70 views 13 mins

Geral 16/09/2017

em Geral
sexta-feira, 15 de setembro de 2017
O Brasil e a China estão entre os países com maiores índices de cobertura de vacinas.

Brasil é um dos países com maior cobertura de vacinação, mostra relatório

O Brasil e a China estão entre os países com maiores índices de cobertura de vacinas.O Brasil e a China estão entre os países com maiores índices de cobertura de vacinas, com 99,7% e 99,9% da população-alvo imunizada em 2016, respectivamente

Os dados são do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde (IHME) da Universidade de Washington e foram publicados sexta-feira (15) na revista The Lancet. O documento foi produzido em colaboração com a Fundação Bill & Melinda Gates e contou com 2.518 colaboradores em 133 países.
O índice geral de uma nação é baseado em uma escala de zero a 100. Cingapura foi o país com maior pontuação (87), seguido de perto pela Islândia e Suécia (86 ambos). As nações de menor pontuação foram o Afeganistão, a República Centro-Africana e Somália, cada uma com 11 pontos. O Brasil registrou 63 pontos. “Com essas descobertas, as autoridades de saúde nos países podem distinguir melhor os desafios de longa data dos emergentes, bem como revisar e reorientar os programas necessários para atingir os objetivos de suas nações”, afimrou Christopher Murray, autor do estudo e diretor da IHME.
Em relação ao histórico do Brasil no indicador de vacinação, o país registrava, em 1990, 80,7% da população-alvo vacinada. Apenas dois anos depois, em 1992, o percentual caiu para assustadores 52,6%. A partir desse ano, o índice voltou a subir, alcançando os atuais 99,7%. A expectativa para 2030 é de que o Brasil tenha 100% de cobertura nesse indicador. De acordo com o relatório, muitos países já atingiram alguns dos objetivos relacionados à saúde, incluindo mortalidade de menores de 5 anos, mortalidade neonatal, mortalidade materna e malária.
No Brasil, por exemplo, a mortalidade de crianças com menos de 5 anos de idade caiu de 52 a cada 1.000 nascidos vivos, em 1990, para 16,9, em 2016. O objetivo é que, em 2030, as mortes de crianças com menos de 5 anos de idade sejam de menos de 25 por 1.000 nascidos vivos. No entanto, no indicador de prevalência de sobrepeso entre crianças de 2 a 4 anos, o Brasil não apresentou bons resultados. Enquanto em 1990, o índice era 14,3% de crianças nessa faixa etária acima do peso, em 2016 foram registrados 32,6%, mais do que o dobro.
A previsão para 2030 é de que esse dado chegue a 45,9%. Apenas como comparação, os Estados Unidos, por exemplo, registraram, em 2016, 24% de crianças acima do peso. A França teve 21,3%; Portugal, 31,7%; a Argentina, 17,4%. O relatório mostrou que o excesso de peso na infância continua a representar um desafio significativo nos países de baixa e alta renda (ABr).

Estado Islâmico perde em 4 meses 70% da área que controlava na Síria

Exército israelense faz exercício militar nas Colinas de Golan, na fronteira de Israel com a Síria. Do lado sírio, um grupo vinculado ao Estado Islâmico, denominado Exército de Jaled bin Wali, domina o território.

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) perdeu em quatro meses 70% da área que controlava na Síria, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos divulgou na sexta-feira (15). Eles são alvo de ofensivas do Exército sírio e seus aliados e de milícias curdas apoiadas pelos Estados Unidos. No último dia 6 de maio, os jihadistas controlavam 72,3 mil Km2, equivalente a 39,1% do território sírio, e agora dominam 12,3%, o que equivale a 22,8 mil Km2.
O Observatório mede as perdas dos radicais a partir dessa data porque é quando entrou em vigor na Síria o acordo para a criação de zonas de distensão no país, que reduziu a violência em algumas partes e permitiu às forças governamentais concentrar-se na luta contra o EI. O grupamento que mais avançou neste tempo foi o dos leais ao governo sírio, que atualmente têm nas suas mãos 48% do território, 89 mil Km2. Em maio, tinha em seu poder 19,3% (36 mil Km2). A ONG salientou que o respaldo da Rússia foi determinante para este progresso governamental.
Já as Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança liderada por milícias curdas e apoiadas pela coalizão internacional comandada pelos Estados Unidos, agora controlam 43 mil Km2, 23,1% da superfície. Há quatro meses, a aliança detinha 41 mil Km2, 22,1% da área. O resto do território sírio está repartido entre facções rebeldes e islâmicas, entre as quais há algumas jihadistas e grupos respaldados pela Turquia e pelos EUA, que no total retêm 16,5% do país (30 mil Km2). Esses grupos retrocederam em relação a maio, quando tinham 19,2% em seu domínio (35 mil Km2).
O Observatório destacou ainda que no sul da Síria um grupo vinculado ao EI, denominado Exército de Jaled bin Walid, mantém 250 Km2, 0,1% da Síria, desde maio na bacia do rio Al Yarmuk, adjacente às Colinas de Golã, ocupados por Israel desde 1967 (Agência EFE).

