162 views 2 mins

Brasil pode registrar 4,2 milhões de casos de dengue

em Geral
sexta-feira, 09 de fevereiro de 2024

O Ministério da Saúde informou na sexta-feira (9) que o Brasil pode registrar 4,2 milhões de casos de dengue em 2024, enquanto o Distrito Federal, a unidade da federação com o maior coeficiente de contágios, iniciou a vacinação contra a doença. “A estimativa é que a gente chegue a 4,2 milhões de casos.

Nós nunca chegamos a esse número, por isso a preocupação pela pressão que isso pode acontecer no serviço de serviço de saúde”, disse Ethel Maciel, secretária de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. A funcionária explicou que houve uma “antecipação dos casos que não tínhamos visto nas últimas epidemias”.

“Em geral, há um crescimento no final de março, nós começamos a ver um crescimento já em janeiro”, afirmou. Até agora foram registrados 395 mil casos prováveis da doença em 2024, frente a 95 mil no mesmo período do ano passado. Além disso, houve uma mudança no perfil do mosquito Aedes aegypti, com circulação ao longo de todo o dia, e não apenas no começo da manhã e no fim da tarde.

Enquanto isso, os postos de saúde do Distrito Federal registraram longas filas no primeiro dia de vacinação de crianças de 10 e 11 anos. A ideia era imunizar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, porém não há número suficiente de vacinas fabricadas pelo laboratório japonês Takeda (Ansa).