72 views 12 mins

Geral 17/08/16

em Geral
terça-feira, 16 de agosto de 2016

Decepcionada, Fabiana chora após ficar em último no salto com vara

Fabiana Murer não conseguiu classificação para a final no salto com vara.

Chorando copiosamente após errar todas as tentativas de salto, a brasileira Fabiana Murer, tida antes dos Jogos Olimpícos do Rio 2016 como maior esperança de medalha para o atletismo brasileiro, acabou eliminada ontem (16) ainda na fase classificatória do salto com vara, ficando na última posição da competição

Foi a terceira tentativa frustrada de Fabiana em Olimpíada. Em 2008, em Pequim, ela despontava como revelação do esporte e perseguia as líderes na prova quando uma de suas varas sumiu por culpa dos organizadores, afetando seu desempenho. Quatro anos depois, em Londres, a brasileira sentiu-se afetada pelos fortes ventos e também não participou da final.
Com 35 anos, chegando ao Rio com a bagagem de ter sido duas vezes campeã mundial e ter chegado ao número um do ranking, e obtido a segunda melhor marca do ano no esporte, Fabiana, no entanto, não conseguiu encaixar seus saltos. Diante de uma plateia que a ovacionava, ela derrubou o sarrafo nas três tentativas de superá-lo a 4m30 do chão.
Fabiana, que no aquecimento havia sido golpeada pelo sarrafo na cabeça, mas disse que o incidente não a prejudicou – declarou, após a prova, que uma hérnia tratada há um mês afetou a potência de seu braço esquerdo, impedindo que pudesse competir em sua melhor forma física. Fabiana, porém, não encarou a justificativa como desculpa, e se mostrou desconsolada com a desclassificação em último lugar, ao lado da chinesa Ren Megquian.
A outra brasileira no salto com vara, Joana da Costa, que considerava sua mera presença na Olimpíada como grande vitória pessoal, acabou posicionada acima de Murer, por ter acertado um salto de 4m15, mas também não conseguiu passar para a final (ABr).

Esporte mundial perdeu um líder expressivo, diz Temer

Ex-presidente da Fifa, João Havelange.

O presidente interino Michel Temer lamentou ontem (16), em nota, a morte do ex-presidente da Fifa, João Havelange. “O esporte mundial perdeu um dos seus mais expressivos líderes”, disse. Havelange tinha 100 anos e estava internado no Rio de Janeiro desde o mês passado, para tratamento de pneumonia. “João Havelange se dedicou com afinco ao desenvolvimento do esporte e, principalmente, do nosso futebol. Presto solidariedade aos familiares e amigos neste momento de pesar”, registrou Temer em nota.
Advogado e empresário, seu interesse pelos esportes começou ainda na infância. Aos 20 anos, competiu com a equipe de natação brasileira nas Olimpíadas de Berlim. Em 1952, participou dos Jogos de Helsinque, na Finlândia, como jogador de polo aquático. Quatro anos depois, assumiu a presidência da extinta (CBD), que reunia 24 esportes, entre eles, o futebol. Durante 18 anos à frente da entidade, viu o Brasil ser tricampeão mundial de futebol ao vencer as Copas de 1958 (Suécia), 1962 (Chile) e 1970 (México).
Em 1974, foi eleito presidente da Fifa, o primeiro de um país fora da Europa a liderar a organização. Após sucessivas reeleições, permaneceu como o homem mais poderoso do futebol por 24 anos, período em que organizou seis Copas do Mundo e visitou mais de 180 países. À frente da Fifa, foi apontado como o responsável por várias transformações no futebol em todo o planeta.
Depois da Fifa, passou a dedicar-se a negócios empresariais e ao trabalho filantrópico. Desde 1963, integrava o Comitê Olímpico Internacional (COI) e era o mais antigo membro do órgão. Em 2011, renunciou em meio a ameaça do COI abrir uma investigação contra ele por suspeita de corrupção. Havelange justificou, na época, a saída por motivos de saúde. Fora do COI, ele conseguiu evitar punição e o processo foi arquivado.
Em 2012, depois de longa batalha jurídica, os documentos do processo suíço foram publicados e, neles, provou-se que Havelange havia “fraudado” a Fifa. Em 2013, ele renunciou ao cargo de presidente de honra da organização (ABr).

