Velocidade da informação: chegada do 5G no Brasil, o que esperar?

Ainda cercada por impasses tecnológicos e políticos, a internet 5G é esperada por grande parte dos brasileiros. Prevista para chegar ao país no próximo ano, a tecnologia esbarra em investimento e na cobertura atual disponível que não atinge a todos os cidadãos. Um dos requisitos para que o leilão entre as operadoras seja aberto é o abastecimento de rede 4G ou velocidade superior aos locais que não forem contemplados com a nova tecnologia 5G.

Além disso, a Anatel estabeleceu uma meta de cobertura de 95% de áreas urbanas com menos de 30 mil habitantes, o que antes não era obrigatório. “Certamente, é um avanço, no entanto, o país precisa se reestruturar tecnologicamente e aprimorar a estrutura que oferece hoje em dia. Isso sem esquecer que mesmo com o progresso e o grande salto que demos em tecnologia, nem todas as cidades têm sinal de internet, e em alguns municípios do Brasil, a internet é bastante precária”, destaca o CEO da Clikss Brasil, empresa especialista em planejamento estratégico de marketing digital, Cleverson Andrade.

Apesar disso, alguns executivos estão confiantes de que não vai demorar para que a internet 5G se estabeleça no Brasil. Ela oferece conexões mais rápidas, administração inteligente de redes e também maior estabilidade para conversação entre máquinas. A previsão é que o 5G seja 50 vezes mais veloz que as redes 4G, oferecendo velocidade de até 5 GB/s em condições ideais. A internet 5G promete revolucionar o mercado de tecnologia no país, propiciando a chegada e o estabelecimento de diversos serviços e conexões, como é o caso da internet das coisas.

“Para que a internet das coisas funcione de maneira efetiva, é necessário haver integração tecnológica entre aparelhos e sistemas. Com uma internet mais veloz, será possível conectar pessoas e máquinas. Imagine sua cafeteira programada para fazer o seu café às 6h30, enquanto você toma seu banho antes de ir trabalhar e, enquanto isso, sua agenda cronometra o seu tempo e, com os dispositivos todos interligados, seu smartphone calcula o trajeto e o tempo mais rápido para chegar até a sua próxima reunião, tudo isso de maneira autônoma? Será um grande avanço”, afirma Andrade.

O especialista destaca ainda que o tempo de resposta entre downloads e uploads será a vedete da internet 5G, promovendo agilidade para todos os tipos de serviço, fazendo com que a tecnologia possa desfrutar ainda mais dessa velocidade, uma vez que abre também um leque para a criação de outros aplicativos que atendam às necessidades dos usuários em menos tempo e com mais efetividade. “O cotidiano e vida irão acelerar ainda mais, será necessário que pessoas, negócios e utilitários se reinventem”, pontua.

Se por um lado, a tecnologia 5G promete aproximar homens e máquinas, por outro lado, ela tende a afastar cada vez mais pessoas de pessoas. “Hoje em dia é muito comum as pessoas fazerem pedidos por meio de aplicativos, conversarem por aplicativos e até mesmo encontrarem seus pares para relacionamento por meio de aplicativos. Embora existam coisas que a gente só consiga fazer por meio do contato pessoal, com a chegada do 5G e o aprimoramento da internet das coisas, a tendência é que as pessoas se comuniquem cada vez mais com objetos”, afirma Andrade.

A adaptação das pessoas em relação a tecnologia terá que ser simultânea, não haverá tempo para “aprender” a lidar com ela, e seus custos deverão compensar. “A partir do momento que você tem o benefício de uma internet mais veloz, você tem que estar disposto a pagar por essa conveniência. São benefícios que agregam e podem tornar os trabalhos mais ágeis.

Obviamente, será uma tecnologia mais cara no início, mas o preço tende a cair conforme o tempo for passando e novas concessões forem sendo disponibilizadas, até mesmo para promover a concorrência entre quem oferece o melhor e o mais vantajoso serviço. Velocidade da informação é algo benéfico e que nos possibilita ser mais produtivos”, conclui o especialista.

Fonte e mais informações: (www.clikssbrasil.com.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap