413 views 8 mins

Lazer e Cultura 07/08/2018

em Lazer e Cultura
segunda-feira, 06 de agosto de 2018
epocas temproario

Épocas de amor

O espetáculo “Arrufos”, do Grupo XIX de Teatro aborda questões sobre o amor em diferentes épocas e concepções

Foto: Jonatas Marques

epocas temproario

Os ingressos são gratuitos e começam a ser distribuídos às 9h do dia do evento. Em cena, três histórias, em épocas diferentes, são contadas. Misturam-se os tempos para que o espectador entenda como surgiu o ideário do amor romântico e a quem serve essa construção. No século 18, um pai agoniza no leito de morte rodeado pela esposa, a filha, a amante, um empregado e um padre. No século XIX, três meninos se encontram em um cemitério para declamar poesias. Paralelamente, três meninas conversam depois de voltarem de um baile de gala. Um romance se instaura entre uma das meninas e um dos garotos, um amor inviável pela diferença social entre os dois. Já no século XX, seis personagens confidenciam à plateia suas diferentes experiências amorosas. Com Juliana Sanches, Paulo Celestino, Janaina Leite, Rodolfo Amorim, Ronaldo Serruya, Mara Helleno.

Serviço: Caixa Cultural São Paulo, Praça da Sé, 111, Centro, tel. 3321-4400. Quintas (16 e 23), sextas (17 e 24), sábados (18 e 25) e domingos (19 e 26), às 19h15.

REFLEXÃO

Co-Criação
Co-Criação. Houve uma transformação em seu processo de co-criação. Vocês estão se tornando mestres ao entender o poder e a magia no processo de criação, enquanto jogam uns com os outros neste tabuleiro da vida. À medida que você aprende a confiar no poder da ordem divina e no tempo da criação e em sua própria intuição sobre quando agir, quando esperar e quando abandonar o barco, descobrirá que a vida fica mais fácil. Tudo começa com a transformação de pensamentos e crenças não-sustentáveis, confiando e sabendo que você é digno de receber. O Universo conspira com você para criar seus sonhos; cabe a você permitir e aprender a seguir o fluxo. Preste atenção à sincronicidade, pois é aqui que o destino se revela para encontrá-lo e confie que o seu eu superior tem o seu apoio, pois estes são os momentos em que as coisas se revelam perfeitamente com base em sua mentalidade de quatro corpos. Pensamento para hoje: Confie em seu processo criativo e permita que o seu destino se revele para você.Você adquiriu clareza na compreensão de que o Espírito tem muitas maneiras de responder aos seus pedidos e este conhecimento traz com ele a sabedoria e a magia da criação em sua melhor forma. E assim é. Você é muito amado e apoiado, sempre. Os Anjos e Guias.

Stand-up

Foto: Reprodução

standup temproario

Depois de percorrer todo o Brasil, e ter lotado os teatros pelos quais cada ator passou, estes consagrados comediantes resolveram juntar o que cada um tem de melhor e montar um espetáculo que promete agradar a todos. Idealizado pelos comediantes Fabiano Cambota, Nando Viana, Rafael Portugal, Rodrigo Marques e Thiago Ventura, O Stand Up mais aguardado do Ano busca ampliar a divulgação do gênero, servindo como um ótimo programa cultural para os paulistas.O termo Stand Up Comedy ou Comédia em Pé é um espetáculo de “cara limpa”, em que o comediante apresenta suas próprias piadas com texto autoral e geralmente de observações feitas pelo cotidiano. Com Fabiano Cambota, Nando Viana, Rafael Portugal, Rodrigo Marques e Thiago Ventura.

Serviço: Theatro NET São Paulo (Shopping Vila Olímpia), R. Olimpíadas, 360. Terças às 21h. Ingressos: R$ 60 e R$ 30 (meia). Até 11/12.

AZULEJARIA

A potência dos traços de Athos Bulcão na azulejaria, nos desenhos, na pintura, nas fotomontagens, nos cenários e figurinos e na estreita relação que o artista estabeleceu entre arquitetura e arte pode ser conferida e vivenciada a partir de 1o de agosto. O universo é riquíssimo, que no Memorial da América Latina, tem um de seus mais notáveis painéis de azulejos, será exibido na mostra “100 Anos de Athos Bulcão”, que comemora o centenário de nascimento do artista e propõe um profundo mapeamento e imersão na diversidade de seus trabalhos e técnicas. A exposição oferece a possibilidade de conhecer o processo de produção, são mais de 300 trabalhos, alguns inéditos, realizados entre os anos 1940 e 2005. Obras de artistas mais jovens que direta ou indiretamente foram influenciados por Athos também serão apresentadas.

Serviço: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. R. Álvares Penteado, 112, Centro, tel. 3113-3651. De quarta a segunda das 9h às 21h. Entrada franca. Até 15/10.

Concerto

Foto: Valéria Mendonça.

concerto temproario

O grupo de músicos da OSESP, formado por Cláudia Nascimento (flauta), Ederson Fernandes (viola), Suelen Sampaio (harpa), Adrian Petrutiu (violino), Adriana Holtz (violoncelo) – será acompanhado por Fábio Zanon (violão) e executará peças de Heitor Villa-Lobos (Cinco Prelúdios para Violão e Quinteto de Cordas) e Claude Debussy (Sonata para Flauta, Viola e Harpa).

Serviço: Pinacoteca de São Paulo, Praça da Luz, 2, Luz, tel. 3324-1000. Quarta (29) às 19h30. Entrada franca.

Fé e alienação

O fundamentalismo religioso, a alienação e a fé são questões levantadas no espetáculo “Mateus, 10” ao traçar a trajetória e um pastor obcecado pelo texto bíblico que deseja formar uma nova doutrina. Na história, Otávio é um pastor que entra em crise com sua atividade, quando se apega de forma quase obsessiva a uma passagem da bíblia em que Jesus renega sua família, mãe e irmãos, em função dos seus seguidores e discípulos. A partir de então, passa a desenvolver e a pregar uma nova doutrina. O desejo obsessivo de negar o conhecido em função do novo, o leva à beira da loucura. Para instaurar uma nova ordem ele precisa de um fato que mude os rumos da sua vida, e é a partir dessa atitude é que a trama se desenrola. Com Alexandra Tavares, André Capuano, Amanda Lyra, Clayton Mariano, Ligia Oliveira e Vitor Vieira.

Serviço: Oficina Cultural Oswald de Andrade, R. Três Rios, 363, Bom Retiro. Terças e quartas às 20h. Entrada franca. Até 05/10.