Defensoria Pública é a instituição mais importante

São Paulo – A Defensoria Pública, embora tenha pouco tempo de existência, já é considerada a instituição mais importante do Brasil na garantia de direitos fundamentais de crianças e jovens. É o que mostra levantamento recém-concluído pela GMR Inteligência e Pesquisa, encomendado pelo Conselho Nacional do Ministério Público.
A pesquisa foi realizada entre 9 de março e 29 de maio e ouviu 5.035 pessoas de todo o País, de todas as classes sociais e idades, e tem nível de confiança de 95%, segundo a GMR. A Defensoria está à frente, por exemplo, do Ministério Público, da Polícia e das Forças Armadas. Para quase 50% dos entrevistados, a Defensoria é muito importante, enquanto 43% a consideram importante. Além disso, ela é avaliada como a mais relevante na proteção de crianças e jovens.
Em relação à confiança nas instituições, novamente a Defensoria se destaca, só ficando atrás das Forças Armadas. Em todos os quesitos avaliados, a Defensoria melhorou sua posição no ranking das instituições. É o caso, por exemplo, do conhecimento da população no trabalho da Defensoria, que passou de 7º lugar, em 2014, para 5º na pesquisa deste ano. E na importância, que saltou de segundo para primeiro lugar (AE).

ONU condena novo teste balístico da Coreia do Norte

Secretário-geral da ONU, António Guterres.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, qualificou como “manifesta violação” das resoluções do Conselho de Segurança o novo teste balístico feito pela Coreia do Norte. O lançamento foi feito na noite de quinta-feira (14), do aeroporto de Pyongyang, a capital norte-coreana. O míssil sobrevoou a ilha japonesa de Hokkaido e caiu 20 minutos depois em águas do oceano Pacífico, a cerca de 2 mil quilômetros do território nipônico.
Por meio do seu porta-voz, Guterres condenou o lançamento e pediu aos líderes do regime norte-coreano que parem com essas práticas. “Esta manifesta violação das resoluções do Conselho de Segurança se produz dias depois que a Coreia do Norte fez seu sexto teste nuclear”, lembra o comunicado. Na nota, Guterres faz um apelo ao regime de Pyongyang para que aceite “o reatamento de um diálogo sincero sobre a desnuclearização” na região.
O comunicado informa que o tema será analisado por Guterres durante as reuniões que ocorrerão nas Nações Unidas na próxima semana, por ocasião do debate anual de alto nível da Assembleia Geral. O novo desafio norte-coreano ocorreu depois que, na segunda-feira passada (11), o conselho aprovou novo pacote de sanções econômicas contra o regime, pelo teste nuclear do último dia 3 de setembro (Agência EFE).

País indica ‘Bingo’ para concorrer ao Oscar

O longa “Bingo-O Rei das Manhãs”, do diretor Daniel Rezende, foi indicado pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro. Ao todo, 22 filmes brasileiros competiam na indicação, como “A Família Dionti”, “Cidades Fantasmas”, “Elis”, “Joaquim”, “João, o maestro”, “Polícia Federal- A Lei é para todos”, “Real-O plano por trás da história”, entre outros. A lista incluiu os dramas “Gabriel e a montanha”, que ganhou o prêmio Revelação na Semana da Crítica do Festival de Cannes, e “Como nossos pais”, vencedor de seis Kikitos no Festival de Gramado.
“Bingo” é inspirado na vida de Arlindo Barreto, ex-intérprete do palhaço Bozo e estreou nos cinemas em 24 de agosto. O ator Vladimir Brichta é quem interpreta o personagem. Já o diretor Daniel Rezende é conhecido por seus trabalhos em “Tropa de Elite” (2007), “Diários de Motocicleta” (2004) e “Cidade de Deus” (2002). O filme foi escolhido por uma comissão indicada pela Academia Brasileira de Cinema, a qual anunciou que “Bingo” foi eleito por “expressar o universo brasileiro, ter uma boa linguagem cinematográfica e compreensão mundial” (ANSA).

May mantém alerta terrorista em nível “grave”

A primeira-ministra britânica, Theresa May, informou que o Reino Unido mantém o alerta terrorista no nível “grave”, o quarto em uma escala de cinco, após o atentado que deixou 22 feridos no metrô de Londres.
Após conduzir uma reunião do comitê de emergência Cobra, a chefe de governo apontou que o nível de ameaça atual significa que um novo ataque terrorista é “altamente provável”, mas não elevou o alerta ao último degrau, que prevê novos atentados de forma “iminente”.
May indicou que o artefato caseiro que provocou uma explosão em um vagão de metro na estação de Parsons Green na primeira hora da manhã “tinha como objetivo causar um grande dano”, e pediu aos cidadãos que se mantenham “alertas” no transporte público da capital britânica (Agência EFE).