Trump fará ‘teste ideológico’ em imigrantes

O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que irá fazer um “teste ideológico” nos imigrantes que quiserem morar no país se for eleito presidente. A divulgação desse “plano” ocorreu durante um comício em Ohio, na noite da última segunda-feira (15).
Segundo o magnata, o objetivo da ideia – que teve como inspiração o que os EUA faziam durante a Guerra Fria – é saber quais são as posições do estrangeiro sobre temas como a liberdade religiosa, igualdade de gêneros e direitos das pessoas homossexuais. Trump prometeu um “controle extremo” para a entrada de imigrantes, bloqueando todos aqueles que demonstrarem simpatia por grupos extremistas.
Dessa vez, no entanto, o candidato não voltou seu discurso contra os muçulmanos. Há alguns meses, ele causou polêmica ao afirmar que proibiria a entrada no país de todos aqueles que seguem o Islã (ANSA).

Com demissão de 6 mil trabalhadores, nível de emprego cai em julho

No acumulado de janeiro a julho, as demissões somam 63 mil.

São Paulo – A indústria paulista demitiu 6 mil trabalhadores em julho na comparação com junho, uma queda de 0,26% na série sem ajuste sazonal, segundo pesquisa divulgada ontem (16), pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon), da Fiesp e Ciesp. Com ajuste sazonal, a queda foi de 0,15%. No acumulado de janeiro a julho, as demissões somam 63 mil.
Segundo o diretor titular do Depecon, Paulo Francini, é possível afirmar que o ritmo da queda do nível de emprego está menor e a tendência é de estabilidade. “Teremos ainda algumas quedas, mas em menor dimensão do que há seis ou oito meses, mas podemos dizer que está se estabilizando”. Mesmo assim, ele mantém a previsão de que 2016 deve terminar com 165 mil vagas a menos, após o fechamento de 235,5 mil postos em 2015. “Tivemos um início de ano muito ruim, e como há uma perda grande sempre acontece em dezembro, isso é inexorável”.
Dos 22 setores que integram a pesquisa, 15 (68%) registraram queda do nível de emprego, com destaque para Produtos de Metal, exceto máquinas e equipamentos (-1.077 postos); Informática, produtos eletrônicos e ópticos (-883 postos) e Confecção de artigos do vestuário e acessórios (-750). Um setor ficou estável e seis obtiveram variação positiva. Os maiores ganhos foram em Produtos diversos (+813 vagas), Produtos de borracha e de material plástico (+695) e Couro e calçados (+280).
Na divisão geográfica, das 36 regiões consideradas no levantamento, 25 tiveram variação negativa no nível de emprego em julho, com destaque para Santos (-2,40%). Nove registraram aumento de vagas (em Marília a alta foi de 1,41%) e duas ficaram estáveis (Jundiaí e Rio Claro) (AE).

485 mil candidatos às eleições de outubro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou o número parcial de candidaturas recebidas de pessoas que pretendem concorrer às eleições de outubro, quando serão disputados os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. De acordo com o balanço atualizado, foram registrados até o momento 485.268 mil registros para os três cargos. O TSE estima que o total de candidatos deve variar entre 530 mil e 580 mil nestas eleições.
O prazo para que partidos e coligações fizessem o registro. A partir de agora, caberá aos juízes eleitorais julgarem os pedidos de candidatura, que poderão ser indeferidos se os candidatos não cumprirem os requisitos legais, entre eles, estar elegível pela Lei da Ficha Limpa. A norma impede que pessoas condenadas por órgãos colegiados possam disputar eleições pelo prazo de oito anos.

Novo iPhone 7 deve ser lançado em setembro

A Apple deve anunciar os novos iPhone 7 e 7 Plus no próximo dia 7 de setembro, segundo informações divulgadas pela agência de notícias especializada “Bloomberg”. A poucas semanas do lançamento, imagens dos novos modelos começaram a surgir na internet, especialmente nas redes sociais.
A principal polêmica levantada pelos internautas é de que o novo iPhone não terá entrada para fones de ouvido. Ao invés disso, a marca apostará em fones sem fios, seguindo a linha minimalista de todos os lançamentos. Além dessas novidades, os burburinhos garantem que haverá uma melhoria na câmera frontal e na traseira e que o celular ganhará uma quinta versão de cor, no tom azul escuro.
As fontes revelaram também que, por enquanto, não é esperado para setembro o lançamento do novo notebook MacBookPro. A nova versão do laptop, que ainda está em desenvolvimento, vai ser a primeira após quatro anos sem modificações (ANSA).