76 views 12 mins

Geral 21/08/2015

em Geral
quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Detran: sistema filma e grava provas de futuros motoristas

O objetivo é tornar o resultado do exame transparente e, sobretudo, coibir fraudes e irregularidades.

O Detran-SP está desenvolvendo projeto-piloto com o objetivo de monitorar, em tempo real, as provas práticas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

A ideia é que os exames que testam os futuros motoristas sejam acompanhados por diferentes recursos tecnológicos, como áudio e vídeo. Os veículos em que os testes serão feitos passarão a ser equipados com câmeras e um sistema de telemetria, que permite o rastreamento e a aferição do percurso e do comportamento do candidato durante a prova de direção.
Com isso, pretende-se tornar o resultado do exame mais preciso e transparente e, sobretudo, coibir fraudes e irregularidades. Atualmente, as provas teóricas já são feitas de forma eletrônica em São Paulo, mas a ideia é que as práticas também sejam modernizadas.
O projeto está em fase de licitação.
Segundo Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran, o edital deverá ser lançado até o fim de setembro e o projeto-piloto deverá estar concluído até o fim do ano. Isso, segundo ele, não implica aumento de custos para o cidadão. “O objetivo é fazer com que os valores continuem os mesmos, mas com uma prova muito melhor do que a que existe hoje, com muito mais exatidão nos resultados.”
“O Detran do Rio de Janeiro já implantou um sistema de câmeras. O que estamos falando [em São Paulo] não é só de câmeras. É também de um sistema que vai permitir, por exemplo, saber se ele [o candidato], no meio do circuito [rota que deve fazer na prova prática], tinha que dar uma seta para a esquerda e não deu. O sistema vai conseguir gravar isso”, disse Annenberg.
Segundo ele, só na capital paulista são feitos cerca de 100 mil provas práticas a cada mês. “É uma quantidade muito grande. O objetivo é não só coibir fraudes, mas ter um histórico, ter informações sobre a prova para que se possa, a qualquer momento, serem solicitadas pelo próprio candidato ou mesmo pela Justiça para avaliar se aquela prova foi feita e como ela foi feita”. Em nota, o Denatran disse que entende como válido “tudo que for feito para melhorar os procedimentos a fim de garantir a segurança do cidadão”. Acrescentou que as medidas que estão sendo adotadas pelo Detran-SP também estão sendo estudadas pelo governo de Minas Gerais (ABr).

Ao som do ‘Poderoso Chefão’, mafioso tem funeral digno de rei

O velório ocorreu na capital italiana e o corpo foi levado até a igreja Dom Bosco, na periferia da cidade.

Uma carruagem antiga guiada por seis cavalos pretos, pétalas de rosas jogadas por um helicóptero e uma orquestra que tocou o tema do filme “O Poderoso Chefão”: esses foram os destaques do funeral de Vittorio Casamonica, um dos mais famosos mafiosos de Roma, na quinta-feira (20).
O velório ocorreu na capital italiana e o corpo foi levado até a igreja Dom Bosco, na periferia da cidade. “Você conquistou Roma e agora vai conquistar o paraíso”, “Era uma boa pessoa, correta”, “Vittorio Casamonica, Rei de Roma” gritavam algumas das centenas de pessoas que acompanharam a cerimônia.
O público aparentava estar realmente sentindo a perda do homem de 65 anos, conhecido por comandar um clã homônimo considerado o “mais potente” da região, com um patrimônio milionário. O grupo é acusado de atuar no sistema político, através de fraudes e corrupção com o dinheiro público, além de ser o responsável pelo tráfico de drogas da região.
partido Esquerda, Ecologia e Liberdade (SEL) entrou com um questionamento parlamentar no Ministério do Interior para investigar o velório e enterro do “boss” Casamonica. Segundo os deputados, o evento foi “inacreditável” do ponto de vista da governança e inexplicável na questão religiosa.
O porta-voz do Partido Verde, Angelo Bonelli, também questionou a situação. “Uma mensagem de força no combate do Estado e uma riqueza ostentada com a música do “Poderoso Chefão”. Quero entender como foi possível que um helicóptero pode voar tão baixo e que um funeral tão esplendoroso foi celebrado em uma igreja”, disse Bonelli (ANSA).

