68 views 11 mins

Geral 10/05/2018

em Geral
quarta-feira, 09 de maio de 2018
Republica temporario

República Democrática do Congo declara novo surto de ebola

Republica temporario

O governo da República Democrática do Congo declarou um novo surto de ebola em Bikoro, na província de Equateur, ao noroeste do país

O Ministério da Saúde local informou à OMS que duas de um total de cinco amostras recolhidas de pacientes apresentaram resultado positivo para a doença. ste é o nono surto de ebola identificado no Congo desde a descoberta do vírus no país, em 1976. Nas últimas cinco semanas, 21 casos suspeitos de febre hemorrágica viral foram reportados, incluindo 17 mortes.
“A OMS está trabalhando junto ao governo da República Democrática do Congo para ampliar rapidamente as ações e mobilizar parceiros utilizando um modelo de resposta bem-sucedida em meio a um surto de ebola similar registrado em 2017”, informou a entidade. A primeira equipe multidisciplinar, composta por especialistas da própria OMS e dos Médicos sem Fronteiras, entre outros, viajou para Bikoro visando reforçar a coordenação de ações e as investigações de casos.
“As unidades de saúde em Bikoro têm uma funcionalidade bastante limitada e dependem de organizações internacionais para fornecer suprimentos que frequentemente acabam”, destacou a OMS, ao liberar US$ 1 bilhão do Fundo de Contingenciamento para Emergências na tentativa de dar apoio às ações de resposta ao surto pelos próximos três meses.
A doença do vírus ebola, conhecida também como febre hemorrágica ebola, é considerada grave e, muitas vezes, fatal, com taxa de letalidade em torno de 50%. O vírus é introduzido na população humana por meio de contato direto com sangue, secreções, órgãos e outros fluidos corporais de animais infectados. A transmissão, acontece de pessoa para pessoa. Entre humanos, a infecção também se dá pelo contato direto com sangue e outros fluidos corporais como fezes, urina, saliva e sêmen de pessoas infectadas.
Durante um surto, as pessoas com maior risco de infecção são profissionais de saúde que atendem pacientes sem que as medidas de proteção sejam adotadas, membros da família ou outras pessoas que têm contato próximo com pessoas infectadas. O início súbito de febre, fraqueza intensa, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta caracteriza sinais e sintomas típicos do ebola. Em seguida, aparecem vômitos, diarreia, disfunção hepática, erupção cutânea, insuficiência renal e, em alguns casos, hemorragia tanto interna como externa (ABr).

Pleno virtual do CNJ confirma que cartório pode homologar usucapião

Pleno temporario

Obter a posse de uma propriedade por meio da usucapião ficou mais fácil. O plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) referendou, por unanimidade, a possibilidade de se fazer o processo diretamente nos cartórios. Com a mudança, haverá uma grande redução no prazo de tramitação dos processos, que chegavam a três anos nos casos mais simples. A usucapião é o direito à propriedade de um bem após uso contínuo e prolongado.
Ele pode ser utilizado tanto para bens móveis quanto bem imóveis, exceto bens públicos. Existem diversos tipos de usucapião, entre eles os Bens Imóveis Extraordinária (Código Civil (CC) artigo 1.238), Bens Imóveis Ordinária (CC, artigo 1.242), Especial rural – (Constituição Federal, artigo 191 e CC, artigo 1.239), Especial Urbana (Constituição Federal, artigo 183 / CC, artigo 1.240), Bens móveis Ordinária (CC, artigo 1.260) e Bens Móveis Extraordinária (CC, artigo 1.261).
Em dezembro do ano passado, a Corregedoria do CNJ publicou o provimento 65 estabelecendo as diretrizes para o procedimento da usucapião extrajudicial nos serviços notariais e de registro de imóveis. No texto, que passou por consulta pública desde 2016 fica esclarecido que é facultada aos interessados a opção pela via judicial ou pela extrajudicial; podendo ser solicitada, a qualquer momento, a suspensão do procedimento pelo prazo de trinta dias ou a desistência da via judicial para promoção da via extrajudicial.
Caso opte pela extrajudicial, o cidadão deve ir a um cartório de Notas e obter a Ata Notorial descrevendo a situação do bem. Com esse documento, ele deve ir a um cartório de registro de imóveis para obter um parecer. Caso o cartório de imóveis confirme que todos os requisitos foram preenchidos, ele já elabora o termo de posse por usucapião e faz a averbação no registro do imóvel (Ag.CNJ de Notícias).

