77 views 11 mins

Geral 27 a 29/08/2016

em Geral
sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Quase 30% de alunos do 9º ano do ensino fundamental já fizeram sexo

Pesquisa constatou que 87,3% dos alunos do 9º ano receberam informações, na escola, sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e Aids.

Dos cerca de 2,6 milhões de estudantes que cursavam o 9º ano do ensino fundamental em 2015, 27,5% já haviam tido relação sexual (cerca de 723,5 mil)

Em média, um aluno do 9º ano tem 14 anos de idade. Deste total, 39% (280,7 mil) não usaram preservativo na primeira vez e 33,8% (219,2 mil) não utilizaram na última relação sexual. As informações fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – Pense 2015 – e foram divulgadas pelo IBGE. Das meninas do 9º ano que haviam tido relação sexual, 9% disseram já ter engravidado. Essa realidade era mais comum entre estudantes de escolas públicas (9,4%) do que entre as da rede privada (3,5%).
Pouco mais de 1% das meninas do 9º ano do ensino fundamental declararam já ter engravidado alguma vez (23 mil meninas), sendo o maior percentual registrado na região Norte, (2,1%) e o menor na região Sudeste (0,7%). Cerca de 105,2 mil (4%) estudantes do 9º ano relataram já ter sido forçados a ter alguma relação sexual. O percentual para meninos foi de 3,7% e para as meninas de 4,3%. Destes, um a cada três estudantes disse que o ato foi cometido por algum membro da família (pai, mãe, padrasto, madrasta ou outros familiares). A região Norte (5,3%), Roraima (7,3%) e Mato Grosso (6,2%) apresentaram os maiores percentuais.
Quanto à promoção de ações de prevenção e assistência em saúde, promovida pelas escolas, informando quanto à saúde sexual, os resultados revelaram que 87,3% dos alunos do 9º ano do ensino fundamental receberam informações, na escola, sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e Aids. Há 40 anos trabalhando com adolescentes, a pediatra Evelyn Eisenstein, do Departamento de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), afirmou que o principal gargalo – no que tange à saúde dessa faixa-etária – é falta de um programa nacional de saúde.
“O Brasil precisa de campanhas de prevenção e programas nas escolas. Os adolescentes têm direito não apenas à informação, como também a programas de protagonismo juvenil”, disse e pediatra”. Segundo Evelyn, o percentual de meninas entre 15 e 19 anos que engravidam no Brasil é muito mais alto que o relatado nas escolas, entre 20% a 23%, chegando a 30% em alguns estados. Entre 10% a 15% dessas meninas que engravidam são vítimas de violência e abuso sexual, ressaltou ela (ABr).

Fortuna de Bill Gates atinge US$ 90 bilhões

Bill Gates

Ao longo da última semana, a fortuna do fundador da Microsoft, Bill Gates, atingiu a marca dos US$ 90 bilhões de dólares, segundo a Bloomberg. Esse valor faz com que Gates valha o equivalente a aproximadamente 0,5% do PIB dos Estados Unidos, ou a cerca de 1,5% do PIB brasileiro em 2015.
Embora a Microsoft seja seu empreendimento mais famoso, ela não foi a grande responsável por esse resultado. O crescimento da Fortuna de Gates se deveu a alta de suas ações em duas empresas menos conhecidas: a Canadian National Railway Company e a Ecolab Inc.
A Canadian National Railway Company é a maior empresa ferroviária do Canadá. Ela possui mais de 32 mil km de trilhos que conectam nove portos dos EUA e do Canadá, transportando cargas como minérios, containers, automóveis e produtos químicos. No último ano, suas ações se valorizaram 15,53% e, em 2011, Gates chegou a ser o maior acionista da empresa.
Por sua vez, a Ecolab Inc. é uma empresa de serviços de tecnologia, água e higiene. Ela possui cerca de 47 mil funcionários e 25 mil clientes, e tem como objetivo desenvolver soluções para alimentação saudável e para favorecer o meio ambiente. Nos últimos 12 meses, suas ações passaram por uma valorização de 15,44%, marcando o 79º ano consecutivo em que a empresa paga dividendos a seus acionistas, segundo a Exame (IPNEWS).

