71 views 14 mins

Geral 06/09/2016

em Geral
segunda-feira, 05 de setembro de 2016
A americana Amy Purdy, medalhista do snowboard nos jogos de inverno, será um dos destaques da abertura da Paralimpíada.

Energia e força do coração vão marcar abertura da Paralimpíada

A americana Amy Purdy, medalhista do snowboard nos jogos de inverno, será um dos destaques da abertura da Paralimpíada.

Quando os primeiros acordes começarem a soar no Estádio do Maracanã, às 18h15 de amanhã (7), dando início à cerimônia de abertura da Paralimpíada, terá início uma festa inesquecível, com muita energia e a força do coração

A definição é do produtor executivo do evento, Flávio Machado, responsável pela supervisão de cada detalhe da abertura.
“O conceito é ‘o coração não conhece limites’. E todos nós temos isso em comum, o coração. A gente aprende com esses atletas paralímpicos e com todas pessoas com deficiência, que não se deixam abater e conquistam coisas maravilhosas. Isso é muito inspirador. Eles só conseguem isso porque têm esse coração dentro deles, que faz romper os limites. Queremos que as pessoas saiam daqui repensando a deficiência”, disse Flávio. “Tem que ter um cuidado especial, mas a energia deles, com as limitações que têm, de se transportar aqui só para participar dos ensaios, já requer uma força além do normal. Isso faz com que a energia fique mais positiva ainda”.
Flávio disse que o desafio para que tudo dê certo é grande. Serão três horas de duração, com 2 mil voluntários e shows musicais. “Tudo é uma responsabilidade muito grande. É o maior espetáculo que já fiz na minha vida. O desafio é manter tudo isso funcionando, é uma máquina gigantesca por trás para fazer tudo acontecer. É uma complexidade enorme de manter tudo sincronizado, projeção, luz, trilha, fogos, coreografia”, disse ele, que comandará tudo do alto das arquibancadas.
Entre os artistas que estarão fazendo parte do espetáculo, está a dupla de dançarinos Renata Fonseca de Almeida e Oscar Benfica Martins. Ela tem apenas 20% da visão e ele ficou completamente cego aos 9 anos de idade. Mas, juntos, prometem encantar o público com seu desempenho no estádio. “Foi uma emoção a primeira vez que entrei no Maracanã. O coração pula e as pernas tremem. A gente vai dançar juntos, em um segmento chamado Beyond vision [Além da visão]”, contou Renata, que nasceu com retinose pigmentar e veio perdendo a visão do longo dos anos.
“A energia da imensidão do Maracanã me traz uma sensação de liberdade, mas também de responsabilidade, para desenvolver bem o trabalho e representar a nossa classe. Estamos aqui representando os cegos do mundo inteiro”, disse Oscar, que teve descolamento de retina na infância, mas guarda com carinho todas as imagens que conheceu do mundo, como pediu sua mãe, quando ele começou a perder a visão.
Uma das estrelas do espetáculo deve ser o jovem Davi Teixeira, de 11 anos, conhecido como Davizinho, que recentemente foi vice-campeão mundial de surf adaptado na Califórnia. “Estou um pouco nervoso, mas bem preparado, eu acho. Estou muito ansioso para finalmente chegar o dia e fazer parte da abertura”, disse ele, que nasceu com síndrome da banda amniótica, o que levou a deformidades severas nas pernas e nos braços. Ao falar sobre o que faz para superar os desafios, Davizinho, que está no quinto ano, disse que crê em Deus e citou três palavras que considera mágicas: fé, determinação e força de vontade (ABr).

Cura do câncer infantil chega a 70% dos casos com diagnóstico

Cura temporario

O câncer infantil figura atualmente como a segunda causa de morte na faixa etária entre 1 e 19 anos, perdendo apenas para causas externas, como acidentes e violência. Apesar disso, o índice de cura pode chegar a 70% dos casos se houver diagnóstico precoce. O alerta é da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica que promove a campanha Setembro Dourado no intuito de ampliar a conscientização em prol da causa.
De acordo com a entidade, no Brasil, a taxa de cura do câncer infantil gira em torno de 50% dos casos – índice bastante distante de países como os Estados Unidos, onde a taxa é de 80%. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam 12 mil novos diagnósticos de câncer infantil no Brasil a cada ano, com pico de incidência na faixa de 4 a 5 anos e um segundo pico entre 16 e 18 anos.
Os tipos mais comuns de câncer entre adultos são os carcinomas (como câncer de pulmão e câncer de mama), provocados, em parte, por fatores ambientais e estilos de vida. Já em crianças, os tipos mais comuns são leucemia, tumores no sistema nervoso central e linfomas (câncer dos gânglios linfáticos), geralmente com origem em células que se desenvolveram em estágios iniciais da gestação.
A campanha defende ainda que o profissional de saúde que atende uma criança com câncer deve estender o tratamento a toda a família do paciente, uma vez que o câncer infantil é visto por especialistas como uma espécie de câncer familiar e não de um único indivíduo apenas. A proposta é que a sociedade civil organizada exerça papel fundamental de dar apoio psicológico, principalmente aos que estão em outra cidade para o tratamento e o acolhimento da família e da criança (ABr).

