61 views 12 mins

Geral 18/10/2018

em Geral
quarta-feira, 17 de outubro de 2018
Um terco temproario

Um terço dos usuários de cartão de crédito desconhece valor da fatura

Atrasos no cartão de crédito podem custar caro. Mesmo assim, boa parte dos usuários dessa modalidade de crédito desconhece o valor da fatura do mês anterior.

Um terco temproario

Atrasos no cartão de crédito podem custar caro. Foto: Nilton Fukuda/Estadão

É o que aponta o Indicador de Uso do Crédito apurado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Um terço dos consumidores (33%) que usaram cartão de crédito em agosto não sabe quanto gastou.

Entre os que se lembram o valor que desembolsaram, a fatura média foi de R$ 882. Além disso, cerca de 25% entraram no rotativo e 74% pagaram o valor integral da fatura — percentual que cai para 64% nas classes C e D. Metade (50%) dos tomadores de empréstimos e financiamentos atrasaram parcelas da dívida, sendo que 21% ainda estão com prestações pendentes. Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o uso do crédito exige cuidados. “A falta de disciplina no controle do orçamento provoca uma desoganização que o consumidor precisa recorrer a renegociações que levam muitos meses para quitar”.

Na sondagem também foi investigada a disposição dos consumidores em cortar gastos. Para 55%, a meta é diminuir as despesas em relação ao mês de agosto. Outros 36% sinalizaram manter o mesmo nível de gastos e apenas 5% relataram ter intenção de aumentar as despesas. A razão para os cortes são os preços elevados praticados no mercado (33%); outros fatores: desemprego (20%), endividamento (14%), queda da renda (12%), desejo de fazer reserva financeira (11%) e elevados gastos do mês anterior (9%).

A pesquisa ainda mostra que oito em cada dez consumidores (82%) estão no limite do orçamento, sendo que 44% mostraram-se no zero a zero e 38% no vermelho. Os altos preços foram mencionados como a principal causa do desajuste para 49% dos que declararam estar no vermelho. Em seguida, aparece queda da renda (25%), perda do emprego (23%) e descontrole dos gastos (13%) – (CNDL/SPC).

Nova vacina contra gripe exclusiva para idosos

Nova temproario

Imunizante com maior quantidade de antígenos, aumenta a proteção contra influenzaem pessoas a partir de 65 anos. Foto: NotíciasSP

A Sanofi Pasteur acaba de receber a aprovação de registro da Anvisa de uma nova vacina contra gripe desenvolvida exclusivamente para idosos. Nesta população, a vacina apresentou-se 24,2% mais eficaz na proteção contra a gripe em comparação à vacina contra influenza trivalente aprovada atualmente no Brasil.1,2

A vacina foi lançada nos Estados Unidos em 2010, e desde então, mais de 67 milhões de idosos já foram protegidos com este novo produto. “O Brasil tem uma população idosa crescente que precisa se proteger contra a gripe. O cuidado com esse grupo, especialmente para influenza, é uma necessidade notada há algum tempo e agora muitos serão beneficiados”, pontua Hubert Guarino, diretor geral da Sanofi Pasteur.

Adultos a partir de 65 anos são, particularmente, mais vulneráveis a complicações associadas ao vírus Influenza, o que significa que a resposta de anticorpos após o recebimento da vacina tradicional contra a gripe nessa população é mais baixa do que em adultos jovens². A nova vacina foi desenvolvida e produzida para pessoas a partir de 65 anos e ajuda a promover uma resposta imune mais efetiva.

Brasil tem 2.192 casos de sarampo confirmados

Agência Brasil

Até o dia 15 de outubro, 2.192 casos confirmados de sarampo foram registrados no Brasil, segundo dados divulgados ontem (17) pelo Ministério da Saúde. Desse total, 1.776 casos foram identificados no Amazonas e 330 em Roraima. Juntos, os estados contabilizam ainda 7.894 casos em investigação. Casos isolados de sarampo, segundo a pasta, foram registrados em São Paulo (3), no Rio de Janeiro (18), no Rio Grande do Sul (37), em Rondônia (2), em Pernambuco (4), no Pará (17), no Distrito Federal (1) e em Sergipe (4).

Ainda de acordo com o ministério, até o momento, 12 mortes pela doença foram confirmadas no país, sendo quatro em Roraima, seis no Amazonas e duas no Pará. O Ministério da Saúde informou que, de janeiro a outubro deste ano, enviou um quantitativo de 13,2 milhões de doses da vacina tríplice viral – que previne contra o sarampo, a caxumba e a rubéola – para Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Sergipe, além do Distrito Federal.

