605 views 7 mins

Turismo Sustentável no Sudeste

em Especial
quarta-feira, 21 de junho de 2023

Dicas para quem quer realizar expedições e vivências próximas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG)

O Turismo Sustentável vem ganhando destaque nas férias dos brasileiros, proporcionando crescimento pessoal e impacto socioambiental positivo, de acordo com o Relatório de Viagens Sustentáveis 2022. Por vezes, as viagens exigem bastante planejamento e investimento, como passagens aéreas, hotéis e documentos de viagem. No entanto, essa forma de turismo não se restringe apenas às férias anuais. Alternativas de curtas experiências, com foco em contato com a natureza e aprendizados culturais, suprem a demanda por opções mais acessíveis e de curta duração, permitindo aos viajantes desfrutar de momentos significativos.

As expedições de curta duração são, também, uma forma de democratizar o acesso ao turismo, pois permitem que mais pessoas consigam viver essas experiências, com investimentos bem menores em comparação às viagens convencionais, e não exigem muita programação prévia.

Além de todas as facilidades, e de ser uma atividade prazerosa e transformadora, o Turismo Sustentável está em conformidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que destaca a promoção do turismo sustentável, a criação de empregos decentes (ODS 8.9) e incentiva práticas que respeitem e promovam a cultura local e os produtos locais (ODS 12.b). Ao adotar essas diretrizes, o turismo sustentável contribui para o crescimento econômico inclusivo e a preservação da cultura e dos recursos naturais.

Destinos curtos e mais acessíveis
Um estudo realizado pelo Google aponta que a geração Z vem impulsionando a busca por viagens mais curtas, utilizando transporte terrestre e valorizando experiências como o ecoturismo. “Toda viagem tem o potencial de ser sustentável. Estamos mostrando que é possível ter um contato muito profundo com a natureza mesmo em experiências curtas, próximas de grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte”, destaca Daniel Cabrera, cofundador e diretor-executivo da Vivalá – Turismo Sustentável no Brasil.

Para ajudar na escolha de um destino para o final de semana que permita sair da rotina, elencamos seis dicas de turismo sustentável, cheios de aventura, natureza, cultura, e principalmente, impacto positivo.

Serra da Mantiqueira – SP
A área fica localizada nos caminhos de São Bento do Sapucaí (SP), região do Vale do Paraíba, além de ser próxima da cidade turística de Campos do Jordão e estar a  aproximadamente três horas da capital paulista, mas próxima à divisa de Minas Gerais. Famosa pelo Monumento Natural da Pedra do Baú, o pacato município oferece muitos encantos e aventuras. Dentre as principais atrações da área, estão as lindas trilhas, que levam os aventureiros de plantão para o alto da Mantiqueira.

Rio de Janeiro – RJ
A cidade maravilhosa é muito conhecida pelo Cristo Redentor, Maracanã ou Museu do Amanhã, mas há muito mais a se conhecer na capital fluminense. Ainda existem lugares extremamente conservados e pouco visitados, ou até escondidos na região. É possível fazer uma trilha na maior floresta urbana replantada do mundo, nadar nas praias selvagens preservadas fora do circuito urbano, adentrar em grutas escondidas nos maciços rochosos e desbravar o pico mais desafiador do Rio: a Pedra da Gávea. 

Serra do Cipó – MG 
Em Minas Gerais, também é possível se aventurar em expedições de turismo sustentável. Localizada a duas horas de Belo Horizonte (MG), a Serra do Cipó possui uma enorme beleza cênica, com grande biodiversidade e sítios arqueológicos de valor inestimável. Há diversas opções de atrações, entre elas as Cachoeiras do Retiro, Congonhas e Mirante, Cachoeira da Farofa, Pedra do Sol, entre outras.

Experiências culturais
Aproveitar o final de semana ou feriado com uma experiência mais cultural e de impacto também é possível. “Quando você realiza um passeio cultural, que conta sobre a cultura negra, você aprende histórias que não foram contadas e que foram inviabilizadas, e isso provoca conexões muito importantes, como a de saber a história daquele lugar, saber porque ele tem aquela energia, e saber como ressignificar e respeitar aquele espaço. É uma transformação de visão e é uma chave que não tem volta. O turismo com impacto é uma experiência única. Por mais que tenham várias pessoas conhecendo aquele espaço, ele vai te tocar de alguma forma diferente”, explica Guilherme Soares Dias, fundador do Guia Negro. 

Casa Verde Tour – SP
O Casa Verde Tour tem por objetivo resgatar as histórias do bairro Vila dos Andrades, que é um dos berços do samba e tem uma cultura e história negra muito vivas em São Paulo, cidade com maior população negra do país, mas que, ao longo dos anos, teve lugares e personagens negros da cidade invisibilizados. No decorrer do percurso, as histórias são narradas pelos anfitriões de experiência do Guia Negro, uma plataforma de afroturismo. 

Pequena África – RJ
O Little Africa Walking Tour é um roteiro que explora a herança Afro-Negra no Rio de Janeiro, e foi criado a partir de um decreto que contempla lugares da memória afro-brasileira. As áreas da Zona Portuária, visitadas durante o percurso, possuem uma grande presença de afrodescentes, e foram apelidadas de “pequena África” pelo sambista Heitor dos Prazeres (Fonte: Vivalá).