136 views 12 mins

Geral 31/08/2016

em Geral
terça-feira, 30 de agosto de 2016

Amyr Klink defende projetos no litoral para estimular transporte por água

Amyr: “O mesmo motor que no ônibus transporta 80, 100 passageiros, em um barco transporta mil”.

O navegador Amyr Klink defendeu a criação de projetos no litoral brasileiro de construção de instalações técnicas para receber embarcações, como as marinas

Ele disse que além de fomentar o transporte por água, essas instalações permitiriam a geração de empregos que, por barco de pequeno porte, seriam cinco postos de trabalho. Ele sugeriu a construção de instalações pelo menos a cada 16 ou 20 milhas do litoral.
“Aí esse potencial de geração de riqueza cresce exponencialmente, mas é um problema difícil de explicar isso para um governante que não tem a cultura náutica, que não sabe que tem congressos no mundo inteiro de uso de borda d’água. A cidade que tem a borda d’água [uma conexão útil de acesso entre o mar e a terra, como um cais de porto] mais incrível do mundo e mais subutilizada é o Rio de Janeiro”, disse, onde o meio de transporte pela água deveria ser mais desenvolvido na zona oeste. “Tem o mar. O mesmo motor que no ônibus transporta 80, 100 passageiros, em um barco transporta mil”.
O navegador afirmou que o Brasil poderia seguir modelos de mobilidade adotados em outras partes do mundo, que aproveitam as embarcações em sistemas de aluguel. “Aqui o uso do barco privado é visto como uso da elite, coisa de gente rica. Não. É negócio. Na Europa, o barco, como tem uma ociosidade muito grande, é compartilhado por meio do charter. A mais importante cidade de turismo do mundo que não tem charter é o Rio de Janeiro. Se tem locadoras de carros e ônibus, por que a gente não faz isso para os barcos que estão na vocação da cidade”?
Para o navegador, o país desenvolve projetos de atividade portuária de larga escala e não faz instalações para embarcações menores. “Com isso, perde uma atividade que economicamente gera muito mais riqueza, às vezes até do que o porto, que é a dos portos miúdos”, afirmou em palestra sobre risco e inovação tecnológica, para alunos e professores, no Instituto Alberto Luiz Coimbra, da UFRJ. Amyr comentou que a tecnologia está disponível para quem quiser e, por isso, é preciso olhar para o futuro (ABr).

IBGE: Brasil já tem 206 milhões de habitantes

São Paulo é o estado mais populoso do país. Tem 44,75 milhões de habitantes.

O Brasil tem 206,08 milhões de habitantes, segundo dados divulgados hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estimativas publicadas no Diário Oficial da União indicam que o país tinha, em 1º de julho deste ano, 206.081.432 habitantes. No ano passado, a população era de 204.450.649.
São Paulo, o estado mais populoso do país, tem 44,75 milhões de habitantes. Mais cinco estados têm populações que superam os 10 milhões de habitantes: Minas Gerais (21 milhões), Rio de Janeiro (16,63 milhões), Bahia (15,28 milhões), Rio Grande do Sul (11,29 milhões) e Paraná (11,24 milhões). Três estados têm populações menores do que 1 milhão: Roraima (514,2 mil), Amapá (782,3 mil) e Acre (816,7 mil).
As demais unidades da Federação têm as seguintes populações: Pernambuco (9,41 milhões), Ceará (8,96 milhões), Pará (8,27 milhões), Maranhão (6,95 milhões), Santa Catarina (6,91 milhões), Goiás (6,69 milhões), Paraíba (4 milhões), Amazonas (4 milhões), Espírito Santo (3,97 milhões), Rio Grande do Norte (3,47 milhões), Alagoas (3,36 milhões), Mato Grosso (3,3 milhões), Piauí (3,21 milhões), Distrito Federal (2,98 milhões), Mato Grosso do Sul (2,68 milhões), Sergipe (2,26 milhões), Rondônia (1,79 milhão) e Tocantins (1,53 milhão) (ABr).

