105 views 3 mins

Pandemia fez crescer demanda por “secondment jurídico”

em Especial
sexta-feira, 07 de maio de 2021

No meio jurídico, a prática de alocar advogados de um escritório em departamento jurídicos de empresas é conhecida como “secondment”. Desde o início da pandemia, a demanda por esse tipo de serviço tem crescido de maneira significativa. O escritório Viseu Advogados tem um núcleo de secondment desde 2009. Com a pandemia, a banca viu o número de advogados alocados mais do que dobrar de um ano para outro.

Em março de 2020, quando começaram a surgir as primeiras medidas de restrição no Brasil para enfrentamento da pandemia, o escritório tinha 30 advogados alocados nos seus clientes. Nos últimos 12 meses fizeram mais de 100 projetos de alocação de advogados em regime de secondment. Com o aumento da demanda, a banca pretende investir em tecnologia e na contratação de pessoas para recrutar e gerir os advogados alocados.

Gustavo Viseu, sócio fundador do escritório, avalia que o crescimento do secondment jurídico é uma tendência mundial: “com a possibilidade do trabalho remoto, os departamentos jurídicos tem preferido advogados dedicados ao time para atender as demandas internas”. Segundo ele, embora o secondment seja uma prática antiga de mercado, o diferencial do Viseu Advogados é ter uma área exclusiva para selecionar, alocar e monitorar os profissionais: “provavelmente somos o único escritório de advocacia no Brasil que possui um núcleo de secondment estruturado”, afirma.

A advogada Carla Silvério, que é sócia do Viseu Advogados e responsável pelo núcleo de Secondment, explica que o objetivo da área é atender empresas que necessitam de advogados por um período determinado, seja para cobrir um aumento de demanda sazonal de trabalho, um projeto específico, uma substituição de empregado afastado ou durante o período de licença maternidade, dentre outras diversas situações.

“Minha equipe de gestão tem advogados experientes em recrutamento jurídico, que entendem as demandas dos clientes, conhecem muito bem o mercado jurídico, e sabem selecionar o profissional certo para cada projeto”, diz. Conta que pelo fato do Viseu Advogados ter se tornado referência em secondment, surgiram clientes novos, que acabaram demandando serviços jurídicos de outras áreas do escritório. ”Muitos clientes nos procuram pelo secondment e acabam contratando também a consultoria de outras áreas do escritório” afirma. Outras informações: (www.viseu.com.br).