76 views 8 mins

Economia 18/10/2018

em Economia
quarta-feira, 17 de outubro de 2018
Setor temproario

Setor de serviços cria novos postos de trabalho formais

O setor de serviços no Estado de São Paulo voltou a tomar ritmo de geração de vagas pelo segundo mês seguido.

Setor temproario

O resultado de agosto é o melhor para o mês desde 2014. Foto: Arquivo/ABr

Em agosto, foram 20.964 novos empregos formais, resultado de 210.373 admissões e 189.409 desligamentos. Assim, o setor encerrou o mês com um estoque ativo de 7.432.459 empregos celetistas. Nos oito primeiros meses do ano, o saldo ficou positivo em 131.025 vínculos celetistas.

Na soma dos últimos 12 meses, 77.227 postos de trabalho formais foram abertos. O resultado apurado em agosto é o melhor para o mês desde 2014 e quase o dobro do mesmo mês do ano passado. Os dados compõem a pesquisa realizada mensalmente pela FecomercioSP com base nos dados do Caged e da Rais.

Das 12 atividades analisadas, 11 apontaram mais admissões do que desligamentos. Para a Entidade, mesmo com os impactos da maior incerteza por causa do âmbito político, é tácito que a economia está melhor do que em 2017, e isso estimula negócios em um ritmo maior, o que impacta positivamente nas decisões de empregabilidade dos empresários.

No entanto, a Federação ainda recomenda cautela e pragmatismo na tomada de decisões, uma vez que mão de obra formal é um investimento de médio e longo prazos, dados os custos de seleção, admissão, treinamento e desligamento (AI/Fecomercio/SP).

Terna inaugura linha de alta tensão no Rio Grande do Sul

Terna temproario

Empresa italiana construiu Santa Maria 3- Santo Ângelo 2. Foto: ANSA

A italiana Terna, por meio da sua subsidiária Santa Maria Transmissora de Energia, concluiu os trabalhos da nova linha de alta tensão Santa Maria 3- Santo Ângelo 2, no Rio Grande do Sul. A linha já começou a funcionar e é considerada estratégica para o estado, com 158 km de extensão e 230 kV.

O empreendimento foi entregue com dois meses de antecedência da data acordada com a Aneel e cerca de um ano após a Terna adquirir o direito de concessão de 30 anos. A companhia venceu o leilão e assinou, em 26 de junho de 2017, o acordo para construir, operar e fazer a manutenção na linha de Santa Maria 3- Santo Ângelo 2. Além dessa linha, a Terna também está construindo uma em Mato Grosso, com 350 km de extensão e 500 Kv. Ao todo, a empresa italiana investiu 160 milhões de euros nos projetos.

A SPE Santa Maria pertencia originalmente ao Grupo Planova. Em junho de 2017, a empresa passou a integrar o Grupo Terna, sendo hoje uma empresa controlada pela sociedade italiana Terna Plus S.r.l, que é detentora de 100% do capital da SPE Santa Maria. O Brasil é o maior mercado de energia da América Latina e o terceiro do mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos (ANSA).

Atividade econômica registra terceiro mês de crescimento

Agência Brasil

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) apresentou expansão de 0,47%, em agosto, em relação a julho, segundo dados divulgados ontem (17) pelo Banco Central (BC). De acordo com dados revisados, a economia também cresceu em julho (0,65%) e em junho (3,45%).

Na comparação com agosto de 2017, o crescimento chegou a 2,5% (sem ajuste para o período). Em 12 meses encerrados em agosto, o indicador cresceu 1,5%. No ano, houve crescimento de 1,28%. O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos. O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. Mas o indicador oficial é o PIB, calculado pelo IBGE.

Projeto proíbe impressão de livros didáticos no exterior

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou, ontem (17), o projeto do deputado Vicentinho (PT-SP), que determina que a impressão de livros didáticos adquiridos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) seja feita somente por empresas instaladas no Brasil. O PNLD é um programa administrado pelo Ministério da Educação que distribui livros didáticos para alunos do ensino básico de escolas públicas de estados e municípios.

A proposta proíbe a terceirização de qualquer etapa da impressão a empresas sediadas no exterior. Segundo o texto, livros adquiridos com recursos da Lei Rouanet também deverão obedecer às regras. A restrição será válida apenas para a impressão de livros, e não para a produção. A relatora da proposta, deputada Maria do Rosário (PT-RS), ressaltou que o objetivo do texto é garantir “a preservação da indústria gráfica nacional”.

E o autor, deputado Vicentinho, destacou que o texto não restringe a produção de obras internacionais. “O projeto não é contra o livro internacional, mas busca valorizar a nossa produção”, afirmou. O projeto tramitou em caráter conclusivo e, portanto, está aprovado pela Câmara e segue para a análise do Senado, a não ser que haja recurso para votação pelo Plenário (Ag.Câmara).

Inflação pelo IGP-10 acumula 9,44% no ano

Agência Brasil

O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou inflação de 1,43% em outubro, taxa acima do 1,20% de setembro e do 0,49% de outubro do ano passado. O indicador acumula 9,44% no ano e 10,69% em 12 meses. O aumento foi causado por avanços da inflação nos três subíndices que compõem o IGP-10.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede o atacado, passou de 1,76% em setembro para 1,92% em outubro. O Índice de Preços ao Consumidor, que analisa o varejo, passou de 0,08% para 0,52% no período. Já o Índice Nacional de Custo da Construção cresceu de 0,16% para 0,31%. O IGP-10 é calculado com base em preços coletados entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.