68 views 14 mins

Geral 07/08/2018

em Geral
segunda-feira, 06 de agosto de 2018
Portugal temproario

Portugal lembrou os 50 anos do início do fim do regime de Salazar

Ele foi ditador de Portugal por 36 anos, até cair de uma cadeira e precisar ser substituído. A queda que António de Oliveira Salazar sofreu há exatos 50 anos foi o princípio do fim do regime, que acabou em 1974

Portugal temproario

António de Oliveira Salazar, em 1957. Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (3), a data foi lembrada pela imprensa portuguesa, que conta o que aconteceu naquele 3 de agosto de 1968, quando o ditador caiu de uma cadeira de lona na casa que tinha em Estoril, a 30 km de Lisboa. A queda ocorreu durante uma visita de um calista, que esperava Salazar se sentar. O ditador exagerou no movimento e caiu para trás, batendo a nuca no chão.

A pancada, aparentemente inofensiva, se revelou grave um mês depois, quando ele se submeteu a um exame neurológico. Começava então a busca de um médico para operá-lo. Após vários candidatos serem descartados, António Vasconcelos Marques acabou sendo escolhido, e o governante foi internado com o maior sigilo no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, no dia 6 de setembro de 1968. O ditador foi operado na madrugada do dia seguinte por uma equipe de dez médicos, algo “muito natural por se tratar da pessoa que era”, segundo disse, em 2009, a anestesista Maria Cristina da Câmara, cujo relato voltou a ser reproduzido pela imprensa portuguesa.

“Salazar estava completamente recuperado da operação e tinha uma conversa agradável e muito simpática. Reconhecia todos, o que era um excelente sinal. E, como se sabe, antes da operação ele se confundia com frequência”, contou ela. Nas primeiras horas de pós-operatório, Salazar recebeu um telegrama do ditador espanhol, Francisco Franco.

“Com o profundo afeto de sempre, faço fortes votos de rápida e feliz recuperação”, dizia a mensagem. Mas, em 16 de setembro, dez dias depois, Salazar sofreu um AVC, conforme consta nos arquivos médicos, e chegou a receber a extrema-unção de um padre de Lisboa.

Contrariando as previsões, Salazar conseguiu sair do coma, mas já não era o mesmo. Não se lembrava mais de assuntos recentes, a capacidade motora estava reduzida, e o Conselho de Ministros decidiu que Marcelo Caetano seria o novo presidente. Era 27 de setembro de 1968. Salazar nunca soube. Voltou à residência oficial, o Palácio de São Bento, e convocava com frequência os ministros, que compareciam pacientemente, alguns deles inclusive depois de deixar a pasta, para fingir que continuavam no poder.

“Ninguém teve coragem de contar ao ditador, de 80 anos, que foi substituído”, afirmou a revista “Time” em uma reportagem publicada em 1969, um ano antes de sua morte. O início do fim da ditadura foi consumado com o mandato de Caetano, que foi atacado pela ala mais reacionária do “Estado Novo” adotado por Salazar, pela crise do petróleo de 1973 e pelo fracasso nas guerras coloniais portuguesas em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique, antes da explosão da Revolução dos Cravos, em 1974.

A história da fatal queda da cadeira que começou a desintegrar o regime continua tão fascinante para os portugueses que, no dia dos 50 anos do acontecimento, vários textos são dedicados exclusivamente à cadeira.

“Não caia nessa. Saiba como escolher a cadeira ideal”, é o título de um artigo publicado pela emissora “TSF” no qual, aproveitando a data, explica “os cuidados para ter ao se sentar e como escolher a cadeira ideal, para evitar pequenas grandes tragédias como a que aconteceu com o ditador português”. Além disso, proliferam as recomendações da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, que ressalta que tombos e quedas “são responsáveis por 70% das mortes acidentais” na terceira idade e que é preciso aumentar os cuidados (Cynthia de Benito/EFE).

Saúde abre consulta pública para novo guia alimentar infantil

Saude temproario

Os dois primeiros anos de vida são decisivos para o crescimento e o desenvolvimento adequado da criança. Foto: Marcelo Camargo/ABr

Amamentar até que idade? Quando começar a dar alimentos? Que alimentos posso oferecer ao bebê? Essas são algumas das inúmeras dúvidas que surgem com a chegada de um novo integrante na família. Para ajudar pais e responsáveis, foi criado, em 2002, o Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois anos. Neste ano, o documento será atualizado. O material está em consulta pública até o próximo dia 25.

De acordo com o Ministério da Saúde, os dois primeiros anos de vida são decisivos para o crescimento e o desenvolvimento adequado da criança e também para a formação de hábitos e para garantir saúde durante toda a vida. “A alimentação tem papel fundamental em todo esse processo”, ressaltou a pasta.

A nova edição do documento está alinhada com o Guia Alimentar para a População Brasileira e traz recomendações sobre a alimentação das crianças nos dois primeiros anos de vida, para promover saúde, crescimento e desenvolvimento. “O guia pretende ser um apoio à família no cuidado cotidiano à criança, tanto nos momentos de dúvida, durante o aleitamento materno, como no enfrentamento aos desafios cotidianos, no estímulo à prática da cozinha e do comer juntos”.

