77 views 11 mins

Geral 07/08/2015

em Geral
quinta-feira, 06 de agosto de 2015

Propostas encaminhadas ao Dialoga Brasil poderão ser concretizadas

Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto.

O ministro Miguel Rossetto, da Secretaria-Geral da Presidência, disse  que todas as propostas que forem encaminhadas ao governo federal por meio do site (www.dialoga.gov.br) serão analisadas

Várias poderão ser implementadas do ponto de vista administrativo, muitas delas são regionalizadas e algumas terão que ser submetidas ao Congresso.
“Várias dessas propostas vão se traduzir concretamente em programas para a população brasileira”, acrescentou. A plataforma digital Dialoga Brasil foi lançada pelo governo federal no fim de julho e apresenta inicialmente quatro áreas – saúde, segurança pública, educação e redução da pobreza. Dentro desses temas, as pessoas podem contar suas experiências, dar ideias e sugestões de programas.
É possível ainda, na plataforma, conhecer as principais ações do governo naquela área e curtir as propostas de outros participantes. As três que tiverem maior apoio serão respondidas pelo governo federal em novembro. Segundo Rossetto, até o fim de agosto, a plataforma terá todos os 14 temas e 80 programas prioritários do governo para que a população proponha melhorias dessas políticas públicas. “O Dialoga Brasil veio para ficar e ser um espaço permanente de diálogo entre a sociedade e o governo. Por isso, a experiência iniciada é muito positiva”, disse.
Ele contou que, desde que foi aberta, 80 mil pessoas já acessaram a plataforma e enviaram quase 7 mil propostas. Os ministros também participarão de um bate-papo virtual com os participantes. Estão marcadas conversas com os ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello (dia 13), da Educação, Renato Janine (dia 20), e da Justiça, José Eduardo Cardozo (dia 27). Para participar, basta se inscrever na plataforma.

Há 70 anos da bomba, Hiroshima fez 1 minuto de silêncio

Pessoas esperam na fila para orar por vítimas do bombardeio atômico de 1945, no Parque Memorial da Paz.

As autoridades japonesas e a população de Hiroshima recordaram ontem (6) as vítimas da bomba atômica lançada contra a cidade pelos Estados Unidos há exatamente 70 anos, nos estágios finais da Segunda Guerra Mundial. Centenas de pessoas e de representantes diplomáticos se reuniram no Memorial da Paz às 8h45 da manhã, horário em que o explosivo foi detonado em 6 de agosto de 1945, para fazer um minuto de silêncio em homenagem aos mortos, contabilizados em 80 mil, além de 13 mil desaparecidos e 40 mil feridos. Três dias depois, outra bomba foi lançada sobre Nagasaki.
A cerimônia de hoje contou, pela primeira vez na história, com um representante do governo dos EUA, Rose Gottemoeller, subsecretária de Estado para o Controle de Armas e Segurança Internacional. O prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui, disse esperar que o presidente norte-americano, Barack Obama, visite a cidade durante a cúpula do G7 (grupo que reúne as sete maiores economias do mundo) do ano que vem, no Japão, para “escutar os relatos dos sobreviventes”.
“Até quando existirem bombas nucleares, os sobreviventes poderão aparecer a qualquer momento”, comentou. Por sua vez, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, que recentemente fez uma viagem oficial ao Japão, disse que “a memória pelos 70 anos da tragédia em Hiroshima e Nagasaki não deve ser esquecida jamais” (ANSA).

Seleção brasileira volta ao top 5 do ranking da Fifa

O time de Dunga subiu uma posição e agora aparece na 5ª colocação da classificação.

A seleção brasileira voltou a figurar entre as cinco melhores seleções do ranking da Fifa. O time de Dunga subiu uma posição e agora aparece na 5ª colocação da classificação. Outra mudança significativa foi a queda da atual campeã do mundo, Alemanha, da vice-liderança para o terceiro posto e da Holanda, que estava na 5ª posição e despencou para a 12ª.
Segundo a entidade máxima do futebol, as mudanças se devem porque os pontos da Copa do Mundo de 2014 “perderam valor” e levaram mais em consideração as eliminatórias para a Eurocopa. A Argentina segue soberana na liderança do ranking, a quase 200 pontos da vice-líder, a Bélgica. A Itália conseguiu melhorar seu posicionamento e agora aparece na 16ª colocação, uma a mais do que a divulgada em julho, a pior da história.
Outra novidade é o Chile, que apareceu pela primeira vez entre as 10 melhores equipes do mundo. Entre as que mais subiram de posição estão duas seleções latinas: o México subiu 14 lugares e agora está no 26º posto e a Jamaica aumentou 21 colocações e aparece como 55ª melhor. Confira o ranking das 10 melhores: 1 Argentina; 2. Bélgica; 3. Alemanha; 4. Colômbia; 5. Brasil; 6. Portugal; 7. Romênia; 8. Inglaterra; 9. País de Gales; 10. Chile (ANSA).

