79 views 14 mins

Geral 17 a 19/10/2015

em Geral
sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Estresse relacionado à dívidas pode causar ataque cardíaco

Estresse abre

A Associação de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional alerta: os departamentos de medicina do trabalho das empresas devem ficar mais atentos a queixas relacionadas a problemas no trato digestivo, dores de cabeça, enxaqueca ou insônia

Estes são alguns dos sintomas do estresse causado por dívidas, o qual pode desencadear problemas bem mais sérios, como depressão e até ataques cardíacos. Segundo dados do Serasa Experian, cerca de 54 milhões de pessoas começaram 2015 inadimplentes, o que representa aproximadamente 40% da população adulta. “Além de ser um grande inimigo da qualidade de vida, o estresse é também um sabotador da produtividade empresarial”, alerta Januário Micelli, presidente da Associação. “Face ao alto índice de endividamento da população, é importantíssimo que as empresas fiquem atentas a esse aspecto em relação à saúde de seus colaboradores”, ressalta Micelli.
Uma pesquisa conduzida pela Associated Press-AOL Health, nos Estados Unidos, comprovou o impacto do estresse causado por dívidas sobre a saúde. Entre as pessoas que relataram altos níveis de estresse por causa de dívidas, 27% tinham úlceras ou problemas no trato digestivo, comparados a 8% entre os de baixo nível de estresse; 44% sofriam com enxaquecas ou dores de cabeça de outro tipo; 29% sofriam de ansiedade severa; 23% sofriam de depressão severa; e 6% reportaram ataques cardíacos, o dobro da taxa daqueles com baixo estresse. Mais da metade (51%) apresentavam tensão muscular, contra 31% daqueles com baixa taxa de estresse.
Essa pesquisa também indicou que pessoas com altos níveis de estresse também estavam muito mais vulneráveis a problemas do sono e concentração, irritando-se com facilidade. Já o estudo “Financial Education Initiatives in theWorkplace”, divulgado pela SHRM (Society for Human Resource Management), apontou que 83% dos profissionais de RH acreditam que os desafios financeiros dos empregados têm impacto na performance da empresa.
Essa percepção foi comprovada pelo levantamento “Employee Financial Wellness Survey”, feito pela PricewaterhouseCoopers nos Estados Unidos em 2012. Ele indicou que 97% dos funcionários utilizam horas de trabalho para cuidar de questões financeiras pessoais, sendo que 22% despendem pelo menos cinco horas por semana. E um estudo feito por psicólogos e economistas nas Universidades de Princeton e Harvard mostrou que a falta de dinheiro compromete a capacidade de pensar e todas as demais decisões se tornam lentas e imprecisas.
“A medicina do trabalho pode ajudar a minimizar os sintomas causados pelo estresse e contribuir para que eles não evoluam para problemas mais graves. Porém o importante é agir sobre a causa, ou seja, a partir dos dados apresentados pelos médicos do trabalho, a área de recursos humanos poderá programar campanhas, cursos de educação financeira e suporte psicológico para apoiar seus colaboradores no reequilíbrio de suas contas e melhor qualidade de vida”, recomenda Gustavo Figueiredo também da Associação.

Fonte e mais informações em (www.agsso.org.br).

Unicef lança campanha mundial contra subnutrição infantil

O Unicef lançou campanha destinada a combater a subnutrição, responsável pela morte diária de 8 mil crianças no mundo.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou, em Madri, a campanha Agora Não Podemos Parar, destinada a combater a subnutrição infantil, responsável pela morte diária de 8 mil crianças no mundo. No Dia Mundial da Alimentação, comemorado na sexta-feira (16), o Unicef informou que a ideia é melhorar as condições de vida das crianças mais vulneráveis.
Em nota, o Comitê Espanhol do fundo destaca que a subnutrição aguda é “grave” e que continua a pôr em perigo mais de 17 milhões de crianças e é responsável por mais da metade das mortes na faixa etária até 5 anos. “A subnutrição infantil tem efeitos devastadores na infância”, disse o presidente do Comitê Espanhol, Carmelo Angulo, que pediu a união da sociedade na luta contra essa “tragédia crônica”.
A campanha de combate à subnutrição tem foco sobretudo na prevenção, por meio de ações de conscientização e da oferta, entre outros produtos, de suplementos alimentares, tratamentos terapêuticos e leite a hospitais e centros de saúde. A campanha prevê ainda maior trabalho das organizações da sociedade civil com comunidades locais sobre hábitos alimentares e promoção do leite materno.
O Unicef lembrou que campanhas anteriores sobre o mesmo tema, em colaboração com governos e organizações da sociedade civil, permitiram, de 2000 e 2013, diminuir a subnutrição crônica no mundo de 33% para 25%. Em 2014, a agência das Nações Unidas apoiou mais de 2,3 milhões de crianças subnutridas em situações de emergência humanitária (Ag. Lusa).

