71 views 12 mins

Geral 25/10/2016

em Geral
segunda-feira, 24 de outubro de 2016
Caminhão semelhante é usado para dispersar manifestantes em Santiago, no Chile.

Uso de jatos de água vai evitar bala de borracha em protestos

Caminhão semelhante é usado para dispersar manifestantes em Santiago, no Chile.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse ontem (24) que a Polícia Militar (PM) deverá usar jatos de água para evitar o uso de balas de borracha em protestos

“Nós compramos quatro caminhões de Israel. Você procura agora nem utilizar mais [bala de borracha], você usa água. Você procura utilizar água”, disse após participar de um anúncio de liberação de verbas do Ministério da Saúde para municípios do estado.
Alckmin comentava a decisão judicial que proibiu o uso de munição menos letal (balas de borracha e gás lacrimogênio) contra manifestações e ainda condenou o governo a pagar R$ 8 milhões de indenização pelos excessos cometidos pela PM. “E a desproporcional violência policial também atingiu, individualmente, diversas pessoas, caso, por exemplo, dos jornalistas que foram atingidos gravemente por balas de borracha”, destaca a sentença. Em um desses casos, o fotógrafo Sérgio Silva perdeu um olho ao ser atingido por esse tipo de munição em 2013.
O governador disse acreditar que a decisão será revista em segunda instância. “Eu acho que vai ser revertida essa decisão. Já estava em julgamento na Câmara do Tribunal e nós já tínhamos ganho. Eram [necessários] três votos e estava dois a zero. Aí o que aconteceu, o terceiro desembargador pediu vistas e deu tempo para o juiz decidir. É evidente que isso deve ser revisto no tribunal”, disse Alckmin em referência ao julgamento dos recursos sobre a liminar concedida anteriormente pelo mesmo magistrado.
Alckmin também defendeu a atuação da polícia. “No mundo inteiro você tem protocolos internacionais. Então, a polícia não usa elastômetro, armas não letais a não ser em casos muito excepcionais”, ressaltou o governador. Segundo ele, nas manifestações citadas na ação civil pública, realizadas em 2013, houve necessidade de intervenção com uso da força. “Tudo isso se refere a 2013 onde nós tivemos policial ferido, ônibus queimado, loja depredada, banca destruída. É preciso ver as circunstâncias”, acrescentou.
Ao ser questionado sobre os casos recentes envolvendo acusações de abuso da PM em protestos, Alckmin disse que a Corregedoria da corporação faz acompanhamento de todas as situações. “Todas as ações da polícia são filmadas e analisadas pela Corregedoria e qualquer erro há uma punição”, enfatizou (ABr).

Neymar é único brasileiro na lista do prêmio ‘Bola de Ouro’

Neymar ficou com a terceira posição no prêmio da Bola de Ouro 2015.

O atacante Neymar, do Barcelona, é o único brasileiro na lista dos 30 melhores jogadores do mundo que concorrerão ao prêmio “Bola de Ouro”. Os nomes foram divulgados, gradativamente, ontem (24) pela revista “France Football”, que voltará a entregar o prêmio sozinha após cisão com a Fifa. Além de Neymar, já haviam sido anunciados os nomes de Lionel Messi (Barcelona) e de Cristiano Ronaldo (Real Madrid) – que dividiram o título de melhor do mundo nos últimos anos – além do veterano goleiro da Juventus, Gianluigi Buffon, e do galês Gareth Bale (Real Madrid).
Além de Buffon, a Juventus estará representada ainda por Paulo Dybala e por Gonzalo Higuaín – que deixou o Napoli pela pentacampeã italiana. Também está na lista o francês Paul Pogba, que fez uma boa temporada pela Juventus antes de se transferir para o Manchester United. Os outros times italianos não tem representantes.
Criado em 1956, o “Bola de Ouro” terá mudanças na votação após a separação com a Fifa – com a qual compartilhava o prêmio desde 2010. Agora, apenas jornalistas internacionais darão seus votos, sendo eliminada a presença dos técnicos e dos capitães de seleções ao redor do mundo.
Confira a lista completa: – Sergio Agüero (Manchester City); Pierre Emery Aubameyang (Borussia Dortmund); Gareth Bale (Real Madrid); Gianluigi Buffon (Juventus); Cristiano Ronaldo (Real Madrid); Kevin De Bruyne (Manchester City); Paulo Dybala (Juventus); Diego Godin (Atlético de Madrid); Antoine Griezmann (Atlético de Madrid); Gonzalo Higuaín (Napoli/Juventus); Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint-Germain/Manchester United); Andrés Iniesta (Barcelona); Koke (Atlético de Madrid); Toni Kroos (Real Madrid); Robert Lewandowski (Bayern de Munique); Hugo Lloris (Tottenham); Riyad Mahrez (Leicester City); Lionel Messi (Barcelona); Luka Modric (Real Madrid); Thomas Müller (Bayern de Munique); Manuel Neuer (Bayern de Munique); Neymar (Barcelona); Dimitri Payet (West Ham); Pepe (Real Madrid); Paul Pogba (Juventus/Manchester United); Rui Patricio (Sporting); Sergio Ramos (Real Madrid); Luis Suarez (Barcelona); Jamie Vardy (Leicester); Arturo Vidal (Bayern de Munique) – (ANSA).

Itália encontra peças roubadas de museu há 40 anos

A polícia italiana anunciou ter encontrado 13 obras de arte roubadas em 1976 da Galeria Mozzi Bardini, em Florença. Entre as peças, há cerâmicas e maiólicas do século XVI, um prato do século IV a.C, pinturas e um artigo fabricado para o duque Alexandre de Médici. As obras são estimadas em 60 mil euros.
Quatro pessoas, sendo três colecionadores privados e um vendedor de obras de arte, foram denunciadas por receptação. O acervo foi encontrado ao longo dos anos pelas cidades de Florença, Siena, Milão, Perugia, Viterbo e na província de Arezzo. As investigações partiram em 2003, após a polícia encontrar em um antiquário de Perugia um quadro roubado da Galeria Mozzi Bardini.
A partir daí, os agentes do núcleo de proteção ao patrimônio cultural começaram a rastrear vendas de obras de arte em mercados nacionais e internacionais, incluindo em acervos privados ou em especialistas em restauração. “São obras que respeitam a variedade e a riqueza do acervo de Bardini”, disse o diretor do museu da Toscana, Stefano Casciu (ANSA).

Polícia autua 42 torcedores por briga na reabertura do Maracanã

Antonio Lacerda/Ag.Lusa

Quarenta e dois torcedores do Corinthians foram autuados, no domingo (23), pela polícia depois do jogo de reabertura do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro: Flamengo 2×2 Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro.
De acordo com a Polícia Civil, 31 são suspeitos de tentar invadir o espaço reservado para a torcida do Flamengo, depredar o estádio e agredir policiais militares antes do início do jogo. Outros 11 foram autuados por promover tumulto.
Os policiais conseguiram controlar o tumulto com a ajuda de armas não letais, como sprays de pimenta. Quando a partida terminou, os cerca de 3 mil torcedores do time paulista ficaram retidos na arquibancada do estádio até que a polícia analisasse as imagens para identificar os agressores. As 31 pessoas autuadas na Central de Garantias da Polícia Civil por agressão aos policiais terão que se apresentar a audiências de custódia na Justiça.
“A fim de capturar 40 torcedores que supostamente se envolveram em briga com policiais, a PM aprisionou 3 mil torcedores do Corinthians no Estádio do Maracanã. É inaceitável que uma briga aconteça dentro do estádio entre alguns torcedores e a polícia não tenha capacidade de prender em flagrante os envolvidos, fazendo com que todos os outros corinthianos que lá estejam sejam agredidos como cidadãos” diz a nota.
O Corinthians também pede que a Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro puna os policiais militares envolvidos no episódio (ABr).

Última estátua de Lênin é derrubada na Ucrânia

A último estátua do líder revolucionário russo Vladimir Lenin em território ucraniano foi derrubada em Novgorod-Seversky, informou a mídia local. De acordo com a emissora “Espreso.tv”, a estátua veio abaixo e a Prefeitura da cidade teria colocado a peça, que está em um depósito, à venda por cerca de US$ 39 mil.
Caso não apareçam compradores, a emissora diz que as autoridades estão dispostas a derreter a estátua, de 4,5 toneladas de metal e construída em 1985. No entanto, a notícia gerou outras versões na Ucrânia e alguns jornais afirmam que a confirmação ainda não foi dada sobre a derrubada da estátua de Lênin.
Em maio de 2015, o governo ucraniano adotou uma lei que veta e pune com prisão quem divulgar propagandas e símbolos comunistas, equiparando-os com os nazistas. Desde 2013, ocorre na Ucrânia uma “caça às estátuas de Lênin” que sobreviveram às revoltas e ainda não tinham sido derrubadas por nacionalistas.
As especulações sobre a última estátua de Lênin vêm no dia em que a Ucrânia anunciou o fim dos vistos de viagem com a União Europeia (UE), em mais uma sinalização de aproximação com o Ocidente. “Estou certo que o documento sobre a abolição do regime de vistos será assinado e ratificado pelo Parlamento Europeu até 24 de novembro”, disse o presidente Petro Poroshenko (ANSA).