pontos fracos e mais irá aproveitar os feedbacks para melhorar seu produto e o modelo de negócio ideal para ele.

4) – Gaste sola de sapato – Outra dica do empresário, que será válida após a pandemia, é comparecer aos eventos voltados à área de atuação do empreendedor. Vá aos encontros, congressos, feiras, tente chegar no tomador de decisão para conseguir o máximo de clientes.

5) – Construa uma cultura organizacional – É importante construir uma empresa baseada em valores, trabalhar com propósito e perseguir diariamente seu sonho. Você pode ser copiado em produto e modelo de negócios, mas sua cultura organizacional é sua, somente da sua empresa, e jamais pode ser copiada.

6) – Persista e não desista – Apesar das dificuldades que envolvem o caminho empreendedor, é preciso ter otimismo e esperança para seguir em frente. “Temos que acreditar no Brasil, e, principalmente, em nós mesmos. Lembre-se de todo o seu esforço até o momento, onde você quer chegar e lute para alcançar aquele objetivo traçado lá atrás”, completa Leandro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap