78 views 12 mins

Geral 22 a 24/10/2016

em Geral
sexta-feira, 21 de outubro de 2016
Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, recebe duas caixas com 800 mil assinaturas pela criação de um santuário de baleias no Atlântico Sul.

Brasil defende criação de santuário de baleias no Atlântico Sul

Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, recebe duas caixas com 800 mil assinaturas pela criação de um santuário de baleias no Atlântico Sul.

O Brasil vai defender a criação de um santuário de baleias no Atlântico Sul para proteger os cetáceos da caça e garantir sua sobrevivência

A posição será levada pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, à Comissão Internacional da Baleia, na Eslovênia. O assunto foi debatido no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio, quando o ministro recebeu duas caixas contendo mais de 800 mil assinaturas, coletadas pelo Greenpeace e outras entidades, que serão levadas ao encontro internacional.
“É importante que a gente se posicione a esse respeito. Todos os países do litoral atlântico da América do Sul estão de acordo. Também é uma maneira de puxar o assunto sobre o equilíbrio marinho, dos corais, da poluição, dos estoques pesqueiros”, disse Sarney. A bióloga Leandra Gonçalves, da Fundação SOS Mata Atlântica, disse que o santuário de baleias já é defendido pelo governo brasileiro desde 1999, como garantia de que nunca mais haverá caça às baleias no Oceano Atlântico Sul.
“Para garantir que essa ameaça silenciosa fique completamente fora dos planos de qualquer indústria baleeira, o santuário seria a melhor ferramenta para isso. Ele viria a proteger baleias e também golfinhos”, disse Leandra. São 51 espécies de cetáceos que habitam o Atlântico Sul.
Na costa brasileira, segundo ela, são 33 espécies, incluindo a baleia jubarte, a baleia franca, a baleia de bride, a baleia fin e a cachalote, popularizada na figura de Moby Dick.
A baleia azul, que é a maior espécie, com 30 metros de comprimento, era bastante presente na costa brasileira e hoje é rara sua aparição. Segundo documento distribuído pelo Ministério do Meio Ambiente, no século 20, cerca de 2,9 milhões de baleias foram mortas em todo o mundo, sendo 71% das mortes verificadas no hemisfério sul. Para ser aprovado o santuário do Atlântico Sul são necessários 75% dos votos dos países membros da Comissão Internacional da Baleia. Na última votação, em 2014, foram obtidos 69%. A expectativa é que na próxima reunião, nesta semana, na cidade de Portoroz, na Eslovênia, seja possível alcançar os votos necessários (ABr).

Módulo Schiaparelli caiu a 300km/h no solo de Marte

Módulo Schiaparelli, em criação artística.

O módulo Schiaparelli, que deveria ter pousado no solo de Marte no último dia 19, caiu a cerca de 300 km/h enquanto fazia o processo de descida no planeta vermelho, informou a Agência Espacial Europeia (ESA). Não está excluída a possibilidade de que o Schiaparelli tenha explodido com a força do impacto – já que estava com os tanques de combustível cheios. Os especialistas confirmam que o problema nos propulsores ocorreu entre dois e quatro km antes do pouso, mas que as “informações preliminares” não permitem definir o que causou o problema.
De acordo com o comunicado, os restos do equipamento foram fotografados pelo Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da Nasa, durante uma de suas passagens pela área onde o módulo deveria ter pousado. As imagens mostram duas manchas escuras: uma, mais iluminada e definitiva, que é o paraquedas. A outra é mais “escura e confusa”, em uma cratera criada pelo impacto, e que está a cinco km a oeste de onde deveria ocorrer o pouso. A missão ExoMars 2016 tem como objetivo buscar sinais de vida do tipo bacteriano no planeta.
A operação é realizada sob controle da Agência Especial Europeia (ESA), direto de seu centro em Darmstadt, na Alemanha, e ocorre em conjunto com a agência russa Roscosmos e com grande participação tecnológia da Itália. É a primeira vez que um aparelho espacial europeu atravessa a atmosfera de Marte em uma descida de seis minutos, durante a qual também serão coletados dados sobre o planeta.
A missão é dedicada ao astrônomo italiano Giovanni Schiaparelli, autor do primeiro mapa completo de Marte. A Agência Espacial Italiana (ASI) foi o principal contribuinte da missão, com 350 milhões de euros, que representam 32% do valor total (ANSA).

Prisão de Cunha: ninguém está acima da lei

“Não é mais apenas pobre ou ladrão de galinha que vai para cadeia” — foi o que afirmou a senadora Ana Amélia (PP-RS), ao se referir à prisão do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e de outros políticos e empresários, o que mostra, segundo ela, que ninguém mais está acima das leis.
Nesse contexto, a senadora manifestou apoio às dez medidas de combate à corrupção que estão em análise na Câmara. Ela também elogiou a atuação do MPF no Paraná, assim como do juiz Sérgio Moro, que, segundo disse, trazem esperança para o Brasil.
“O juiz Sérgio Moro está sendo uma espécie de sopro de esperança para a sociedade brasileira, cansada da impunidade, da corrupção que tá corroendo o recurso que falta para a educação, que falta para a saúde, que falta para a segurança pública, que falta para a infraestrutura deficiente que nós temos. A corrupção é a pior doença que pode grassar numa sociedade”, afirmou (Ag.Senado).

Tite convoca três ‘italianos’

A seleção brasileira que vem de quatro vitórias consecutivas sob comando de Tite, encara a Argentina no dia 10 de novembro no Mineirão e o Peru no dia 15, em Lima

O técnico Tite convocou na sexta-feira (21) os 24 jogadores que enfrentarão a Argentina e o Peru nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 e incluiu três jogadores que atuam no futebol da Itália. O goleiro Alisson, da Roma, o lateral Daniel Alves, da Juventus, e o zagueiro Miranda, da Inter de Milão, voltaram a ser chamados para os próximos confrontos. A seleção brasileira, que lidera as Eliminatórias após as quatro vitórias consecutivas sob comando de Tite, encara a Argentina no dia 10 de novembro no Mineirão e o Peru no dia 15, em Lima.
Confira a lista completa de convocados: – Goleiros: Alisson (Roma), Muralha (Flamengo) e Weverton (Atlético Paranaense); Zagueiros: Thiago Silva (Paris Saint-Germain), Marquinhos (PSG), Gil (Shandong Luneng), Miranda (Inter de Milão) e Rodrigo Caio (São Paulo); Laterais: Fagner (Corinthians), Marcelo (Real Madrid), Filipe Luis (Atlético de Madrid) e Daniel Alves (Juventus); Meias: Casemiro (Real Madrid), Giuliano (Zenit), Philippe Coutinho (Liverpool), Renato Augusto (Beijing Guoan), Lucas Lima (Santos), Paulinho (Guangzhou Evergrande); Willian (Chelsea) e Fernandinho (Manchester City); Atacantes: Neymar (Barcelona), Gabriel Jesus (Palmeiras), Firmino (Liverpool) e Diego Costa (Bayern de Munique) – (ANSA).

Liberada a venda de preservativo feminino

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara aprovou projeto do deputado Dr. Jorge Silva (PHS-ES) que autoriza a comercialização de preservativos femininos em qualquer estabelecimento comercial. Hoje, essa autorização legal é concedida apenas para preservativos masculinos.
O projeto recebeu parecer favorável da relatora na comissão, deputada Laura Carneiro (PMDB-RJ).
Para Laura, a equiparação comercial entre os preservativos deverá estimular a venda da versão feminina, que hoje possui uma pequena participação no mercado. Ela afirmou que o preservativo feminino, liberado para venda no Brasil desde 1997, é tão eficaz quanto o masculino na prevenção de doenças transmissíveis, como Aids e HPV, e gravidez indesejada, e ainda traz outra vantagem.
“Diferentemente do preservativo masculino, o preservativo feminino pode ser colocado horas antes da relação, o que facilita a tomada de decisão da mulher. Com esse método, é dada às mulheres a alternativa de proteção quando o parceiro se nega a usar o preservativo”, disse a deputada. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora na Comissão de Constituição e Justiça (Ag.Câmara).

Homenagem a dom Paulo Evaristo Arns

Uma grande homenagem aos 95 anos de dom Paulo Evaristo Arns vai reunir alguns dos principais nomes da luta em defesa dos direitos humanos nesta segunda-feira (24), às 18h00, no Teatro Tuca.
Já confirmaram presença os juristas Dalmo Dallari e Fábio Konder Comparato; o bispo Dom Angélico Sândalo Bernardino; o coordenador do MST, João Pedro Stédile; os advogados Fermino Fechio, José Gregori, Luiz Eduardo Greenhalgh e Mário Simas; o secretário municipal de direitos humanos de São Paulo, Felipe de Paula; o coordenador da Pastoral Operária, Paulo Pedrini; a reitora da PUC/SP, Anna Maria Marques Cintra; o representante do povo da rua Evandro Floriano de Oliveira; a viúva de Santo Dias, Ana Dias; e o jornalista Juca Kfouri.
O evento também marcará o pré-lançamento da biografia Dom Paulo, um homem amado e perseguido (editora Expressão Popular), das jornalistas Evanize Sydow e Marilda Ferri.