70 views 13 mins

Geral 30/12/2016 a 02/01/2017

em Geral
quinta-feira, 29 de dezembro de 2016
Os agressores do vendedor ambulante Luiz Carlos Ruas saem da Delegacia de Polícia do Metropolitano, na Barra Funda, após prestarem depoimento.

Agressores de ambulante dizem que agiram sob influência de álcool

Os agressores do vendedor ambulante Luiz Carlos Ruas saem da Delegacia de Polícia do Metropolitano, na Barra Funda, após prestarem depoimento.

Os dois suspeitos da morte do vendedor ambulante Luiz Carlos Ruas, 54 anos, afirmaram, em depoimento à polícia, que estão arrependidos do crime e que agiram sob influência de alcool

Alípio Rogério Belo dos Santos, 26 anos, e Ricardo Martins do Nascimento, 21 anos, deixaram a Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom), na estação Barra Funda do Metrô, sob gritos de “assassinos” e “justiça”.
Uma multidão estava do lado de fora quando os dois suspeitos deixaram o local a caminho do IML, antes de serem levados para o 77º Distrito Policial, onde permanecerão presos pelo prazo de até 30 dias. Para dispersar a multidão e impedir que os suspeitos fossem agredidos, a polícia fez um disparo de alarme. “Mesmo eles tendo cometido esse crime bárbaro, temos que preservar a integridade deles”, disse o delegado Rogerio Marques, titular da Delpom.
Os suspeitos contaram ao delegado a versão dos dois para os fatos ocorridos na noite de domingo (25). “[Eles disseram que] foram fazer xixi em um canto da praça [próximo à estação Pedro II, onde o crime ocorreu], e os moradores de rua que ali residem foram roubá-los. Houve uma luta corporal inicial e eles tentaram fugir. Eles caíram no chão, mas conseguiram focalizar um deles correndo, que foi o momento que aparece ele correndo [em imagens registradas pelas câmeras do Metrô] dentro da estação”. Os suspeitos disseram ainda que o ambulante, que tentou defender os moradores de rua, deu uma garrafada neles.
Testemunhas do fato, no entanto, disseram à polícia que a confusão começou porque um morador de rua reclamou que os dois suspeitos estavam urinando no local. “Nenhuma testemunha fala da garrafada”, disse o delegado, e que os depoimentos de ambos apresentam contradições. “Um fala que foram roubados celular, óculos escuro e outro fala que foi só dinheiro. O que eles concordam é que eles estavam bêbados e que houve uma agressão na parte externa e que eles apenas reagiram”. Marques afirmou ainda que todas 14 testemunhas do caso reconheceram os dois suspeitos como autores do crime (ABr).

Itália é cada vez mais um país de idosos

Há 161,4 pessoas acima dos 65 anos para cada 100 jovens.

A Itália é cada vez mais um país idoso, mas que gosta de sua situação de saúde e bem estar, é o que aponta o Anuário 2016 do Instituto Italiano de Estatísticas (Istat). O documento usa os dados mais recentes em cada categoria, o que faz com que algumas informações sejam de 2015 e outras de 2016. Segundo dados registrados até 31 de dezembro de 2015, havia 161,4 pessoas acima dos 65 anos para cada 100 jovens, uma alta considerável, já que no ano anterior, 2014, essa relação estava em 100 para cada 157,7.
Com o resultado, os italianos estão no topo do ranking da União Europeia, ao lado da Alemanha, no processo de envelhecimento da população. Por regiões, a Ligúria é a que apresenta a maior quantidade de idosos (246,5 para cada 100 jovens) e a Campânia é a “mais jovial” (117,3 para cada 100). No entanto, em ambos os casos, o valor é mais alto que o do ano precedente.
Ainda nessa questão, continua em queda o número de nascimentos: foram 485.780 bebês agora considerando os dados até o momento de 2016. A diferença entre nascimentos e mortes voltou a apresentar um índice maior para esta última, com uma “defasagem” de 161.791.
Além disso, pela primeira vez, a Itália registrou uma queda na expectativa de vida de sua população: as mulheres caíram de 85 para 84,7 anos em média e os homens de 80,3 para 80,1 anos. No entanto, apesar de estar envelhecendo em um ritmo rápido, 70,1% da população italiana afirma se sentir muito bem com sua saúde, especialmente na região Norte do país – mesmo que 39,1% revelaram ter uma doença crônica.
Essa percepção é mais positiva entre os homens (73,9%) do que entre as mulheres (66,4%) e as regiões de Bolzano (84,5%), Trento (78,5%) e Emília-Romana (73,5%) tem os melhores índices. Já quem mora na Calábria (62,1%) e na Sardenha (63%) considera sua saúde de maneira menos positiva (ANSA).

Putin confirma cessar-fogo na Síria

A Rússia e Turquia confirmaram que vão garantir o cessar-fogo na Síria, declarou o presidente russo, Vladimir Putin, ao se reunir com o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, e das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, quando três documentos foram assinados.
“O primeiro documento foi assinado entre o governo sírio e a oposição armada, o cessar-fogo na Síria; o segundo é um sistema de medidas para controlar o regime da trégua enquanto o terceiro é a declaração sobre a disponibilidade para iniciar as conversações de paz a solução do conflito na Síria”.
Rússia e Turquia estão muito envolvidas no conflito sírio, no qual apoiam grupos contrários. Moscou é o principal aliado de Bashar al-Assad, enquanto Ancara defende os rebeldes. A cooperação russo-turca permitiu concretizar um cessar-fogo há duas semanas em Aleppo e a evacuação de milhares de rebeldes e civis dos bairros recentemente reconquistados pelo governo.

Chineses desenvolvem pele artificial com pelos

Engenheiros do Instituto de Tecnologia de Harbin, na China, desenvolveram uma pele artificial com pelos para imitar melhor o tato humano. A novidade é capaz de responder a estímulos muito suaves, como a pressão do vento ou o contato de uma mosca. E o mais importante: é útil também para melhorar a sensibilidade de próteses, segundo o jornal especializado “Acs Applied Materials & Interfaces”.
“Os robôs, assim como as próteses, estão se tornando cada vez mais semelhantes ao homem”, explicaram os pesquisadores. “Os protótipos de pele eletrônica são capazes de perceber estímulos como temperatura e pressão e até de medir os níveis de álcool e oxigênio no sangue, mas não conseguem ainda reproduzir o espectro do tato humano”, concluíram. A ideia partiu da constatação de que a pele artificial não podia sentir uma brisa leve, enquanto a humana conseguia captar essa sensação graças aos pelos.
Por isso, os cientistas equiparam a pele de plástico com pelos artificiais feitos de microfios de cobalto revestidos de material vidroso. Os resultados demonstraram que a inovação é capaz de reconhecer diversos estímulos e pressões muitos leves, como a brisa e o peso de uma moeda (ANSA).

Segredo da vida longa é ser feliz, diz estudo

“Eu gosto de estar na companhia de outras pessoas”.

O segredo para uma vida longa e sã é aprender a curti-la, o que uma em cada quatro pessoas considera não estar fazendo. É o que aponta um estudo que colocou em confronto a satisfação com a própria vida com o risco de morte, conduzido por pesquisadores da Universidade de Londres, no Reino Unido.
A pesquisa britânica, publicada na revista “BMJ”, foi feita com 9.365 adultos ingleses com idade média de 63 anos. Os participantes responderam a questionários, com intervalos de dois anos, entre 2002 e 2006 e avaliaram o andamento de seus sentimentos quanto à própria vida. “Eu gosto das coisas que faço”; “Eu gosto de estar na companhia de outras pessoas”; “Meu passado me traz felicidade”; e “Me sinto cheio de energia esses dias”, são algumas das opções apresentadas pelo estudo.
Respostas negativas a essas afirmações foram reportadas por 2.264 participantes, cerca de 24%. Ou seja, praticamente uma em cada quatro pessoas não está satisfeita com seu destino. Durante o período de acompanhamento, que durou até o fim de 2013, 1.310 pesquisados morreram. A taxa de mortalidade mais alta foi constatada entre aqueles que se disseram menos felizes e satisfeitos. As mortes diminuíram progressivamente conforme aumentavam as afirmações positivas sobre a vida.
As mulheres são mais propensas a se sentir felizes, assim como casados, pessoas empregadas e com formação intelectual elevada, os mais ricos e os mais jovens. “Esses resultados documentam uma associação real entre a mortalidade e os níveis de bem-estar”, concluíram os pesquisadores (ANSA).

China inaugura ponte mais alta do mundo

China temproario

A China acaba de inaugurar a ponte mais alta do mundo, que fica 565 metros acima do rio Nizhu e liga as províncias de Yunnan e Guizhou. Segundo a televisão estatal “CCTV”, a ponte, localizada sobre o vale de Beipanjiang, tem 1.341 metros de extensão e custou 1 bilhão de iuanes, cerca de R$472 milhões.
Com mais de mil engenheiros e técnicos participando da obra, a estrutura começou a ser construída em 2013 e foi finalizada em setembro. De acordo com o departamento de transporte de Guizhou, esta é a ponte com maior distância vertical entre sua plataforma e a superfície terrestre. A altura é equivalente a um prédio de 200 andares (ANSA).

VIRADA DO ANO SERÁ DE MUITO CALOR

As altas temperaturas registradas no país neste verão devem permanecer elevadas em várias capitais na virada do ano. No Rio de Janeiro a previsão é que a máxima chegue a 38°C no dia 31 de dezembro. Não há previsão de chuvas nesse último dia do ano, quando cerca de 2 milhões de pessoas devem acompanhar a festa da virada nas praias. Já para o primeiro dia de 2017, a previsão é de céu encoberto com chuvisco e máxima chegando a 35°C, de acordo com o Inmet.
O verão também chegou com altas temperaturas a São Paulo e o calor deve continuar na capital paulista no dia 31 com previsão de máxima de 34°C. Há possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Nas capitais nordestinas, o calor também deve marcar o encerramento de 2016.