70 views 13 mins

Geral 15/06/2016

em Geral
terça-feira, 14 de junho de 2016

OMS: doações de sangue precisam aumentar em mais da metade dos países

Segundo a OMS, apenas 62 países têm o total do seu fornecimento de sangue a partir de doadores voluntários.

No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado ontem (14), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que as doações voluntárias e não remuneradas precisam aumentar rapidamente em mais da metade dos países para garantir um suprimento confiável de sangue seguro para os pacientes

São colhidas anualmente 108 milhões de doações, metade em países de alta renda, onde estão menos de 20% da população do mundo. A taxa média de doação de sangue é nove vezes maior em países de alta renda do que nos de baixa renda.
O tema da campanha este ano – “O sangue nos une. Compartilhe vida, doe sangue” – destaca a solidariedade e o vínculo entre doador e paciente e chama a atenção para o papel dos sistemas de doação voluntária no sentido de incentivar as pessoas a cuidar umas das outras e a promover a coesão da comunidade. Segundo a entidade, apenas 62 países têm o total do seu fornecimento de sangue a partir de doadores voluntários. Trinta e quatro países ainda dependem em mais de 75% do seu estoque, de doadores familiares e até mesmo dos doadores pagos.
A organização diz que esses dadores são a base de um suprimento de sangue seguro, porque estão associados a baixos níveis de infecção que pode ser transmitida em transfusões, incluindo o HIV e os vírus da hepatite. Segundo a OMS, 25 países são incapazes de rastrear todo o sangue doado, em relação a essas infecções, devido à oferta irregular de kits de teste, à falta de pessoal, a kits de má qualidade ou à falta de qualidade básica em laboratórios.
De acordo com o Ministério da Saúde, 1,8% da população brasileira doam sangue e, desses, mais de 50% são voluntários. Entre 2013 e 2014, houve aumento de 5% na coleta de bolsas de sangue no país, passando de 3,5 milhões para 3,7 milhões. Ainda assim, é preocupação da pasta sensibilizar e fidelizar novos doadores. O sangue inteiro ou outros componentes sanguíneos, como células vermelhas, plaquetas, plasma, podem ser usados para tratar diversas doenças, entre elas a Falciforme e a Talassemia, além de doenças oncológicas variadas que necessitam de transfusão frequentemente. Cada doação voluntária pode salvar até três vidas (ABr).

Saudável e com preço em queda, peixe é alternativa à carne bovina

Uma boa alternativa para a alimentação do consumidor e de sua família.

O consumidor brasileiro que busca alternativas para substituir a carne vermelha no cardápio com o objetivo de adequar as despesas do orçamento doméstico deve prestar atenção no peixe. De acordo com um levantamento feito pela APAS – Associação Paulista de Supermercados -, com base nos dados do IPCA/IBGE, a carne de peixe está entre os gêneros alimentícios com as maiores quedas de preço no país nos últimos 12 meses.
O quilo do peixe peroá, também conhecido como porquinho, apresentou uma redução de 33% no período de abril/2015 a abril/2016. A carne de pintado caiu 11,78% e o dourado, 8,09%. O preço da cavalinha e badejo também tiveram queda de 1,20% e 0,61%, respectivamente. Segundo o gerente de economia e pesquisas da APAS, Rodrigo Mariano, a troca de produtos por outros mais em conta é uma das estratégias que o consumidor adota e que trazem mais resultados para o bolso.
“O consumidor tem a tendência de pesquisar preços e substituir aqueles produtos que possam impactar no orçamento familiar. Já percebemos em outras ocasiões a troca da carne bovina pela de aves ou até suína. Com as quedas no preço dos peixes em nível nacional, esta pode ser uma boa alternativa para a alimentação do consumidor e de sua família”, diz.
As vantagens de trocar a carne bovina por carne de peixe vão além da economia em tempos de instabilidade. De acordo com a nutricionista especialista em nutrição clínica e doenças crônicas não transmissíveis, Manoela Ramalho, substituir a carne vermelha por peixe ou mesmo inclui-la com mais frequência no cardápio só traz benefícios à saúde. “A carne de peixe é rica em vitaminas, tem muito menos gordura saturada e possui ácidos graxos tipo w3 e w6 que funcionam como protetores para o sistema cardiovascular, isso a torna mais saudável que carne vermelha”, conclui (APAS).

