63 views 13 mins

Geral 28/09/2017

em Geral
quarta-feira, 27 de setembro de 2017
O desligamento do sinal analógico de televisão em Salvador e Fortaleza, está beneficiando mais de 8 milhões de pessoas com acesso à TV digital.

Implantação da TV digital já beneficia 40 milhões de brasileiros, diz ministro

O desligamento do sinal analógico de televisão em Salvador e Fortaleza, está beneficiando mais de 8 milhões de pessoas com acesso à TV digital.O desligamento do sinal analógico de televisão em Salvador e Fortaleza, ontem (27), está beneficiando mais de 8 milhões de pessoas com acesso à TV digital, destacou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab

Com mais essas duas regiões, são 40 milhões de brasileiros atendidos pelo sistema digital a partir de agora. “É um trabalho extraordinário das empresas de televisão, juntamente com as empresas de telecomunicações. E agora vamos avançar para as capitais do Rio de Janeiro, de Vitória e seus entornos”.
Para o ministro, a expectativa do governo com o desligamento do sinal analógico está sendo atendida. “Em Brasília, por exemplo, as famílias, em especial as mais humildes, passaram a contar com uma qualidade de imagem que não tinham para assistir ao jogo de futebol, à novela, ao seu programa preferido. O consumidor também já está percebendo que vai melhorar a qualidade da comunicação, da telefonia móvel”.
As cidades de Juazeiro e Sobral, no Ceará, onde também estava previsto para ocorrer o desligamento ontem, tiveram de adiar a implantação para 2018. Kassab reforçou que casos como o dessas duas cidades podem ocorrer, e que esses problemas são resolvidos pelo Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired). “O Gired existe para administrar esses problemas ao longo da implantação do sistema de TV digital. Já houve dificuldades em algumas cidades, e isso foi superado. É compreensível num programa com essa dimensão”.
O sinal analógico foi desligado em Salvador e outros 19 municípios do entorno. No Ceará, incluiu a capital Fortaleza e mais 14 cidades. O sistema de TV digital já foi implantado em Rio Verde (GO); Brasília e 9 cidades do entorno do DF; São Paulo e 38 cidades do estado; Goiânia e mais 29 municípios de Goiás; Recife e outras 13 cidades de Pernambuco. A evolução tecnológica da radiodifusão no Brasil também vai resultar na ampliação do espectro disponível para as rádios FM. Segundo o ministro, essa medida vai levar entretenimento, boa programação e informação a diversos cantos do Brasil que não têm rádio ou melhorar o serviço nas grandes cidades (AI/MCTIC).

ONU garante alimentos para rohingyas em Bangladesh até novembro

Rohingyas se refugiam em Bangladesh, fugindo da violência em Mianmar.

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU) assegurou,ontem (27), que tem garantida “até novembro” a distribuição de alimentos para os cerca de 500 mil rohingyas, que se refugiaram em Bangladesh, fugindo da violência em Mianmar. “Estamos levando comidas das reservas do governo, por enquanto estamos em uma posição confortável até novembro”, afirmou o representante em Bangladesh do PMA, Dipayan Bhattacharyya.
A situação está por enquanto “sob controle”, segundo Bhattacharyya, cuja maior preocupação agora é “manter a cadeia de suprimentos ininterrupta no futuro” e projetar um programa para garantir isso. “Estamos prontos para fornecer assistência (alimentos) inclusive se chegar mais gente”, disse o representante da PMA, em um momento em que a ONU estimou em 480 mil o total de membros da minoria muçulmana rohingya que fugiram de Mianmar há um mês.
O Alto Comissionado da ONU para os Refugiados alertou nesta semana que a situação dos rohingyas instalados em Bangladesh é “desesperadora” e pode piorar se não chegar mais ajuda humanitária aos assentamentos. As necessidades são focadas no acesso ao saneamento e água potável em campos saturados de pessoas e sem infraestrutura para poder satisfazer as necessidades básicas, colocando a população de refugiados diante de risco de epidemias e uma crise de saúde.
O início do êxodo dos rohingyas começou no dia 25 de agosto, quando um grupo insurgente atacou essa minoria muçulmana contra postos policiais e militares birmaneses. Em resposta, o Exército birmanês lançou uma campanha militar que foi rotulada pelo Alto Comissionado da ONU para os Direitos Humanos como “limpeza étnica de manual” (Agência EFE).