O objetivo, segundo a pasta, é atender a demanda dos serviços de rotina e a realização de ações de bloqueio, intensificação e campanha de vacinação para prevenção de novos casos de sarampo.
Por meio de nota, o ministério informou que todos as unidades federativas, com exceção do Distrito Federal, alcançaram a meta de 95% de cobertura vacinal contra a doença.

Indústria gerou 500 vagas em setembro

Agência Brasil

A indústria paulista gerou 500 vagas de emprego em setembro. O resultado representa uma elevação de 0,01% em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, o saldo do emprego na indústria do estado está positivo em 13,5 mil vagas, uma alta de 0,62% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os dados, divulgados ontem (17), são da Fiesp. “Os empresários não têm perspectivas de investimentos em razão da indefinição do quadro político, o que deixa o emprego em compasso de espera”, disse o vice-presidente da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho.

Apesar do saldo positivo até setembro, a Fiesp projeta que a indústria paulista feche 2018 com uma baixa de 35 mil postos de trabalho.

Perúgia, na Itália, recebe festival de chocolate

Perugia temproario

Organizadores fizeram caixa de bombons de 5 metros para o evento. Foto: EPA

Uma caixa de chocolate de cinco metros de comprimento foi produzida para celebrar a edição deste ano do Eurochocolate, festival internacional que acontece em Perúgia, no centro da Itália, a partir de amanhã (19). A caixa contém 25 bombons sortidos, de chocolate branco, ao leite, gianduia e amargo, para celebrar os 25 anos do evento, que se encerra em 28 de outubro.

Os doces foram produzidos em colaboração com o “escultor de chocolate” Andrea Gaspari. No festival, países produtores de cacau promoverão degustações da fruta e atividades lúdico-didáticas, com a participação de Camarões, Costa do Marfim, Equador, México, Peru, República Dominicana e São Tomé e Príncipe. Também haverá um empório com mais de 6 mil produtos de mais de 100 confeiteiros, artesãos e industriais, tanto italianos como estrangeiros.

Cooking shows, demonstrações ao vivo e cursos não ficarão de fora, sendo realizados em colaboração com a Escola de Cozinha Peccati di Gola. Entre os eventos paralelos, escultores de chocolate trabalharão em uma obra de arte inspirada pelo tema “bolo de aniversário” (ANSA).

Número de novas empresas aumentou no 3° trimestre

O número de novas empresas cresceu 4,5% no 3° trimestre em relação ao trimestre anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Desta forma, os valores acumulados no ano avançaram 11,7% quando comparados ao mesmo período do ano anterior.

Na classificação por forma jurídica, a variação em relação ao 2° trimestre mostrou que as MEIs (Microempreendedor Individual) continuam com papel de destaque, crescendo 7,1%. Já os demais tipos de empresas caíram 3,4%, mantida a base de comparação.
Já em termos de composição, no resultado acumulado do ano as MEIs representam 77,8% dos casos.

Quando analisada a composição das novas empresas por setores, o levantamento da Boa Vista mostrou que o setor de Serviços atingiu 57,9% de representatividade no acumulado até o 3º trimestre, estando maior que os 55,8% observados no mesmo período de 2017. O Comércio teve queda na participação, chegando a 33,8%. O setor Industrial também perdeu espaço, passando de 8,2% para 7,4% dos casos no período (Boa Vista SCPC).

Neymar estaria disposto a voltar ao Barça

Comprado pelo Paris Saint-Germain (PSG) por 222 milhões de euros, na contratação mais cara da história do futebol, o atacante Neymar estaria querendo voltar para o Barcelona, publicou ontem (17) a imprensa catalã. Apesar da saída de Neymar ter desagradado aos dirigentes do clube espanhol, o Barcelona pode estar disposto a aceitar o retorno do brasileiro um ano depois.

O jornal “Mundo Deportivo” informou que Neymar tem mandado mensagens a dirigentes e jogadores do Barcelona para tentar uma aproximação. Antes, a resposta do Barça era fria. Agora, o clube está mais propício a esquecer a mágoa, mas pode ser que exija que o jogador assuma publicamente que errou ao sair do clube, além de retirar uma ação na Justiça de 26 milhões de euros contra o Barcelona. Boatos que circulam há meses na imprensa esportiva apontam que Neymar não teria se acostumado ao time da capital francesa (ANSA).