Incineradas 2,5 toneladas de drogas apreendidas pela Polícia Civil

Incineração de drogas e materiais em um forno no bairro Sertãozinho, em Mauá.

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, acompanharam a incineração de 2,5 toneladas de drogas e materiais, na manhã de ontem (6), em um forno no bairro Sertãozinho, em Mauá. Além disso, também foram destruídos 250 litros de éter etílico, substância usada no processamento da cocaína.
“Esta é a maior apreensão de drogas não só do Estado como do país. Foi um trabalho de quatro meses de investigação no Denarc, cocaína que veio de outros países, principalmente Paraguai e Bolívia”, disse o governador. “Foi pego o número 1 do tráfico de drogas, um criminoso conhecido como Capuava, a quadrilha foi presa. Está sendo feito um confisco da terra, da mansão, dos carros, está sendo tudo confiscado. Isso vai salvar muitas vidas, pois a melhor maneira de combater o crime é cortar o fluxo de dinheiro”, ressaltou.
Os entorpecentes incinerados foram apreendidos no dia 17 de julho, durante operação do Denarc na zona rural de Santa Isabel. Na ocasião, foram presas cinco pessoas, incluindo o líder da distribuição de drogas de facção criminosa. Para a incineração, foram investidos R$ 41.250,00 no processo de destruição dos entorpecentes – R$ 16,50 por quilograma (SSP).

Vendas de veículos acumulam queda de 19,4% em 2015

As vendas de veículos registraram retração de 19,4% no acumulado deste ano. De janeiro a julho deste ano foram vendidos 1,3 milhão de veículos e, em igual período do ano passado, 1,6 milhão de unidades. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Apesar da queda no acumulado do ano, no mês de julho, as vendas de veículos subiram 5,7% na comparação com junho. Segundo o balanço, foram licenciadas 189,9 mil unidades em julho, contra 179,6 mil em junho. Na comparação com o ano passado, o resultado é de queda de 21,6% nas vendas. No mesmo mês de 2014, foram licenciadas 242,1 mil unidades.
A produção também aumentou na comparação com junho deste ano, de 182,7 mil para 215,1 mil – crescimento de 17,8%. No entanto, em relação aos 252,7 mil veículos produzidos em julho de 2014, a fabricação caiu 14,9%. O número de pessoas empregadas no setor teve ligeira retração de julho para junho (0,9%). O número caiu de 136,9 mil para 135,7 mil. Em comparação com julho de 2014, a queda é de 9,7%, naquele mês o setor empregava 150,2 mil pessoas (ABr).

Autorizada a terceira fase de testes da vacina contra dengue

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou, em Brasília, a terceira fase de testes para a vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O objetivo desta última etapa é estudar a eficácia do produto em cerca de 17 mil pessoas entre 2 e 59 anos. A CTNBio, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, é responsável pela aprovação de estudos de medicamentos que contêm organismos geneticamente modificados.
A vacina do Butantan é 100% brasileira e usa diferentes tipos do vírus da dengue alterados geneticamente. As doses são tetravalentes, ou seja, têm potencial para proteger contra os quatro tipos da doença com uma única dose. Na segunda fase de testes da vacina, aplicada em cerca de 200 voluntários humanos, os resultados foram considerados satisfatórios pelo instituto e pela CTNBio.
A previsão do Butantan é que a última rodada de testes comece em setembro, mas isso ainda depende de autorização da Anvisa e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). A terceira fase deve durar cerca de um ano. Os resultados da terceira fase serão apresentados novamente à CTNBio. Se a eficácia for comprovada, a vacina seguirá para a Anvisa para registro comercial. Quem tiver interesse em contribuir com os estudos pode se inscrever como voluntário no site do Instituto Butantan (ABr).