81 views 12 mins

Geral 11 a 13/06/2016

em Geral
sexta-feira, 10 de junho de 2016

Dilma defende consulta para que população decida se quer novas eleições

A presidenta afastada Dilma Rousseff, em entrevista exclusiva à TV Brasil, com o jornalista Luis Nassif.

A presidenta afastada Dilma Rousseff defendeu, em entrevista à TV Brasil, uma consulta popular caso o Senado não decida pelo seu impedimento

Ao apresentador Luís Nassif, Dilma disse que é a população que tem que dizer se quer a continuidade de seu governo ou a realização de novas eleições. “O pacto que vinha desde a Constituição de 1988 foi rompido e não acredito que se recomponha esse pacto dentro de gabinete. Acredito que a população seja consultada”, disse.
Para ela, o país não conseguirá superar a crise com o governo interino. Dilma acredita que o povo não terá confiança no comando de Temer pelo fato de ele não ter passado pelo crivo das urnas. “Como você acha que alguém vai acreditar que os contratos serão mantidos se o maior contrato do país, que são as eleições, foi rompido?”, indagou. “Não acho possível fazer pacto nenhum com o governo Temer em exercício”, completou.
Dilma criticou uma vez mais a admissibilidade do processo de afastamento usando como o argumento o fato de que, embora a Constituição preveja o impeachment, ela também estipula que é preciso haver crime para que se categorize o impedimento.
Ela reivindica voltar ao posto por compreender que não cometeu crime e criticou os que defendem um semiparlamentarismo, ou eleição indireta, por considerar que isso traria um grande risco ao país.
Dilma defendeu que haja uma reforma política que discuta o tema. “Não temos que acabar com o presidencialismo, temos que criar as condições pela reforma política”.
Só a consulta popular para lavar e enxaguar essa lambança que está sendo o governo Temer”. Segundo ela, nos momentos de crise pelo qual o Brasil passou, na história da democracia recente, foi com o presidencialismo que o país superou as crises. “Foi sempre através do presidencialismo que o país conseguiu dar passos em direção à modernidade e à inclusão”.
Para Dilma, no final do seu primeiro mandato, começou a se desenhar, especialmente na Câmara, um movimento político “do centro para a direita”, com o surgimento de pautas conservadoras, processo, segundo ela, comandado pelo então líder do PMDB e hoje presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha. Perguntada sobre a Operação Lava Jato, Dilma que disse que o grande problema da corrupção é o controle privado que se faz das verbas do Estado. “Não se pode fazer a escandalização de investigações sobre o crime de corrupção. O que tem que se fazer é, doa a quem doer, investigar e punir. Quando for as empresas é aplicar multas. Há uma hipocrisia imensa em relação a essa questão das investigações” (ABr).

Kuczynski quer governo formado por técnicos, mesmo da oposição

Presidente eleito do Peru, Pedro Paulo Kuczynski.

O gabinete ministerial que vai trabalhar desde os primeiros dias do governo do presidente eleito do Peru, Pedro Paulo Kuczynski, será formado por técnicos de diversos partidos, incluindo a Força Popular, da candidata derrotada, Keiko Fujimori, e da Frente Ampla, partido da terceira colocada no primeiro turno das eleições Veronika Mendoza.
Na primeira entrevista depois de confirmada sua vitória, Kuczynski anunciou ao Canal 2 que o chefe da equipe técnica de sua coligação partidária, o Peruanos por el Kambio (PPK), Alfredo Thorne será o novo ministro de Economia e Finanças, como havia adiantado previamente. “Absolutamente [teremos técnicos de outros partidos), vamos buscar as pessoas mais indicadas de todo Peru. Eu sou um tecnocrata e vou buscar técnicos. Vamos levar em conta a Força Popular e a Frente Ampla”, disse.
Neste sentido, considerou necessário convencer a coligação de Keiko Fujimori – Força Popular –, assim como técnicos que estão mais à esquerda, sobre temas que, segundo ele, nenhum peruano pode ser contrário. “A maioria dos empregos hoje vêm de pequenas e médias empresas. Se não as ajudamos, não seguiremos adiante. Não com subsídios, mas vamos apoiá-las com crédito”, disse. Kuczynski adiantou que investirá também esforços e recursos em educação, saúde e água.
O economista de 77 anos, que hoje alcançou o maior número de votos, após 100% dos votos apurados, disse que já tem outros nomes de sua equipe em mente, mas que, por enquanto, esses nomes ficam “guardados no bolso”. “O caso de [que continue como ministro da Educação] Jaime Saavedra, seria uma ideia magnífica, mas precisaríamos convence-lo. Seria ótimo se ele fizesse esse sacrifício”. Ele disse ainda que espera que, em 2021, quando se comemorará o bicentenário da República peruana, o país “esteja com o pé finacado na modernidade”.
Kuczynski disse ainda que vai cumprir os compromissos assumidos anteriormente, como o reajuste aos professores, e descartou que vá privatizar a empresa de água Sedapal. Sua primeira viagem este ano será para a China, antes da encontro anual dos membros da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec, da sigla em inglês), previsto para novembro, já que economicamente é importante para o país. Por último, disse que em seus primeiros 100 dias, vai enfrentar a questão da segurança pública no país, oferecendo mais oportunidades aos jovens (ABr).