Alitalia anuncia novidades no serviço ao cliente

A companhia aérea italiana Alitalia apresentou uma série de melhorias para aperfeiçoar seu atendimento ao cliente. Entre as novidades, estão um serviço de motorista para passageiros de classe executiva, a abertura de novas salas VIP, a implantação de Internet a bordo em toda a sua frota e a renovação dos interiores das cabines dos aviões.
Além disso, a empresa anunciou a abertura de voos de Roma para Santiago do Chile e Cidade do México, que devem entrar em operação a partir de maio e junho de 2016, respectivamente. Em um encontro com 2 mil funcionários na capital italiana, o presidente da Alitalia, Luca di Montezemolo, ainda confirmou o objetivo de voltar a ter lucro em 2017. “Nosso desempenho está alinhado com o plano industrial de negócios, e, pela primeira vez desde 2009, a taxa de ocupação no trimestre superou 80%”, disse.
Adquirida pela Etihad Airways, a principal companhia aérea da Itália planeja investir 700 milhões de euros no próximo triênio, sendo 300 milhões para modernizar sua frota, 100 milhões em tecnologia e o restante em desenvolvimento (ANSA).

Poupatempo completa 18 anos

O programa Poupatempo, criado há 18 anos para desburocratizar a vida dos cidadãos que precisam de serviços públicos em São Paulo, completa 18 anos neste mês de outubro, com 460 milhões de atendimentos já realizados. Após dobrar de tamanho desde o início do ano passado, o programa entra agora em uma nova fase que terá como prioridade os serviços eletrônicos prestados pela internet.
“Com as novas tecnologias hoje existentes, vamos poupar cada vez mais o tempo dos cidadãos”, acrescenta Júlio Semeghini, que foi um dos criadores do programa na gestão do ex-governador Mário Covas, em 1997, quando era presidente da Prodesp, que administra o programa Poupatempo.
Inaugurado no dia em 20 de outubro de 1997, com a abertura da unidade da Praça da Sé, o Poupatempo tem hoje 66 unidades que trabalham de segunda a sábado para simplificar a vida das pessoas que precisam dos serviços públicos, tendo como meta um atendimento público com qualidade, rapidez e cordialidade.
Atualmente, o Poupatempo tem cerca de 170 mil atendimentos por dia, 30 mil a mais que no ano passado, quando 31 novas unidades foram inauguradas, praticamente dobrando o tamanho do programa. Em 2015, mais três postos foram abertos em Santo André, Taboão da Serra e Itaquaquecetuba, e hoje o Poupatempo está em todas as regiões administrativas do Estado.

Rússia analisa montar base militar na Síria

Pilotos russos ao lado de um caça Su-24 na Síria.

A Rússia pretende construir uma base militar na Síria para combater o grupo extremista Estado Islâmico, informou uma fonte oficial. Em entrevista ao tabloide “Komsomolskaya Pravda”, o vice-chefe de Estado Maior de Moscou, Andrei Kartapolov, disse que a base deve incluir oficiais marítimos, terrestres e aéreos.
A Rússia também estaria avaliando a possibilidade de usar sua frota no Mar Mediterrâneo para atingir alvos do EI. O país já lançou mísseis do Mar Cáspio em direção à Síria. Desde o início da intervenção militar russa na Síria, em 30 de setembro, Moscou fez 600 lançou 600 bombardeios e atingiu 380 alvos do EI.
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que entre cinco e sete mil pessoas provenientes da Rússia e de ex-países da URSS estariam combatendo ao lado do EI. “Nós não podemos consentir que apliquem na nossa casa a experiência adquirida na Síria”, afirmou o mandatário durante uma cúpula no Cazaquistão.
Apesar da Rússia justificar suas ações na Síria como medidas para conter o avanço do EI, países europeus e os Estados Unidos acusam Moscou de usar o grupo como pretexto para, na verdade, bombardear opositores ao regime do ditador Bashar al-Assad, aliado de Putin (ANSA).

Blatter: Dinheiro a Platini foi ‘acordo de cavalheiros’

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse que o pagamento de 2 milhões de francos suíços realizado em 2011 em favor do chefe da Uefa, Michel Platini, foi baseado em um “acordo de cavalheiros”. O desembolso, feito com recursos da entidade máxima do futebol mundial, teve como justificativa trabalhos supostamente realizados entre 1999 e 2002 e acabou entrando na mira da Justiça da Suíça.
Por conta disso, tanto Blatter quanto Platini foram suspensos preventivamente por 90 dias pelo Comitê de Ética da Fifa. À emissora “RRO”, Blatter explicou que, como o pagamento se baseava em um pacto apalavrado, não foi redigido nenhum contrato sobre a operação. Já Platini alega que o desembolso aconteceu quase 10 anos depois porque, em 2002, a Fifa não tinha como quitá-lo. O caso colocou em risco a candidatura do francês à entidade, embora ele tenha garantido que não desistirá da disputa (ANSA).

Canadá retira exigência de vistos

O governo canadense, a partir de março de 2016, vai facilitar a viagem para os brasileiros que querem visitar o país. Quem já passou pelo Canadá nos últimos 10 anos ou teve um visto norte-americano válido nesse período poderá apenas fazer online uma pré-autorização antes de viajar.
A decisão exclui a necessidade do visitante brasileiro ter um visto no passaporte. A medida só é válida para via aérea e, além do Brasil, abrange outros países como Bulgária, México e Romênia. O objetivo da mudança é expandir o programa ETA (Autorização Eletrônica de Viagem) e trazer benefícios para o visitante que terá acesso ao serviço de forma online, rápida e sem custo. Para fazer o cadastro é só acessar o site oficial do governo canadense: (http://www.cic.gc.ca/english/visit/eta-start.asp) (ANSA).