A atualização deve subsidiar ações de educação alimentar e nutricional em âmbito individual e coletivo no SUS e em outros setores. “É essa a perspectiva, apresentar as informações necessárias para incentivar, apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população menor de 2 anos de idade”, disse o ministério.

Robô Curiosity comemora 6 anos em Marte

O robô Curiosity comemorou 6 anos explorando o planeta vermelho no domingo (5). O rover da NASA pousou na Cratera Gale, em Marte, no dia 5 de agosto de 2012, quando iniciou a missão que transformou os conhecimentos da superfície marciana, mostrando um planeta que pode ter hospedado vida e que, talvez, ainda possa hospedá-la.

Dentre as descobertas feitas pelo Curiosity desde então, destacam-se porções do solo que fizeram parte do leito de rios e um terreno que já abrigou um lago. Além disso, localizou desertos de areia parecidos com os da Terra, encontrou boro (elemento químico essencial para a vida) e moléculas orgânicas que alimentam a esperança de encontrar formas de vida em Marte.

Essa esperança foi aumentada ainda recentemente, quando radares italianos descobriram um lago salgado sob a superfície marciana. Graças aos sucessos das descobertas do Curiosity e aos obstáculos que o robô enfrentou desde o seu lançamento, como problema nas rodas e no computador de bordo, a NASA está trabalhando no sucessor do Curiosity, chamado Missão Marte 2020.

Enquanto Curiosity finaliza a segunda fase da sua missão até o fim deste ano, espera a chegada da última sonda lançada pela NASA, chamada Insight, que estudará o coração de Marte. A aterrissagem está prevista para novembro (ANSA).

Chile é o 1º país da América Latina a proibir sacolas plásticas

Chile temproario

Engenheiros chilenos mostram opções biodegradáveis para a sacola de plástico, agora proibida em todo o país. Foto: Claudio Reyes/AFP

O Chile se tornou o primeiro país da América Latina a proibir completamente o uso de sacolas plásticas em todos os departamentos comerciais de seu território. O presidente chileno, Sebastián Piñera, reeleito em março, foi pessoalmente a Santiago para celebrar a publicação da lei no Diário Oficial da última sexta-feira (3).

Na capital do país, o mandatário distribuiu bolsas de pano pelas calçadas. “O nosso objetivo é passar gradualmente da cultura ‘usa e descarta’ àquela saudável dos materiais recicláveis e da economia circular”, comentou. A lei proíbe os estabelecimentos comerciais de entregarem sacolas plásticas, exceto em casos cuja embalagem seja necessária para higiene ou para evitar o desperdício de alimentos. A legislação estabelece multa de U$370 por cada sacola plástica entregue e vale em todo o território chileno.

A iniciativa pretende eliminar o uso de sacolas plásticas nos próximos dois anos. “O Chile é um dos primeiros no mundo a dizer ‘tchau!’ para as sacolas plásticas. Acredito que isso seja bom para o Chile, para a América Latina e para o mundo”, adicionou Piñera. A medida, que já tinha sido aprovada em maio pelo Congresso, estabeleceu que, a partir de agora, as empresas têm seis meses para eliminar as sacolas plásticas, enquanto o comércio de pequeno porte tem dois anos para se adaptar às novas normas (ANSA).

O mito Freddie Mercury chega às telonas

O mito temproario

O vocalista da banda Queen, Freddie Mercury. Foto: Divulgação

Pelas poucas cenas do thrailer, parece que o longa “Bohemian Rhapsody”, de Bryan Jay Singer, não decepcionará. O drama, que conta a história da formação da banda Queen e da vida do vocalista Freddie Mercury, estreia no Brasil no dia 1º de novembro. Interpretar uma lenda do rock que está há gerações de distância foi o que fez Rami Malek, de 38 anos, tremer as pernas. Quando Mercury morreu, o protagonista do longa tinha apenas 10 anos.

“Quando me escalaram, pensei: pode ser o papel que definirá a minha carreira. Dois minutos depois, percebi: meu Deus, também pode arruinar minha carreira para sempre”, disse o ator nascido em Los Angeles, de família egípcia. Além disso, para Malek, tratou-se de seu primeiro papel como protagonista – e só chegou a ele depois de uma produção muito confusa. Sacha Baron Cohen, renomado ator britânico, era quem deveria ser Mercury nas telonas, mas ele renunciou ao papel, aparentemente por desavenças com a banda Queen.

Depois, outro britânico, Ben Whishaw, foi escalado para o papel, mas também desistiu. E então, em dezembro de 2017, a Fox disse que o diretor do longa, Bryan Singer, tinha sido demitido por ausências injustificadas. Logo depois, voltaram atrás e confirmaram Singer na direção. Em meio a essa tempestuosa produção, há ainda o retrato de uma história realista da vida selvagem do astro Freddie Mercury, dividido entre as drogas e a homossexualidade.

O filme percorre 15 anos da banda britânica, desde a década de 70, com a união de Mercury, Brian May e Roger Taylor (Gwilym Lee e Ben Hardy no longa), até o icônico Live Aid, festival de música de 1985, seis anos antes da morte do vocalista (ANSA).