Clozapina para tratamento de doença de Parkinson

O Ministério da Saúde informou que o medicamento clozapina será oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com transtornos psicóticos associados à doença de Parkinson. A decisão de adotar o antipsicótico para o tratamento da doença, segundo a pasta, foi da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), atendendo pedido da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.
O remédio será usado para combater psicoses associadas à doença. Alguns dos argumentos apresentados são de que essa situação clínica influencia negativamente o quadro, com aumento da dependência, das hospitalizações em casas de saúde e da mortalidade. A Conitec chegou a fazer consulta pública para colher opiniões de especialistas e da sociedade civil. “As contribuições recebidas enfatizavam efeitos positivos da incorporação, como a melhora na qualidade de vida do paciente e de seus familiares”, informou a pasta.
“Outro indicativo dos benefícios do uso do medicamento no tratamento de sintomas psicóticos associados a Parkinson é sua recomendação pelo Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica, do Reino Unido, em uma de suas diretrizes clínicas referentes à doença”, reforçou o ministério. A previsão do governo é de que o protocolo clínico seja publicado em até 180 dias. A clozapina já era oferecida no SUS para tratar outras doenças, como transtorno bipolar e esquizofrenia. O investimento para a disponibilização a pacientes com Parkinson é de cerca de R$ 3 milhões ao ano. No Brasil, estima-se que cerca de 200 mil pessoas sofram com o problema (ABr).

Gervásio Baptista é recebido para bate-papo com Temer

Temer recebe o decano dos fotógrafos, Gervásio Baptista, no Palácio do Planalto.

Profissional conhecido no meio jornalístico, o fotógrafo Gervásio Baptista, de 93 anos, foi recebido na sexta-feira (10) pelo presidente interino Michel Temer, no Palácio do Planalto, para um bate-papo informal. Com meio século de carreira no fotojornalismo, Baptista foi fotógrafo oficial de três presidentes da República e cobriu a Guerra do Vietnã.
Gervásio, que completa 94 anos no próximo domingo (19), estava em frente ao Palácio do Planalto, gravando uma entrevista para a TV Senado, quando foi chamado para se encontrar com Temer. As fotos feitas pelos profissionais de imprensa registraram um clima de descontração entre os dois.
Gervásio Batista é autor de imagens memoráveis, entre elas a de Juscelino Kubitschek acenando com a cartola para o povo na inauguração de Brasília. Foi o último a fazer uma foto do então presidente Tancredo Neves com vida. Ao longo da carreira, cobriu concursos de Miss Universo, copas do mundo, guerras e acontecimentos políticos. Fotografou personagens importantes da história, como John Kennedy, Richard Nixon, Juan Domingo Perón, Charles de Gaulle, Che Guevara e Fidel Castro. A Agência Brasil foi um dos veículos onde Baptista trabalhou.

Julgamento de denúncia sobre Cunha

Presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, liberou para pauta do Plenário da Corte o julgamento da denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em um inquérito contra o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O pedido de investigação feito pelo PGR foi baseado em informações sobre contas na Suíça atribuídas a Cunha.
No andamento processual da ação, que corre em segredo de justiça, está registrado, com a data de ontem (9), que o processo foi liberado para pauta pelo relator. Agora cabe ao presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, determinar a data do julgamento. Caso a denúncia seja aceita, Eduardo Cunha passa a ser réu em mais um processo. A assessoria do deputado afastado ainda não se manifestou sobre o assunto (ABr).