Tragédia em show aéreo na Eslováquia

Um show aéreo terminou em tragédia nos céus da Eslováquia na quinta-feira (20). Ao menos sete dos 40 paraquedistas que iriam participar do espetáculo morreram na colisão dos dois pequenos aviões que os transportavam.
Segundo as autoridades locais, as outras pessoas conseguiram se salvar porque se jogaram da aeronave antes do impacto, quando estavam a 1,5 mil metros de altura. A porta-voz dos bombeiros, Zuzana Farkasova, afirmou que o incidente ocorreu na região de Cerveny Kamen, próximo à fronteira com a República Checa, e que diversas equipes estão trabalhando no local da queda.
A Agência Nacional para Aviação da Eslováquia informou que as vítimas estavam em um dos aviões, modelo L-410. As autoridades não deram mais detalhes sobre as prováveis causas do acidente (ANSA).

Deputados pedem fim da assinatura
básica de telefonia

Os deputados Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS), Marcos Rotta (PMDB-AM) e Weliton Prado (PT-MG) pediram o fim da assinatura básica de telefonia, em audiência pública sobre a baixa qualidade dos serviços de telefonia fixa, móvel e internet no País realizada na Câmara. “A telefonia fixa está acabando no Brasil, e a assinatura básica não acaba”, disse Rotta. “A assinatura foi criada para fazer a expansão da rede, e não tem mais necessidade de existir”, completou Prado.
Os parlamentares ressaltaram que o projeto que acaba com a assinatura básica é o que mais recebe ligações de apoio na Câmara. O presidente da Anatel, João Rezende, afirmou que os preços dos serviços de telecomunicações estão subindo, em média, bem abaixo da inflação. Segundo Rezende, o valor da assinatura básica de telefonia teve reajuste de 13% desde 2005, enquanto a inflação acumulada no período foi de cerca de 65%.
Mas, segundo Rezende, a carga tributária ainda impacta muito as contas de telefonia, especialmente o ICMS. Porém, segundo Marchezan Júnior, mesmo sem levar em conta a carga tributária, as tarifas brasileiras estão entre as mais altas do mundo. “De 20% a 30% do faturamento global das empresas de telecomunicações vêm do Brasil”, observou (Ag.Câmara).

Trabalhar mais de 55 horas semanais aumenta risco de enfarte

ANS temporario

Trabalhar 55 horas ou mais por semana aumenta em 33% o risco de enfarte, quando se compara com uma jornada de 35 a 40 horas semanais. Com base em investigações envolvendo 528.908 homens e mulheres, seguidos durante 7,2 anos, o aumento do risco de enfarte mantinha-se mesmo quando se retirava o consumo de cigarro e álcool e a atividade física.
Publicado pela revista The Lancet, o estudo conclui que, em comparação com pessoas que têm uma semana regular, aqueles que trabalham entre 41 e 48 horas tinham um risco acrescido de 10%, enquanto os que trabalham entre 49 horas e 54 horas enfrentam risco extra de 27%. No caso de a pessoa trabalhar 55 horas ou mais por semana, o risco de enfarte aumenta 33%, indica o estudo.
Uma longa semana de trabalho também aumenta o risco de doenças cardíacas em 13%, mesmo levando-se em conta fatores de risco como a idade, o gênero e o nível socioeconômico. Os pesquisadores constataram que a baixa atividade física, o elevado consumo de álcool e o estresse frequente elevam o risco.
“Os profissionais de saúde deveriam estar conscientes de que trabalhar longas horas está associado a um significativo aumento do risco de enfarte e, possivelmente, de doenças cardíacas”, diz ainda o estudo (Ag. Lusa).

ANS suspendeu a venda de 73 planos de saúde

Desde ontem (20), 73 planos de saúde de 15 operadoras estão com a comercialização suspensa. A determinação é da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para as empresas que tiveram muitas reclamações dos beneficiários. A lista com os planos suspensos está disponível no site (www.ans.gov.br). A medida é resultado do 14º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que avalia as reclamações de consumidores, como descumprimento dos prazos máximos de atendimento e negativas indevidas de cobertura.
Das 15 operadoras de planos com venda suspensa nesta etapa, 11 constavam na lista de suspensão do período anterior. Além de interromper a venda, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil.
Segundo a ANS, a punição só termina quando a empresa provar que melhorou o atendimento aos clientes.
Dessa forma, 52 planos de saúde que tiveram a comercialização suspensa em ciclos passados podem voltar a ser vendidos, pois conseguiram melhorar o atendimento. Desde o início do monitoramento, 1.140 planos de 155 operadoras já tiveram as vendas suspensas e 976 planos voltaram ao mercado após comprovarem melhorias no atendimento (ABr).