71 views 14 mins

Geral 15/01/2016

em Geral
quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Ibama fechou zoológico do Rio e multou prefeitura

Ibama abre

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) suspendeu ontem (14) o acesso de visitantes ao Zoológico do Rio de Janeiro

Segundo o Ibama, a Fundação Rio Zoo, que administra o local, tem sido notificada desde 2012 sobre a necessidade de adequar suas instalações.
Os principais problemas encontrados no zoológico são o grande número de animais em algumas instalações, a necessidade de obras estruturais e a ambientação dos cativeiros, para que se assemelhem ao habitat natural dos animais e permitam que eles mantenham seus comportamentos. As intervenções consideradas prioritárias pelo Ibama são nos recintos Viveirão, Corredor de Fauna, Extra e Núcleos de Reprodução.
Além de fechar o zoológico aos visitantes, o instituto aplicou uma multa diária de R$ 1 mil contra a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, até que o parque esteja adequado. Segundo o chefe do Núcleo de Fiscalização do Ibama no Rio de Janeiro, Vinícius Modesto de Oliveira, a situação atual do zoológico faz com que ele não cumpra mais seu papel de educação ambiental.
“A visitação ao parque não é mais uma experiência positiva para as crianças ou a população em geral”, afirmou Oliveira em comunicado enviado pelo Ibama. Apesar do fechamento à visitação, a Fundação RioZoo deverá continuar cuidando dos animais.
A secretaria Municipal do Meio Ambiente entrou com recurso para suspender o embargo à visitação. Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, a licitação das obras de readequação do zoológico foi suspensa porque na próxima semana será publicado o edital de licitação para concessão do parque ao setor privado.
A empresa vencedora terá que invesitr R$ 60 milhões em até dois anos mas, segundo a prefeitura, as obras emergenciais serão feitas “em um curto espaço de tempo”. Com a reforma, o parque ganhará novas lojas, restaurantes e áreas temáticas, substituindo os recintos exclusivos de confinamento (ABr).

Animação brasileira O Menino e o Mundo concorre ao Oscar 2016

O Menino e o Mundo.

O filme de animação brasileiro O Menino e o Mundo, do diretor paulista Alê Abreu, vai representar o Brasil no Oscar 2016. Em cerimônia realizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o longa-metragem foi anunciado entre os indicados, ao lado das animações Anomalisa, Divertida Mente (Inside Out), Shaun, O Carneiro (Shaun the Sheep Movie) e Quando Marnie estava lá (When Marnie was there).
O Menino e o Mundo conta a história de um garoto que mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. O pai abandona o lar e parte para a cidade grande em busca de trabalho e o menino, triste e desnorteado, faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. O filme mostra, pelos olhos da criança, uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.
O diretor Alê Abreu tem 44 anos e estreou no cinema com a animação Garoto Cósmico, lançada em 2007. O filme O Menino e o Mundo venceu, em 2014, o Festival Inernacional de Animação de Annecy, na França, um dos mais tradicionais festivais dedicados ao gênero. Ao ser indicado ao Oscar 2016, o longa desbancou filmes como O Bom Dinossauro, Home e Minions (EBC).

Humorista Shaolin morre em Campina Grande

Shaolin recebia cuidados médicos em casa desde 2011.

Morreu na madrugada de ontem (14) o humorista Josenilton Veloso, conhecido como Shaolin. O humorista de 44 anos estava internado com um quadro de infecção respiratória em uma clínica particular, em Campina Grande, na Paraíba, e sofreu uma parada cardiorespiratória.
Shaolin recebia cuidados médicos em casa desde 2011 em função de lesões sofridas em um acidente de carro.
A viúva do humorista, Laudiceia Veloso, informou que ele apresentou um quadro febril que evoluiu para uma infecção e houve a necessidade de internação na Unidade de Terapia Intensiva.
Shaolin foi radialista e cartunista político em jornais. Na televisão, participou de programas humorísticos e seu último trabalho foi no programa Tudo é Possível, da Record. Em janeiro de 2011, o carro de Shaolin colidiu com um caminhão numa rodovia que passa por Campina Grande. Ele foi socorrido em estado grave e passou por cirurgias. Shaolin ficou com sequelas das lesões na cabeça e foi transferido para casa.

Na busca pelo MH370, navio do século 19 é encontrado

As equipes que buscam pelos restos do avião da Malaysia Airlines, desaparecido desde 8 de março de 2014, ainda não têm pistas de onde o voo MH370 pode ter sofrido seu trágico fim. Porém, um sonar encontrou os restos de um navio a cerca de 3,7 mil km de profundidade. Segundo especialistas do Western Australian Museum, a foto tirada pelo sonar aparenta mostrar uma embarcação do século XVI com estrutura de metal.
No entanto, o jornal “Daily Mail” consultou analistas britânicos que afirmam que a carcaça pertence ao navio peruano “SV Inca”, que desapareceu em 1911. A descoberta foi realizada em dezembro, mas só agora as autoridades australianas – que lideram a busca – informaram sobre a descoberta. Esse é o segundo navio encontrado na região de buscas do MH370, que cobre mais de 120 mil km de área. Em maio do ano passado, os restos de um barco, também do século 19, estava a 3,9 mil kms de profundidade.
Até o momento, as equipes rastrearam mais de 80 mil km e, segundo o cronograma, essas análises do fundo marítimo do Oceano Índico devem seguir até junho. Há mais de dois anos, elas procuram por restos do avião que desapareceu com 239 pessoas a bordo. O sumiço se tornou um dos maiores mistérios da história da aviação mundial (ANSA).

