485 views 7 mins

O TCC e outras apresentações universitárias à distância

em Geral
quarta-feira, 08 de setembro de 2021

Imagem: Josefa nDiaz / unsplash.com

Há pouco mais de um mês estava sendo discutida uma pauta, entre as universidades públicas do estado de São Paulo, o possível retorno das aulas para o segundo semestre de 2021.

Contudo, a recomendação que será seguida pela maior parte das universidades, como por exemplo a UNESP, é a de que as aulas e outras atividades sejam mantidas em seu regime remoto até o final do ano.

Isso significa que até o final de 2021 a maior parte das atividades escolares e educacionais serão realizadas de maneira remota, incluindo aulas, apresentações de seminários, projetos, congressos e até defesas de TCC.

Mas, como é exatamente a sensação de apresentar um trabalho, um seminário ou um TCC de maneira remota? Sem a interação da sala de aula, diretamente.

Pensando neste atual contexto, o objetivo da presente reportagem é o de dar algumas dicas que podem auxiliar na hora de desenvolver um projeto acadêmico neste período de isolamento.

Alguns pontos como a estrutura, dicas para a otimização do tempo e organização e até como montar um pré-projeto para TCC neste contexto serão abordados ao longo do texto.

Os impactos que o isolamento possui na educação

Imagem: Maria Thalassinou / unsplash.com

Assim como diversos setores da sociedade, a educação depende intimamente do contato e do fator humano para o aprendizado de cada aluno.

Isso é acentuadamente nítido quando o assunto é educação inclusiva e especial neste contexto de ensino remoto.

Ainda, dentro do campo universitário e do ensino superior, várias atividades extracurriculares foram suspensas durante este período, como por exemplo estágios em áreas consideradas não-essenciais durante a pandemia.

Logo, a maior parte das universidades ficou fechada por um grande período de tempo ao longo do início da pandemia, de modo que diversos alunos que estavam prestes a se formar, precisaram apresentar seus projetos de conclusão de curso de maneira remota.

Mas, de que maneira essas apresentações foram impactadas durante a pandemia? E como aproveitar desta situação para fazer a melhor apresentação possível?

Como funciona o TCC à distância?

De acordo com o Blog UNOPAR, a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso de maneira remota é bastante similar à apresentação presencial do TCC, contando também com uma banca examinadora composta por professores especializados no tema de escolha para o TCC.

Além disso, apesar de grande parte deste processo ser realizada de maneira remota, como a própria apresentação do TCC, a entrega da versão escrita do trabalho deve ser realizada de maneira presencial.

Exemplo disso é que os encontros e reuniões com o orientador geralmente irão ocorrer no âmbito virtual, através de reuniões no Google Meet ou através da troca de emails.

Dicas para a elaboração e apresentação online de projetos acadêmicos

Imagem: Josefa nDiaz / unsplash.com

De acordo com uma reportagem publicada pela UNINASSAU, as apresentações de TCC, durante a pandemia, passaram a ocorrer de maneira remota para a maior parte das instituições de ensino, assim como as aulas.

Dentro deste cenário, a publicação evidencia algumas dicas e pontos importantes na hora realizar uma apresentação através da câmera e da tela do computador.

  1. Se atentar ao seu cenário
  2. Ensaiar a apresentação
  3. Estar arrumado e com boa aparência
  4. Se atentar à qualidade da câmera
  5. Ter domínio do tema
  6. Estar confiante

Dentro destes fatores, alguns deles são aplicáveis a qualquer tipo de apresentação, até as presenciais, como por exemplo: ensaiar a apresentação, estar confiante e ter domínio do tema.

Contudo, alguns destes pontos são essenciais na hora de desenvolver uma boa apresentação virtual.

O cenário e a iluminação são um ponto importante. É sempre interessante estar em um lugar bem iluminado, sem muita poluição visual que possa chamar a atenção de quem assiste a apresentação e lhe vê na câmera.

Além disso, a qualidade da câmera e do áudio são imprescindíveis para o sucesso de uma boa apresentação online.

É essencial que a voz do apresentador seja ouvida de maneira nítida e que a imagem da câmera esteja bem definida para analisar a apresentação além de seu conteúdo.

Para isso, é necessário que se invista em uma câmera de boa qualidade e em um fone de ouvido com microfone sensível o suficiente que possa transmitir a voz do apresentador de forma clara.

Conclusão

Como foi analisado no início da reportagem, as aulas irão se manter de maneira remota e digital até o final do ano de 2021 e, consequentemente, até a campanha de vacinação atingir a maior parte dos alunos, professores, servidores e funcionários das universidades.

Logo, as apresentações de projetos, reuniões de estágio, provas e aulas continuarão sendo realizadas de forma inteiramente digital.

Desta maneira, é essencial que se tenha domínio claro das tecnologias que irão possibilitar estas apresentações. Então não fique de fora e confira nossas dicas para obter sucesso no momento de sua apresentação!