Licitações de campos marginais para extração de petróleo

O governo autorizou ontem (5) a realização da Quarta Rodada de Licitações de Campos Marginais. A mensagem presidencial que autoriza o Conselho Nacional de Política Energética a dar sequência aos leilões foi publicada no Diário Oficial da União. Nesta etapa serão 13 blocos de leilão para a extração de petróleo nas Bacias do Espírito Santo; na Bacia Potiguar e na Bacia do Recôncavo.
Com a publicação da resolução, a ANP poderá dar sequência ao processo desses blocos nas 13 áreas inativas com acumulações marginais. Ainda não foi definida a data para os certames. São considerados campos marginais aqueles em que, por algum motivo, a extração de petróleo deixa de ser rentável para algum operador, mas que pode ser economicamente interessante para outra empresa – em geral de menor porte.
Na Bacia do Espírito Santo, serão ofertadas as áreas e campos de Conceição da Barra, Garça Branca, Rio Doce e Rio Mariricu. Na Bacia Potiguar, serão ofertados Iraúna, Noroeste do Morro Rosado, Urutau e Riacho Alazão. Já na Bacia do Recôncavo, serão ofertadas as áreas e campos de Araçás Leste, Fazenda Sori, Itaparica, Jacumirim e Vale do Quiricó (ABr).

Ativistas do Occupy são eleitos em Hong Kong

No segundo semestre de 2014, manifestantes pró-democracia ocuparam as ruas de Hong Kong pedindo mais participação política.

Diversos militantes pró-democracia, que em 2014 ocuparam as ruas de Hong Kong, conquistaram assentos no Parlamento nas eleições do último final de semana e agora poderão ter poder sobre as decisões do governo de Pequim em âmbito local, o que pode resultar em novas confrontações políticas. Junto a outros candidatos pró-democracia, a oposição conseguiu manter cerca de um terço dos assentos, o que garante o veto a algumas medidas das autoridades chinesas.
Dos 70 parlamentares, apenas metade são escolhidos por meio de eleição direta. Destes, 27 atualmente são considerados moderados, ou seja, a favor da democracia, mas não necessariamente da separação completa da China.
O chamado “Movimento dos guarda-chuvas”, a favor de uma ruptura com a China, paralisou por meses algumas regiões centrais de Hong Kong, mas não conseguiu nenhuma das reformas políticas reivindicadas na ocasião, como a autonomia regional.
Um de seus líderes, Nathan Law, de 23 anos, foi o mais jovem parlamentar já eleito em Hong Kong. “Acredito que os verdadeiros cidadãos de Hong Kong queriam uma mudança”, disse a jornalistas após a divulgação de resultados preliminares. As eleições tiveram um índice de participação recorde, de cerca de 60% dos habilitados a votar, ou seja, mais de 2 milhões de pessoas. Uma das bandeiras dos ativistas é a realização de um referendo sobre um desligamento da China (ANSA).

Deficientes auditivos com isenção do IPI

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou proposta que estende às pessoas com deficiência auditiva e às pessoas com visual monocular a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis. O texto aprovado é o substitutivo, com complementação de voto, do relator, deputado Dr. Jorge Silva (PHS-ES), ao projeto do deputado Alan Rick (PRB-AC) e projetos apensados.
A proposta altera a Lei 8.989/95, que hoje prevê o benefício fiscal para pessoas portadoras de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autistas. O projeto original estendia o benefício fiscal apenas aos deficientes auditivos, mas o relator optou por estendê-lo também às pessoas com visão monocular, conforme previsto em propostas apensadas ao principal.
Silva também retirou do texto a definição de deficiência auditiva, já presente no Decreto 3.298/99. “Esse dispositivo não nos parece adequado, uma vez que se trata de questão eminentemente técnica e operacional, não própria para uma lei federal”, disse o deputado. De caráter conclusivo, a proposta será analisada agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça (Ag.Câmara).

Maduro é perseguido por multidão furiosa

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi perseguido por uma multidão indignada, que o xingava e criticava por conta da atual crise econômica que assola o país, durante uma visita à turística ilha de Margarita. Vídeos que vem sendo publicados na Internet nos últimos dias mostram o líder correndo de uma multidão enquanto pessoas batem panela e gritam palavrões.
Militantes chavistas, no entanto, estão colocando em dúvida a veracidade das imagens, uma vez que a versão oficial da visita não fala em protestos da população local. Maduro viajou à ilha para inaugurar um complexo de habitações sociais. Eleito em 2013, Nicolás Maduro é acusado pela oposição de má administração. Atualmente, o país passa por uma séria crise política e econômica (ANSA).