Assassinato de vice-ministro causa comoção na Bolívia

O governo da Bolívia confirmou que um grupo de mineiros em greve sequestrou e assassinou brutalmente o vice-ministro do Interior, Rodolfo Illanes. Ele havia entrado em contato com o grupo, que realiza uma paralisação na região de Panduro, a cerca de 160 km da capital, La Paz, para dar início a negociações após a morte de dois manifestantes em choques com a Polícia.
Visivelmente comovido, o ministro da Defesa, Reymi Ferreira, explicou que o colega apanhou e sofreu torturas antes de morrer. O ministro do Interior do governo do presidente Evo Morales, Carlos Romero, por sua vez, definiu o crime como “um homicídio covarde e brutal”. O corpo de Illanes, de 56 anos, foi recuperado nas últimas horas e enviado à capital para passar por exames.
Um ajudante do vice-ministro conseguiu escapar e está sendo tratado em um hospital em La Paz. Até o momento, mais de 100 pessoas foram detidas pelo suposto envolvimento no episódio. Há dias os mineiros bloqueiam uma estrada em Cochabamba. Contrários a uma reforma da lei sindical, o grupo pede mudanças nas concessões de exploração (ANSA).

Aumenta a confiança da construção

São Paulo – O Índice de Confiança da Construção, medido pela FGV, subiu 1,8 ponto, entre julho e agosto, alcançando 72,5 pontos. Esse é o maior nível desde julho de 2015. Após a segunda alta consecutiva, o índice acumula ganho de 5,9 pontos desde o mínimo histórico de fevereiro.
Apesar da melhora, o índice continua muito mais próximo do registro mínimo que da média histórica. O indicador ainda mostra uma evolução em 2016 menos favorável que a de outros segmentos produtivos acompanhados pela FGV. Os pesquisadores da instituição observam, entretanto, que a “tendência de redução do pessimismo já parece evidente”.
A principal contribuição à alta veio do indicador que capta a percepção da empresa em relação à situação atual da carteira de contratos, que registrou alta de 1,7 ponto em relação ao mês anterior, atingindo 63,3 pontos (AE).

Segurança dos Jogos Paralímpicos será igual à da Olimpíada

Militares em atuação durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no Maracanã.

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse que as estratégias de segurança de turistas, atletas e moradores do Rio de Janeiro, durante a Olimpíada, não foram encerradas com o fim da competição e que a Força Nacional continuará na cidade até o fim dos Jogos Paralímpicos.
“Toda a questão de segurança não parou em nenhum momento. Haverá uma adaptação em relação ao efetivo naquelas praças em que não haverá mais jogos. Então, nesses locais, não haverá necessidade. Mas em relação às praças olímpicas em que acontecerão as disputas, é exatamente igual, o mesmo efetivo”.
O esquema de segurança foi mantido mesmo após a morte do soldado Hélio Vieira Andrade, baleado no dia 10 de agosto após entrar por engano em uma comunidade do Complexo da Maré junto a outros dois colegas de operação. Na ocasião, o governo assegurou que o episódio foi uma fatalidade “lamentável” porém “pontual” (ABr).

Jamie Oliver ajudará vítimas de sismo com venda de macarrão

O chef britânico, Jamie Oliver.

O chef britânico Jamie Oliver, conhecido mundialmente, irá se unir à campanha para levantar fundos para a região italiana de Amatrice, atingida por um forte terremoto que deixou centenas de mortos. A cada prato de “pasta à amatriciana”, tradicional da cidade, vendido em seus restaurantes, duas libras serão revertidas para os desabrigados e familiares das vítimas.
Oliver acredita que a iniciativa “realmente pode fazer uma diferença” e que “podemos facilmente levantar milhares e milhares de libras”. A fama mundial do cozinheiro pode aumentar o impacto da campanha batizada de “Amatriciana Solidária”, que já foi adotada por dezenas de chefs italianos e estrangeiros. O famoso “spaghetti alla amatriciana” nasceu da tradição dos pastores de Amatrice, que fica na região do Lazio, e a receita leva guanciale (um tipo de bacon), queijo pecorino e molho.
A iniciativa não é nova. Em 2012, após o terremoto que atingiu a região da Emilia Romagna, o chef de cozinha, Massimo Bottura, atualmente considerado o melhor do mundo, ajudou os produtores de queijo locais a venderem milhares de parmesões que tinham sido danificados ao criar um risoto que logo entrou no menu de vários restaurantes ao redor do mundo (ANSA).