Petrobras e estatal norueguesa ampliam parceria

A Petrobras e a estatal norueguesa Statoil vão ampliar a parceria para a participação em licitações de áreas exploratórias de petróleo e gás natural e, também, para desenvolvimento de tecnologia de recuperação adicional de óleo nos campos produtores. As duas petrolíferas assinaram um memorando de entendimento no qual se comprometem a avaliar oportunidades e aprofundar atuação estratégica. Atualmente, a Petrobras e a Statoil já estão consorciadas em 13 blocos, em fase de exploração ou de produção, sendo 10 no Brasil e 3 no exterior, informa a estatal brasileira.
“Os resultados que já alcançamos nas nossas parcerias na área de exploração são prova de que a Petrobras é capaz de manter seus interesses estratégicos ao mesmo tempo em que encontra formas de contornar as evidentes restrições de capital nesse momento”, diz, em nota, o presidente da Petrobras, Pedro Parente. O esforço conjunto para potencializar as competências técnicas das empresas, com o objetivo de elevar os volumes de óleo recuperável em campos maduros envolve atividades já em andamento nas bacias de Campos e Santos.
Segundo Parente, as empresas estão avançando em uma parceria estratégica que será vantajosa para ambas. “A Statoil tem índices bastante elevados de recuperação de óleo em seus campos em produção, por exemplo, e nós teremos acesso a essa tecnologia por meio de um parceiro, com ganhos evidentes para os dois lados,” disse Parente (ABr).

Simulação de viagem de 1 ano a Marte tem fim no Havaí

Tem fim simulação de 1 ano de voagem a Marte, realizada no Havai.

Teve fim no último domingo (28), a aventura de seis cientistas que ficaram confinados por 1 ano em uma estrutura especial no Havaí com o objetivo de simular uma viagem a Marte. Os pesquisadores, três homens e três mulheres, ficaram 365 dias em uma barraca na montanha Mauna Loa como parte de uma missão financiada pela Nasa que é apenas um dos testes já realizados para descobrir se é possível sobreviver em um ambiente tão inóspito como o planeta vermelho.
Além de analisar se é possível viver em harmonia em um espaço reduzido, por um período prolongado e repleto de condições adversas, a simulação também serviu para que os pesquisadores, provenientes de vários países, tivessem progresso nas suas pesquisas pessoais, que se relacionam à criação e à produção de alimentos e de água em Marte. O astrofísico francês Cyprien Verseux, um dos seis cientistas, por exemplo, realizava na “casa em Marte” o estudo do emprego de bactérias para transformar os poucos recursos em “solo marciano” em substâncias nutritivas para as plantas que são necessárias para a sobrevivência do ser humano.
O francês contou como foi a experiência de passar 12 meses confinado em um pequeno espaço e com apenas a presença de outras cinco pessoas. “O isolamento às vezes pesa. Por um ano não tive contato com o céu aberto e não vi e nem falei com ninguém além dos meus cinco colegas. Os momentos mais difíceis foram aqueles quando aconteceu alguma coisa com parentes ou amigos na Terra. Não pude estar lá para eles ou telefonar para eles”. O pesquisador admite que ainda há muito o que ser feito antes que realmente seja possível habitar no planeta vermelho, no entanto, disse que “uma missão espacial para Marte é realística em um futuro próximo, as dificuldades tecnológicas e humanas são superáveis” (ANSA).

Mais de 57 milhões de atendimentos

O Poupatempo Santo Amaro, um dos mais tradicionais e movimentados postos do programa do Governo do Estado, comemora hoje (31) 18 anos de serviços prestados aos moradores de São Paulo. Só no ano passado, o posto atendeu 2,6 milhões de cidadãos, uma média de mais de 223 mil por mês, mais de 10 mil ao dia. Desde 1998, são mais de 57 milhões de atendimentos.
Entre os órgãos mais procurados na unidade estão o Instituto de Identificação, para RG e Atestados de Antecedentes Criminais, com 8,6 milhões de solicitações; a Secretaria do Emprego, para emissão da Carteira de Trabalho e solicitações de seguro-desemprego, com 6,1 milhões de atendimentos; o Detran, que contabiliza 5,9 milhões documentos emitidos, como Carteira Nacional de Habilitação e licenciamento de veículos; e o e-poupatempo, para serviços públicos via internet, com mais de 2,5 milhões de atendimentos.
O Poupatempo Santo Amaro foi o primeiro posto a receber o programa Escreve Cartas, em 2001. O projeto conta com voluntários que leem, escrevem cartas e preenchem formulários para quem tem dificuldades na leitura e escrita. Mais de 190 mil atendimentos já foram realizados pelos colaboradores da unidade. O posto fica na Rua Amador Bueno, 258 – Santo Amaro (próximo ao Largo 13 de Maio e ao Terminal de Ônibus). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 19h00, e aos sábados, das 7h00 às 13h00 (AC/Prodesp).