107 views 8 mins

Lazer e Cultura 29/07/2015

em Lazer e Cultura
terça-feira, 28 de julho de 2015

“O Buraco do Muro”

 Lucas Luciano, Eder dos Anjos e Ronaldo Liano.

No infantil “O Buraco do Muro”, três crianças vidradas em internet (e completamente avessas à leitura) de repente começam a receber misteriosas mensagens em seus celulares. Elas falam de um tesouro perdido, escondido atrás de um muro. Curiosos e dispostos a encontrar as riquezas prometidas, os meninos resolvem atravessar “o buraco do muro” e se deparam com um monte de objetos velhos, roupas, bonecos, adereços empoeirados… E diversos livros! As pistas enviadas via celular continuam chegando e vão convencendo as crianças de que, para encontrarem o tão sonhado tesouro elas devem ler diversos clássicos da literatura (como Moby Dick, Alice no País das Maravilhas e Dom Quixote). Aos poucos, misturando bonecos, objetos e brincadeiras, elas deixam sua imaginação levá-las pelas estórias. Com Lucas Luciano, Eder dos Anjos e Ronaldo Liano.

Serviço: Teatro Cacilda Becker, R. Tito, 295, Lapa, tel. 3864-4513. Sábados (15 e 22) e domingo (16 e 23/08) às 16h. Entrada franca.

REFLEXÃO

LIBERTA-TE

“Levanta-te e anda”. Com estas palavras, envolvidas nas energias superiores que caracterizam os espíritos sublimados, Jesus devolveu os movimentos a inúmeros paralíticos que padeciam na antiga Galileia. Entretanto, aquelas palavras não buscavam apenas os portadores de limitações físicas. Ainda hoje, elas se dirigem às criaturas paralisadas pelos pensamentos inferiores. Jesus ainda busca reerguer aqueles que se encontram imobilizados pelas ideias fixas: Os que não conseguem erguer-se para o bem, amarrados que estão à ignorância. Os que estão algemados aos pensamentos infelizes padecendo todo o tipo de perturbação. Se, porventura, te encontras em situação semelhante, ouve o convite do Mestre. Levanta-se do desânimo e anda para o progresso. Reúne, em ti mesmo, as energias para começar vida nova. Rompe as amarras do rancor e do ressentimento, a fim de seguires, livre, para a paz que te espera.

Espírito Augusto/Clayton B. Levy.

Lançamento

Chico Lobo

Chico Lobo, expressão nacional no universo da viola caipira, faz pocket show para lançar CD e livro. A apresentação tem participação do escritor e pesquisador Fábio Sombra, seu parceiro na realização do livro Conversa de Violeiro – Viola Caipira: Tradição, Mistérios e Crenças de um Instrumento com a Alma do Brasil, e do jornalista e especialista em cultura popular, Assis Ângelo, autor do prefácio. O lançamento do livro é simultâneo ao do CD Cantigas de Violeiro, que revisita 30 anos de carreira de Chico Lobo e traz sua releitura para Calix Bento, clássico da música popular brasileira, além de canções inéditas criadas especialmente para o projeto.

Serviço: Livraria da Vila, R. Fradique Coutinho, 915. Pinheiros, tel. 3814-1063. Quinta (06) às 19h30. Entrada franca.

Dança

‘Macondo’ é uma performance que utiliza a simbiose corporal da dança cênica e as possibilidades melódicas da percussão erudita para abordar a solidão que permeia a vida dos personagens principais da obra Cem Anos de Solidão, de Gabriel García. No romance, os membros da família Buendía padecem da solidão, não só pelo isolamento do local onde vivem, Macondo, mas, sobretudo, por seu próprio estado de espírito. A proposta da Cia Khalina Aymelek para o espetáculo, Macondo e Púrpuras: da flor ao espinho, é se apropriar desse estado de espírito e criar uma intertextualidade entre os personagens e as emoções que os dominam em determinados momentos da história. A solidão é uma constante que passa de geração para geração, como um rio que segue seu curso até o rumo final. Ao som de um mantra que clama pelo amor universal, as marcas e histórias encontradas na pesquisa são transpostas aos corpos dos bailarinos, “dando voz à dor daquelas que se calam”.

Serviço: Funarte São Paulo, Al. Nothmann, 1058, Campos Elíseos, tel. 3662-5177. Hoje (29) e quinta (30) às 20h. Ingresso: R$ 20.

Infantil

Cena do infantil Rabisco, Um Cachorro Perfeito.

O grupo Maracujá Laboratório de Artes apresenta Rabisco, Um Cachorro Perfeito. Um cão desenhado por um menino, ganha vida, mas é rejeitado por não ser tão bonito quanto o garoto queria. Abandonado, o animal passa por diversas aventuras para conquistar o amor de seu dono.

Serviço: Teatro Cacilda Becker, R. Tito, 295, Lapa, tel. 3864-4513. Sábados (01 e 08) e domingo (02 e 09) às 16h. Entrada franca.

Rock

No show Beatles segundo a Cia. Filarmônica Violino, violoncello, duas vozes, voz principal, violão, guitarra, teclado, bateria, guitarra e contrabaixo, emoldurados pela participação da dupla de humoristas e músicos, Jica Y Turcão, revivem sucessos do grupo londrino sem marcas de bandas cover, mostrando as agitadas “A hard day’s night” e “I Want to Hold Your Hand”, românticas, como “Something”, e até mesmo canções pouco executadas como “Golden Slumbers”; espetáculo revela-se absolutamente diferenciado ao incluir também artefatos cênicos inusitados.

Serviço: Teatro Gazeta, Av. Paulista, 900, Cerqueira César, tel. 3253-4102. Quintas (30/07, 13/08 e 27/08) às 21h. Ingresso: R$ 60.

CORES E FORMAS

Mostra “Traços do Brasil, Uma jornada fotográfica” traz imagens exuberantes dos quatros cantos do país. Por doze meses, os fotógrafos Grace Downey e Robert Ager viveram uma aventura a bordo de um 4×4 percorrendo, de norte a sul, cada canto deste país imenso. Ao longo da viagem, o casal registrou lugares incríveis, indo além dos pontos mais comuns e conhecidos, registrando a vida conforme a vivenciaram. Além de levar os visitantes para lugares repletos de exuberância e formas distintas, os fotógrafos buscam ainda inspirar as pessoas a realizarem suas próprias aventuras e conhecerem novos lugares deste país que tem tanto a oferecer.

Serviço: Shopping Ibirapuera, Av. Ibirapuera, 3.103, Moema, tel. 5095-2300. De segunda a domingo das 10h às 22h. Entrada franca. Até 02/08.