ITÁLIA PODE LIBERAR MACONHA PARA USO TERAPÊUTICO

O Conselho dos Ministros da Itália, presidido pelo premier Matteo Renzi, deve discutir hoje (15) a despenalização do cultivo da maconha para fins terapêuticos. A medida se insere em um pacote mais amplo que será analisado pelo governo, que é essencialmente de centro-esquerda, mas se sustenta com o apoio do partido conservador Nova Centro-Direita (NCD).
Atualmente, apenas o Instituto Químico, Farmacêutico e Militar de Florença, ligado ao Exército, tem autorização para o cultivo da cannabis para fins terapêuticos. O local nasceu com o objetivo de fabricar medicamentos para as Forças Armadas, mas hoje também possui atividades de escopo civil.
A utilização de fármacos à base da erva na Itália é permitida desde 2007, mas apenas nos casos em que for comprovado que um remédio com outro princípio ativo não pode alcançar um resultado semelhante. Além disso, os pacientes precisam importar esses medicamentos, em um processo bastante caro e demorado (ANSA).

Papa Francisco rezou por
Michael Schumacher

O papa e o presidente da FIA, Jean Todt, rezaram pelo ex-piloto Michael Schumacher.

O papa Francisco recebeu o presidente da FIA, Jean Todt, ontem (14) e ambos fizeram uma oração pelo ex-piloto Michael Schumacher. “Eu pedi se ele queria fazer uma oração para Schumacher e ele aceitou prontamente. Foi um dia denso, principalmente, porque viemos aqui para falar sobre a segurança nas estradas e pude notar o tom positivo de nossa discussão, de nosso encontro. Aumentei um pouco mais o debate sobre as pessoas nas quais estou interessado e, obviamente, Michael Schumacher está no meu coração como no de todos, é da minha família”, disse Todt à “Rádio Vaticana”.
Para o presidente da FIA, mesmo que o ex-piloto não fosse o tema principal do encontro, “na vida há sempre uma oportunidade e essa era uma. E a oportunidade nos permite fazer coisas extraordinárias”. “Hoje foi uma coisa extraordinária”, destacou. O acidente de Schumacher ocorreu no dia 29 de dezembro de 2013 e o heptacampeão mundial de Fórmula 1 ficou cerca de seis meses em coma em um hospital de Grénoble. Atualmente, ele é atendido por cerca de 15 profissionais de saúde em sua casa, em Gland (Suíça). As informações sobre o atual estado de saúde do ex-piloto são raras.
Todt, que também é enviado especial das Nações Unidas para a Segurança nas Estradas, contou ainda que apresentou ao Papa “um filme chamado ‘Save Kid’s Lives’, feito por Luc Benson, que o deixou muito impressionado”. “Nós o informamos sobre o fato que, a cada dia, 500 crianças morrem nas estradas, que 20 mil ficam feridas a cada dia e que, a cada ano, 1,3 milhões de pessoas morrem em acidentes nas estradas e 50 milhões ficam feridas. São números que não são muito conhecidos”, informou Todt. O mandatário também acrescentou que Jorge Mario Bergoglio aceitou “usar os símbolos importantes” da campanha e “utilizá-los em suas orações” (ANSA).

Tunísia celebra 5 anos da queda de Ben Ali

A Tunísia celebrou ontem (14), o aniversário de cinco anos da queda do ditador Zine El Abidine Ben Ali, após uma revolução iniciada em 17 de dezembro de 2010, com o gesto desesperado do vendedor ambulante Mohamed Bouazizi, que ateou fogo no próprio corpo para protestar contra as condições econômicas locais e os abusos da polícia.
Se o país africano não teve o mesmo destino de nações vizinhas, como Líbia e Egito, ou mais distantes, como Síria e Iêmen, e é o único que pode ser apresentado como um modelo de “primavera árabe”, não são todos os tunisianos que concordam com essa interpretação.
A cada 14 de janeiro, algumas vozes se levantam para comemorar a efeméride, enquanto outras se erguem para denunciar um “complô”. Os argumentos a favor de uma tese ou outra não faltam, mas será função da História emitir um juízo definitivo.
Permanece o fato de que a Revolução de Jasmim permitiu o desenvolvimento de eleições livres, promulgou uma nova Constituição, em 2014, e criou instituições estáveis e democráticas, culminando na entrega do Prêmio Nobel da Paz de 2015 para o Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia (ANSA).