73 views 15 mins

Geral 27/07/2017

em Geral
quarta-feira, 26 de julho de 2017
Há 15 anos a Festa Literária Internacional de Paraty leva cultura à cidade.

Festa Literária de Paraty começou ontem, mudando rotina da cidade

Há 15 anos a Festa Literária Internacional de Paraty leva cultura à cidade.

A cidade de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, sedia, desde ontem (26), a 15ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip)

A abertura foi no Auditório da Matriz, com a mesa literária ‘Lima Barreto: Triste Visionário’. Com direção de cena de Felipe Hirsch, o ator e escritor Lázaro Ramos e a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz debateram a vida e a obra do escritor carioca Afonso Henriques de Lima Barreto, homenageado deste ano pela Flip. O show de abertura, logo depois, no Auditório da Praça, esteve a cargo do pianista André Mehmari, que executou a Suíte Policarpo, criada para o evento, inspirada no mundo de Policarpo Quaresma, personagem de Lima Barreto.
Na avaliação da secretária de Cultura de Paraty, Cristina Maseda, a Flip é “extremamente importante. São 15 anos que a cidade tem a festa literária. Nota-se um impacto impressionante na vida cultural, no reconhecimento de Paraty como um destino de cultura, como uma cidade onde a cultura tem um lugar preponderante diante dos outros setores”, disse. Cristina lembrou que, além da Flip, Paraty é sede do Paraty em Foco, festival de fotografia; do Mimo, festival de música; do Encontro de Ceramistas, sem falar na Festa do Divino, que é patrimônio cultural do Brasil.
O grande legado da Flip, da Flipinha, que é voltada para o público infanto-juvenil, e da Flipzona, que incentiva a leitura e a produção cultural por meio de novas mídias, é o forte impacto no índice de leitura da população, afirmou Cristina. Todas as escolas municipais contam hoje com acervos de literatura infantil e juvenil de alta qualidade. “As crianças leem mais, há hora de leitura nas escolas, a literatura hoje na cidade tem um destaque importante”. Antes da Flip, a secretária informou que “não havia sequer um livro infantil na cidade. Daí a Flip ter uma importância enorme”, contou (ABr).

Carteira de Habilitação terá versão digital a partir de 2018

O modelo será disponibilizado para os celulares dos motoristas.

O Contran aprovou a criação da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). A versão digital terá o mesmo valor jurídico daquela feita em papel e estará disponível a partir de fevereiro de 2018. O modelo será disponibilizado para os celulares dos motoristas e a certificação será válida tanto por certificado digital como por QRCode, os códigos de barra que podem ser escaneados instantaneamente.
Com isso, os agentes de trânsito ainda poderão acessar o histórico daquele motorista através de um aplicativo, que ainda está em fase de testes. Os motoristas ainda terão acesso a versão em papel do documento e, aqueles que desejarem, poderão ter também a versão digital que será acessada através de uma senha pessoal. Para solicitar a CNH-e, o motorista precisará fazer um cadastro no Portal de Serviço do Denatran e confirmará seu email com a utilização de um certificado digital.
O cadastro deve ser feito através de um equipamento que permita esse tipo de certificação ou em um posto do Detran. O cadastro será ativado quando o usuário receber um link no email informado, onde será necessário fazer um login usando o aparelho celular. Após isso, será criada uma senha de segurança (PIN) para armazenar os dados com segurança e essa senha será usada todas as vezes que acessar a CNH-e (ANSA).

CUSTO DE VIDA

Os preços dos produtos e serviços na região metropolitana de São Paulo recuaram 0,32% em junho, a maior queda registrada desde o início da série histórica, em dezembro de 2010. Os dados são da pesquisa Custo de Vida por Classe Social, realizada mensalmente pela FecomercioSP. Com esse desempenho, o indicador acumulou alta de 0,90% no primeiro semestre. No mesmo período de 2016, o CVCS apontava elevação de 4,41%, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses houve alta de 3,02%, ante os 9,64% observados no mesmo período do ano passado.
Os grupos que mais influenciaram na queda do custo de vida foram: habitação (-1,2%), transporte (-0,58%), vestuário (-0,64%) e artigos do lar (-0,24%). O peso desses quatro segmentos no orçamento familiar, somados, é de 49%, o que favoreceu de maneira significativa o declínio do CVCS no mês. Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, ao longo dos três últimos meses as oscilações no preço de energia elétrica residencial têm contribuído muito para a queda nos preços do grupo habitação (FecomercioSP).

Licença não remunerada de até 6 anos para servidores federais

Após anunciar o Programa de Desligamento Voluntário (PDV) para servidores do Poder Executivo, o Ministério do Planejamento divulgou a possibilidade de os funcionários públicos federais aderirem a uma licença incentivada sem remuneração (LIP). Nela, os trabalhadores poderão suspender temporariamente o vínculo com a administração por três anos consecutivos, prorrogáveis por igual período, recebendo como incentivo o valor equivalente a três meses de sua remuneração.
O servidor que optar pela medida não poderá retornar ao trabalho antes do fim do prazo acordado. Em nota, o Ministério do Planejamento informou que os servidores que optarem pela adesão ao programa perderão o vínculo com a administração pública e, portanto, deixarão de participar do Regime Próprio de Previdência Social.
Para a pasta, assim como a LPI, o PDV e a jornada de trabalho reduzida com remuneração proporcional, visam “aumentar a eficiência no serviço público”. A adesão poderá ser feita já em 2017, e não há prazo final estipulado para que o servidor interessado possa aderir ao programa. O impacto financeiro da medida será observado em 2018 (ABr).