Rússia celebra 73 anos da vitória sobre o nazismo

A Rússia celebrou ontem (9) o aniversário de 73 anos da vitória da extinta União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. As celebrações do dia se concentraram na Praça Vermelha, em Moscou, onde o presidente da Rússia, Vladimir Putin, presidiu um desfile militar, que contou com mais de 13 mil soldados, 75 aviões e 84 blindados, segundo dados do Ministério da Defesa.
“Nosso povo lutou até a morte. Nenhum país sofreu uma invasão assim. Nosso dever é preservar a memória da coragem dos soldados que lutaram contra o nazismo”, disse Putin antes de abrir o desfile. “Estão tentando apagar o feito do povo soviético, que salvou o mundo da escravidão e extermínio, e distorcer a história. Nós não permitiremos”, acrescentou.
O chefe de Estado russo estava acompanhado pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Sérvia, Aleksander Vucic.
A data festiva é comemorada por russos em todo o mundo. Na base militar de Hmeimim, na Síria, também ocorreram celebrações entre os soldados russos. De acordo com o Ministério do Trabalho, cerca de 1,6 milhões de veteranos da Segunda Guerra Mundial ainda vivem no país (ANSA).

Estudo aponta que Michelangelo era canhoto

O artista italiano Michelangelo (1475-1564), um dos ícones do Renascimento, era canhoto, segundo um estudo publicado ontem (9) na revista “Clinical Anatomy”. De acordo com a pesquisa conduzida pelo italiano Davide Lazzeri, Michelangelo era naturalmente canhoto, mas sempre tentava usar a mão direita, exceto em trabalhos de força, como esculpir, por exemplo.
Lazzeri afirmou que comparou os traços nas obras de Michelangelo com esboço de um retrato da amiga do artista, Vittoria Colonna, feito em 1525 e pintado com a mão direita. Recentemente foi descoberto que ele sofria de artrite em suas mãos. “Outro elemento sugestivo é que Michelangelo esculpiu e pintou um crucifixo para a abadia de Santo Spirito, ela é pintada da direita para a esquerda, provavelmente porque naquela época ele era ainda mais habilidoso com a mão esquerda na pintura”. Devido ao preconceito que os canhotos sofriam na época, Michelangelo escondia suas habilidades com a mão esquerda, principalmente por conta do contato do artista com o clero (ANSA).

Gratuidade no Enem para estudante de escola pública

Os estudantes da última série do ensino médio de escolas da rede pública terão gratuidade automática ao se inscreverem no Enem deste ano, mesmo os que não tiverem solicitado a isenção de pagamento da taxa de inscrição. O MEC e o Inep decidiram assegurar a gratuidade para esses candidatos, por causa da mudança de formato do pedido de isenção, que começou a ser adotada neste ano.
Para esses participantes, não será gerada uma Guia de Recolhimento da União. A guia será paga apenas pelos candidatos que tiveram a solicitação de isenção da taxa reprovada pelo Inep e pelos que não tinham direito à isenção e estão acessando o sistema pela primeira vez.
Até o ano passado, o pedido de isenção da taxa de inscrição no Enem era feito junto com a inscrição, mas a partir deste ano quem tem direito à gratuidade teve que fazer a solicitação no mês passado. Todos os interessados em fazer o exame devem se inscrever, mesmo os que já conseguiram a isenção (ABr).