Maioria de crianças chegaram à Itália desacompanhada

Mais de 90% das crianças refugiadas que chegaram à Europa nos cinco primeiros meses deste ano, pela Itália, estavam desacompanhadas. Os dados são do Unicef, que lançou ontem (14) um alerta para os riscos de abuso, exploração e morte a que estes jovens estão expostos, além dos perigos próprios das travessias, como desidratação e afogamento.
No relatório, intitulado Perigo a Cada Passo do Caminho, Unicef informa que mais de sete mil crianças desacompanhadas fizeram a travessia do norte da África para a Itália de 1º de janeiro a 5 de junho deste ano, o dobro do ano passado. Apenas em 2016, foram registradas 2.809 mortes no Mediterrâneo. Em 2015, ao todo 3.770 mortes foram contabilizadas. De acordo com o Unicef, a maioria das mortes ocorreu na rota do Mediterrâneo Central, e muitas são de crianças.
Para muitos desses refugiados e migrantes, o afogamento é apenas um dos inúmeros riscos que enfrentam ao longo da viagem, que pode se estender por milhares de quilômetros sobre montanhas, desertos, e através regiões devastadas pela violência. Sofrem risco de desidratação, sequestro, roubo, estupro e extorsão, bem como detenção e espancamentos por parte de autoridades ou milícias (ABr).

Restaurante italiano é eleito o melhor do mundo

O chef Massimo Bottura, da Osteria Francescana, de Modena.

A “Osteria Francescana”, do chef Massimo Bottura, em Modena (Itália), foi considerada o melhor restaurante do mundo pelo “The World’s 50 Best Restaurants”, o “Oscar dos Restaurantes”. Na premiação realizada em Nova York na noite da última segunda-feira (13), Bottura, 53 anos, estava visivelmente emocionado. “Eu estou quase chorando. Ganhar nesses dias significa usar o ingrediente da cultura porque a cultura é conhecimento e conhecimento abre a consciência e cria responsabilidade”, destacou o chef.
Além de ter seu restaurante, Bottura é também conhecido na Itália por ações sociais. Durante a Exposição Universal, ocorrida em Milão no ano passado, o chef se uniu com a Caritas, entidade católica de ajuda aos mais pobres, e criou o “refeitório dos pobres”. O italiano também estará no Brasil em agosto, durante as Olimpíadas, para participar do projeto “soup kitchen”, que distribuirá comida nas favelas cariocas. Na segunda colocação ficou o espanhol “El Celler”, dos irmãos Roca, e em terceiro lugar ficou o nova-iorquino “Eleven Madison Park”, dos chefs Daniel Humm e Chris Flint. Para ganhar o prêmio, é preciso conquistar a preferência de quase mil especialistas em gastronomia de várias partes do mundo.
Presença frequente entre os 10 melhores restaurantes do mundo nos últimos anos, o Brasil não conseguiu emplacar nenhum estabelecimento no principal ranking do tipo no mundo. O D.O.M., do chef brasileiro Alex Atala, ficou na 11ª colocação. O Maní, dos chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo, que tinha ficado na 41ª colocação em 2015 caiu para a 51ª neste ano e o Lasai, de Rafael Costa e Silva, ficou na 64ª posição (ANSA).

Organização ‘absolve’ café e diz que bebida não causa câncer

O café não causa câncer. Ao menos é o que diz um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado hoje (15). Cerca de 20 especialistas internacionais elaboraram um parecer para a Agência para Pesquisas de Câncer (Iarc, na sigla em inglês) e ‘absolveram’ a bebida de causar a doença. Em 1991, o café foi incluído em uma lista em que aparecia como “provável causador” de câncer de bexiga. Porém agora, após analisar cerca de 500 estudos publicados nos últimos 25 anos sobre a bebida, os especialistas afirmaram que não existe qualquer evidência da relação entre o câncer de bexiga – ou qualquer outro tipo de tumor – e o amado cafezinho.
Na realidade, com essa revisão de estudos, os especialistas chegaram à conclusão que o café protege contra duas formas de tumores: aquele que atinge o fígado e outro que atinge o útero. O parecer, segundo fontes, analisa que o ideal é consumir de três a quatro pequenas xícaras de café por dia – desde que a pessoa não sofra de doenças como cirrose, por exemplo. A notícia de que o café poderia causar câncer foi divulgada pela OMS em outubro do ano passado. Desde então, todo o material sobre o produto foi reanalisado e a absolvição à bebida foi confirmada (ANSA).

PF investiga desvio de verbas no CFO

Em ação conjunta com o Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União (TCU), a PF no Rio realizou ontem (14) a Operação Tiradentes, com a finalidade de prender integrantes do Conselho Federal de Odontologia (CFO) acusados de envolvimento em ação criminosa que atuava no desvio de recursos da entidade autárquica federal.
Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão. Na operação, a Polícia Federal apreendeu R$ 250 mil em dinheiro, em diversos endereços, além de seis carros de luxo. Os presos faziam parte da cúpula do Conselho Federal de Odontologia, e os mandados foram expedidos pelo juízo da 3ª Vara Federal Criminal do Rio.
As investigações indicaram que esses profissionais recebiam diárias indevidas, restituições de despesas indevidas, assim como verbas indenizatórias em valores substanciais, sem comprovação dos documentos (ABr).