77 views 13 mins

Geral 15/10/2015

em Geral
quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Um em cada quatro brasileiros usa o ônibus como principal meio de transporte

O percentual de entrevistados que avaliou o transporte como ruim ou péssimo subiu de 26%, em 2011, para 32%, na última sondagem.

Os dados constam de um levantamento sobre transporte público encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e indicam que, diariamente, um quarto dos brasileiros (25%) vai de ônibus para o trabalho ou para a escola

Os que fazem o percurso a pé somam 22%. Já o automóvel da família é o meio de locomoção adotado por 19% da população, seguido pelo uso de motocicletas (10%) e de ônibus ou van fretados (9%). Apenas 7% dos brasileiros se deslocam, no dia a dia, de bicicleta.
É o caso, por exemplo, do copeiro Edmilson Alves, de 31 anos, que trocou o ônibus pela bicicleta para ir ao trabalho e não se arrepende.
Todos os dias, ele sai da Vila São José, em Osasco, rumo à Av. Imperatriz Leopoldina. “Eu levava em torno de trinta minutos para chegar aqui e agora são só quinze minutos”, disse. O Ibope, instituto contratado pela confederação, ouviu 2.002 pessoas, no ano passado, em 142 cidades, e constatou que o brasileiro está mais insatisfeito com as opções de transporte.
O percentual de entrevistados que avaliou o transporte como ruim ou péssimo subiu de 26%, em 2011, para 32%, na última sondagem. Já a parcela de brasileiros que avaliou o setor como bom ou ótimo caiu de 39% há quatro anos, para 24%. Entre os problemas apontados está o tempo gasto para se chegar aos destinos: há quatro anos, 26% das pessoas levavam mais de uma hora para chegar ao destino. O percentual passou para 31%. A maioria (74%) perde até uma hora no trânsito. Em 2011, esse percentual era 69%.
A corretora de imóveis Thais Couri, de 36 anos, mudou-se do Guarujá para São Paulo há seis meses e vai de ônibus para o trabalho. Ela conta que leva uma hora e meia, diariamente, para sair do bairro de Perdizes, até o Parque D. Pedro, onde trabalha no centro da cidade. “A condução chega a demorar até 45 minutos, às vezes”, disse. No caso dos brasileiros que levam mais de duas horas no trânsito, 22% estão nos ônibus ante 9% em carros. Já no percurso de até uma hora, 51% ocupam assentos de ônibus enquanto 76% estão em carros.
As mulheres (28%) usam mais os ônibus do que os homens (19%) para deslocamentos diários. Elas também andam mais a pé do que eles: 26% dos pedestres são mulheres, ante 17% de homens. Quando o meio de transporte é a bicicleta, a proporção se inverte: 9% dos homens optam por pedalarem no dia a adia, ante 4% de ciclistas mulheres. O mesmo ocorre em relação à motocicleta (13% homens e 7% mulheres) e ao carro (23% homens e 16% mulheres).
A motocicleta é o meio preferido dos jovens enquanto o carro é apontado como ideal pelos mais velhos. No perfil de 16 a 24 anos, 17% disseram que usam a motocicleta, percentual que cai para 3% entre os que tem 55 anos ou mais. Já entre os que usam o carro, 10% estão entre os mais jovens e 21% entre os mais velhos (ABr).

Servidores do INPI cobram transparência sobre Edifício A Noite

O Edifício A Noite foi sede da Rádio Nacional por décadas.

Servidores do Instituto Nacional de Patrimônio Industrial (INPI) fizeram ontem (14) uma manifestação em frente ao Edifício A Noite, o primeiro arranha-céu da América Latina, na zona portuária do Rio de Janeiro. Eles pediram a manutenção do prédio como sede do órgão. Tombado pelo Iphan, o edifício foi construído em 1930. Além do INPI, abrigava a Rádio Nacional, desde sua criação, em 1936. Foi totalmente desocupado em 2012 para reforma completa, mas está abandonado desde então. Dos 22 andares do prédio, 18 pertencem ao INPI e quatro à EBC.
A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) sugeriu a transferência do prédio à União, por meio de acordo de cooperação técnica ou outro instrumento a ser acertado, de modo a fazer a alienação do bem, ou operacionalizar a venda do imóvel à iniciativa privada. Na semana passada, representantes do INPI e EBC reuniram-se com representantes da prefeitura e do SPU e investidores estrangeiros. Os trabalhadores criticaram a falta de transparência e diálogo por parte da autarquia sobre o futuro do órgão. O presidente da Associação dos Funcionários do INPI, Saulo Carvalho, ressaltou que a saída dos funcionários do edifício, a partir de 2005, tinha como precondição a reforma do A Noite.
“Atualmente são gastos cerca de R$40 milhões anualmente com aluguel, taxas condominiais e manutenção desses prédios. Estamos sangrando os cofres da União, tendo um imóvel próprio que poderia ser reformado e servir ao INPI”, informou Carvalho. Em 2008, o TCU intimou o INPI a explicar os aluguéis e apresentar a obra. A manutenção do Edifício A Noite custa anualmente R$ 4,6 milhões e é paga pelo INPI. Com o processo de revitalização da região portuária, várias empresas já demonstraram interesse em comprar o prédio.
Músico e compositor, Jards Macalé, que emplacou diversas músicas na Rádio Nacional, passava pelo ato no momento e parou para demonstrar apoio à causa. “Quando nasci, a Nacional já estava ligada em minha casa. É como se fosse uma família pra mim. E isso [virar hotel] é uma violação à história. Afinal de contas, a Rádio Nacional é um símbolo da cultura nacional, que formou, assim como eu, outros tantos artistas. Querem fazer um hotel de um prédio que abrigou tanta coisa importante para o país? É um absurdo!”