Copa do Mundo do Tiramisú

Um dos doces italianos mais famosos no mundo, o tiramisù será tema de uma competição internacional. A primeira edição da Copa do Mundo do Tiramisù ocorre em novembro e fará confeiteiros amadores de vários países disputarem o título de melhor receita. O torneio será disputado entre os dias 4 e 5 de novembro, na cidade natal do tiramisù, Treviso, que fica no Vêneto.
A competição foi idealizada pela empresa Twissen, especializada em turismo gastronômico, e só poderão participar confeiteiros amadores. Os competidores poderão se inscrever em duas opções de prova. A primeira se refere à reprodução da receita original do tiramisù, que leva ovos, queijo mascarpone, açúcar, café e cacau. A outra será a preparação de uma versão personalizada do doce.
O júri do concurso será composto por especialistas e pelo público em geral, os quais degustarão todas as receitas. As inscrições podem ser feitas pelo site (www.tiramisuworldcup.com) e custam 20 euros (ANSA).

Pyongyang prepara teste com míssil que pode atingir Alasca

Coreia do Norte prepara novo lançamento de míssil.

A Coreia do Norte estaria preparando um novo teste com mísseis e um novo lançamento deve ser realizado nos próximos dias, informaram fontes da Defesa dos Estados Unidos à mídia norte-americana. As informações apontam que o míssil lançado seria de alcance internacional e que teria capacidade de atingir o Alasca.
De acordo com as informações do Pentágono, houve um aumento da movimentação de veículos próximo a um dos locais mais comuns de lançamentos, a cidade de Kusong, desde a última sexta-feira (21). O mais provável é que o teste ocorra hoje (27), data em que o país celebra o “Dia da Vitória”, quando houve o fim do conflito armado com a vizinha Coreia do Sul. O último lançamento de um equipamento semelhante, ocorrido em 4 de julho, foi bem sucedido e causou preocupação ao redor do mundo.
Ainda ontem, a agência de notícias norte-coreana KCNA informou que o país pode fazer um “ataque nuclear” no “coração dos EUA” se a postura de Washington continuar a ser a de ameaças a Pyongyang. Para a agência, “ficou claro” que a postura norte-americana sob o comando de Donald Trump é “causar uma mudança de regime” e derrubar o “líder” Kim Jong-un (ANSA).

NEYMAR PODE OBTER CIDADANIA ESPANHOLA EM SETEMBRO

O atacante brasileiro Neymar, do Barcelona, está muito próximo de obter a cidadania espanhola, deixando de ocupar uma vaga destinada a estrangeiros na equipe catalã. Segundo o jornal espanhol “Mundo Deportivo”, ele irá jurar à Constituição e receber o passaporte do país em setembro. Neymar chegou à Espanha em 2013 e completará quatro anos morando em Barcelona no mês de agosto. O clube catalão entrou com recursos para acelerar o processo da dupla cidadania.
Hoje em dia, há um limite de três jogadores não provenientes de países da União Europeia para clubes espanhóis e o Barcelona já atingiu esse número ao ter no elenco Neymar, Luis Suárez e o jovem Marlone. Quando o brasileiro conseguir a dupla cidadania, a equipe catalã terá o direito de contar com outro atleta estrangeiro em seu elenco.
Segundo a mídia espanhola, se Neymar permanecer no Barcelona e conseguir o passaporte, quem deverá suprir a vaga deixada pelo brasileiro é o zagueiro colombiano Yerry Mina, do Palmeiras, que tem um pré-contrato para defender o Barcelona a partir de janeiro de 2018. Mas, nas últimas semanas, surgiram boatos de que Neymar estaria prestes a ir para o Paris Saint-Germain (ANSA).

Tarsila terá grande exposição no MoMa em 2018
‘Abaporu’ é umas das obras mais icônicas de Tarsila.

O Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa), um dos mais importantes do mundo, anunciou que fará a primeira grande exposição da artista brasileira Tarsila do Amaral em fevereiro de 2018. Serão apresentadas 130 obras de uma das vanguardistas do modernismo do século 1920, em peças que passarão por toda a trajetória da brasileira, na maior exposição dela nos Estados Unidos até hoje.
O título da exposição será “Tarsila do Amaral: inventing Modern Art in Brasil” (“Tarsila do Amaral: inventando a Arte Moderna no Brasil”, em tradução livre) e a mostra contará com a obra brasileira de arte mais cara de todos os tempos: o famoso “Abaporu”, de 1928, que atualmente pertence ao argentino Eduardo Costantini. De acordo com o MoMa, Tarsila foi uma das responsáveis “para o nascimento da arte moderna no Brasil” e inspirou dezenas de artistas nacionais (ANSA).

Produção de aço bruto no Brasil

São Paulo – A produção de aço bruto no Brasil em junho somou 2,649 milhões de toneladas, aumento de 4% em relação ao mesmo mês do ano passado, divulgou nesta quarta-feira, 26, o Instituto Aço Brasil (IABr).
Já a produção de laminados chegou em 1,814 milhão de toneladas no mês passado, aumento de 2,3% na relação anual. A de aços planos, por sua vez, cresceu 13,5%, para 1,1 milhão de toneladas no mês passado.
Já a produção de aço longo caiu 11,3% em junho ante junho de 2016, para 714 mil toneladas. As importações de aço, em volume, cresceram 108,7%, para 192 mil toneladas (AE).