Mais de 90% aprovam independência do Curdistão iraquiano

A Comissão Eleitoral do Curdistão anunciou ontem (27) que 92% dos 3,3 milhões de votantes no referendo separatista da última segunda aprovaram a independência do Iraque. O anúncio do resultado oficial ocorreu poucas horas após o primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, pedir o “cancelamento” do pleito e cobrar que os curdos iniciassem um diálogo com o governo de Bagdá “sob a luz da Constituição”.
A região autônoma, no entanto, só conta com o apoio do governo de Israel na tentativa de se separar do Iraque. Tanto as Nações Unidas, como os maiores líderes internacionais são contrários ou pedem um adiamento da separação por conta da luta contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI). Após o resultado, Moscou afirmou que “respeita as aspirações nacionais dos curdos”, mas afirmam que todas as diferenças entre os líderes curdos e de Bagdá “podem ser resolvidas através de um diálogo construtivo e respeitoso.
Os curdos são considerados um povo “sem pátria”, já que há eles estão espalhados por, ao menos, quatro países da região. A Turquia, por exemplo, conta com milhões de pessoas dessa etnia e já se declarou absolutamente contra qualquer processo de separação. O temor é que essa onda “separatista” se espalhe para os vizinhos (ANSA).

Papa lança campanha em prol de imigrantes e refugiados

O papa Francisco, que é filho de imigrantes italianos na Argentina, lançou a campanha durante a Audiência Geral, na praça de São Pedro.

O papa Francisco lançou ontem (27) na praça São Pedro, no Vaticano, uma campanha de sensibilização a favor dos imigrantes e refugiados, na tentativa de combater o “crescente sentimento anti-imigrante nos Estados Unidos e na Europa”. O projeto chamado “Partilhar a Viagem”, em parceria com a ONG católica Caritas, incentiva as pessoas a se encontrarem com imigrantes para ouvir suas histórias, em vez de tratá-los como “estatísticas e com estereótipos negativos”.
Segundo o líder da Igreja Católica, todos os imigrantes são “impulsionados pela virtude cristã da esperança para encontrar uma vida melhor”. Desta forma, os países precisam receber “nossos irmãos e irmãs imigrantes e refugiados de braças abertos”. “Não tenham medo de partilhar a jornada. Não tenham medo de partilhar a esperança”, disse Francisco durante a audiência geral. A ideia é pedir aos fiéis que levem a sério as ações públicas de apoio aos imigrantes e publiquem mensagens nas redes sociais.
De acordo com a Caritas, a campanha é uma das formas de conscientizar a sociedade para que todos tenham um olhar diferente sobre os imigrantes e refugiados. Jorge Mario Bergoglio ainda ressaltou o projeto em uma publicação em suas nove contas oficiais no Twitter. “Compartilhemos sem medo o caminho dos migrantes e dos refugiados. # ShareJourney”, escreveu.
Por sua vez, o papa Francisco tem dito, repetidamente, para os países acolherem os imigrantes, ressaltando que a “dignidade e o seu direito à proteção superam as preocupações com a segurança nacional” (ANSA).

Ferrari usada por Schumacher no tetracampeonato vai a leilão

Considerado um dos carros mais importantes da carreira do piloto Michael Schumacher, a Ferrari usada pelo alemão para conquistar o tetracampeonato da Fórmula 1, em 2001, será leiloada no próximo dia 16 de novembro. O modelo F2001, chassis 211, que está sendo apresentado em Hong Kong até 3 de outubro, poderá ser arrematado no Leilão de Arte Contemporânea de Nova York, realizado pela leiloeira Sotheby’s. O lance inicial é estimado em US$ 4 milhões.
Segundo um comunicado divulgado pela Sotheby’s, o veículo foi utilizado por Schumacher em três provas da temporada de 2001 – incluindo as vitórias de Mônaco e da Hungria, justamente a prova que garantiu seu quarto título mundial. “A Ferrari F2001 é um dos carros mais importante da Fórmula 1 e está entre os mais significantes e preciosos veículos para coleção a nível mundial”, diz a nota.
De acordo com o texto, “a oportunidade de adquirir umaFerrari de F1, que foi guiada por Michael Schumacher, não aparece com frequência. Um carro vencedor é verdadeiramente especial, mas um carro que vence duas provas e conduziu o maior piloto da F1 a dois títulos mundiais não é nada além de sensacional”, acrescenta o texto. O leilão da Ferrari acontece no ano em que a Ferrari comemora 70 anos de sua fundação (ANSA).

Proibido o uso de detergente como laxante para presos

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou que o uso de laxantes no sistema prisional seja restrito ao ambiente hospitalar e com acompanhamento médico. Em primeira instância, a Justiça já tinha proibido a prática dos agentes penitenciários de submeter os prisioneiros ao uso de água com sabão em pó ou detergente, com a mesma função do laxante.
O Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado apurou que a prática era feita para obrigar os prisioneiros a expelir objetos alojados dentro do organismo. Segundo a Defensoria, a prática é cruel, atenta contra a dignidade humana e descumpre tratados internacionais de direitos humanos assinados pelo Brasil. A sentença definiu um laxante específico para o processo e considerou desnecessário o consentimento da pessoa para a realização do procedimento (ABr).