Premier italiano fará 1ª visita à América Latina

O premier da Itália, Matteo Renzi, fará entre os próximos dias 23 e 29 sua primeira viagem oficial à América Latina. O chefe de governo visitará, nesta ordem, Chile, Peru, Colômbia e Cuba e se reunirá com presidentes destes quatro países, participará de eventos em universidades e terá encontros com empresários.
Em plena recuperação econômica, a Itália vem tentando ampliar suas parcerias comerciais com nações em desenvolvimento. Contudo, até então, o foco de Renzi vinha sendo a África e a Ásia. No início de outubro, as cidades de Roma e Milão sediaram o primeiro Fórum Parlamentar Itália-América Latina e Caribe, que reuniu congressistas de 20 países da região. O presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Eduardo Cunha, também deveria ter participado do encontro, mas acabou desistindo da viagem em cima da hora após as denúncias de que teria contas secretas na Suíça (ANSA).

Buena Vista Social Club na Casa Branca

Buena Vista Social Club faz uma inédita apresentação na Casa Branca.

Em mais um símbolo da histórica reaproximação entre Cuba e Estados Unidos, a orquestra Buena Vista Social Club faz uma inédita apresentação na Casa Branca para o presidente Barack Obama. O evento acontece hoje (15), como parte das celebrações do Mês da Herança Hispânica, criado em 1968 para exaltar a contribuição das comunidades latinas à cultura norte-americana.
Essa será a primeira vez que músicos cubanos fazem um show na sede da Presidência dos EUA. O Buena Vista Social Club era um local bastante popular em Havana nos anos 1940, mas acabou desaparecendo. Cinco décadas mais tarde, artistas locais como Omara Portuondo aceitaram a proposta do guitarrista norte-americano Ry Cooder de se apresentarem juntos.
Sob o nome do antigo clube, a orquestra alcançou um grande sucesso internacional e disseminou a música cubana no mundo, virando também protagonista de um documentário do cineasta alemão Wim Wenders (ANSA).

Cantareira pode ultrapassar o volume morto em dezembro

O Sistema Cantareira pode voltar ao volume útil em dezembro, caso a chuva nos próximos meses fique dentro da média histórica. Relatório mostra que nesse cenário o manancial ultrapassaria a reserva técnica (volume morto) em 75 dias, contados a partir do último dia 9. Em uma situação mais otimista, com chuvas 25% maiores do que a média história, os reservatórios sairiam do negativo na primeira quinzena de dezembro (63 dias). Na melhor das hipóteses, com as precipitações 50% maiores do que as registradas no período, a recuperação das cotas do volume morto levaria 53 dias.
Em uma previsão mais pessimista, com chuvas 25% abaixo da média, seriam necessários quase quatro meses (108 dias) para que o sistema ultrapassasse a marca do volume morto. E mesmo com chuvas 50% menores das registradas em anos anteriores, os reservatórios não voltariam a usar a segunda cota do volume morto antes de 31 de março, prazo final das previsões do relatório. Entre outubro de 2014 e março de 2015, as chuvas na região do Sistema Cantareira (879 milímetros) foram equivalentes a 73,5% da média histórica. Os 405 milímetros registrados entre abril e setembro representaram 101,9% da média de precipitação para o período.
O bombeamento das reservas técnicas do Sistema Cantareira começou em maio de 2014. À época, ele era o principal manancial responsável por abastecer a região metropolitana de São Paulo. O chamado volume morto, água que fica abaixo das comportas dos reservatórios, adicionou um total de 287,5 bilhões de litros ao volume disponível para o abastecimento, o que significa 22,6% do total que pode ser utilizado ou 29,2% do volume útil. O Cantareira tem armazenado 160,2 bilhões de litros, 16,3% do volume útil e 12,6% da quantidade total. Para voltar a operar no nível positivo, os reservatórios ainda precisam de 127,3 bilhões de litros (ABr).